quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

60 mil horas de aulas semanais eliminadas


Comentário: Não sou muito dado a contas, no entanto, parece-me que a estimativa do Diário de Notícias é excessivamente optimista... Como não tenho acesso à versão papel ou e-paper, resta-me esperar pela leitura a posterior da mesma para compreender melhor este número.

Não posso também deixar de realçar o último parágrafo do recorte: 

"O ministério defende que o que interessa são os interesses dos alunos."

Os interesses dos alunos... Os professores não interessam para nada, ou quase nada, porque é sempre importante ter "animadores" ou babysitters a tomar conta dos meninos nas escolas. Espero estar errado, mas parece-me que estamos perante um regresso (espero que pontual) ao passado em termos de tratamento da nossa classe profissional. Indivíduos? Não... Apenas números... E os números podem ser subtraídos. Acabe-se com o Ministério da Educação e substitua-se pelo das Finanças. Seria mais fácil e compreensível.

3 comentários:

  1. Essas calças castanhas não me ficam mal... :)

    Ai, vida.
    Jake

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, sendo o grupo de Filosofia um dos mais afectados pelos despedimentos que aí vêm devido à previsível diminuição das horas de Psicologia no 12ºano, vai-se à página da APF e não há lá nada, como de costume. Associação de Professores de Filosofia ou Associação de professores de Filosofia do Ensino Superior e Associados? - João, Castelo Branco.

    ResponderEliminar
  3. Passo só para referir que até concordo com o que o ministério diz defender, o interesse dos alunos, este tem de ser a nossa principal preocupação! O que me parece errado é o que o ministério faz pelo interesse dos alunos...como na medicina penso que se deverá fazer um diagnóstico e só depois fazer a prescrição, o que acontece é que se falam em medidas muito importantes com base em não se sabe bem o que! Mais Geografia (diagnóstico vem de onde? Da falta de conhecimentos da Cátia da casa dos segredos?) e com isto não digo que não é importante, mas então e Educação Física (vejamos a lista de espera para colocações de bandas gástricas e os problemas de obesidade). Reduzir a carga horária no 12º, e substituir porquê? Será esta a preparação para esses alunos se formarem e irem para um mercado com 40h semanais com tendência a aumentar?

    E além disto tudo a responsabilização dos alunos X faltas injustificadas adeus abono de família...era ver os pais preocupados com a Educação dos meninos.

    ResponderEliminar