quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“Solução final” do ME para a Informática e o ensino em pleno XXI - Acabar com TIC no 9ºAno. É preciso agir agora

Por partilhar do desabafo, opto por publicá-lo...

"É a solução final para a Informática. É tempo de agir, peço que se acorde para este disparate! Como é possível em pleno Sec.XXI o Ministro Nuno Crato por quem nutria alguma consideração, afirmar:“…a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC…”. O Ministro já tem um estudo feito, concluído e apresentado? Cortar na educação é meio caminho andado para a desgraça, em qualquer parte do Mundo. Se em pleno século XXI, um Ministro da Educação considera a informática dispensável, o que me impede de considerar o seu discurso uma completa aberração?? Isto ficará na História como um dos capítulos negros da Educação em Portugal.

É mais uma agressão e mais uma supressão na Informática! Agora é a da disciplina de ITIC do 9ºAno.É a razia curricular! Chega!

Esta notícia aparece depois da notícia sobre o Linux nos computadores antigos.Isto é tão deprimente! Nos recentes e famigerados cortes sucessivos, um dos quais já não há tempos suficientes nem professores de informática para cuidarem dos computadores da escola. Não tarda nada o Sr. ministro, põem os professores de Matemática a experimentar e instalar distribuições Linux; sugiro o Arch ou Gentoo!!! :D. Parece que estamos a voltar aos tempos em que a informática apareceu em Portugal!

A disciplina ITIC, não é só processamento de texto e apresentações electrónicas (e não, isto não equivale a "Word" e "Excel"!); é também conceitos básicos sobre o computador: hardware, software, ligações de periféricos, memória, sistemas operativos, base de dados…. O problema é a ignorância sobre "as TIC".

O PTE - Plano Tecnológico Educativo, do Sócrates, que gastou milhões de euros em equipamento e obras, servem para quê? Para termos as salas vazias? Dantes tínhamos o cotão e os móveis da escola em estado deplorável. Agora, juntando a isso temos agora o emaranhado de fios cheios de poeira e ressequidos.

Ao 9º ano a grande a maioria dos alunos já domina o computador? Quantas e quantas pessoas não têm dinheiro para pagar um pão, quanto mais comprar um PC ou pagar uma ligação à net...É o retrocesso civilizacional que iremos ter tem estampado este Governo em todo o lado!
Qualquer um se apercebe que isto é um perfeito disparate, dizer que os jovens no 9º ano dominam as tecnologias de informação e de comunicação é uma barbaridade de quem não conhece a realidade. É inadmissível dizer-se que a disciplina é dispensável por completo do currículo. Se conhecer, é estar no Facebook, piratear, copiar trabalhos (sim, já que formata-los já não conseguem), ou andar nos chats, então os alunos dominam. Com este tipo de comentários de quem não conhece a realidade é difícil de argumentar. Nuno Crato não conhece a realidade então para que se fizeram Oficinas TIC das recentes obras que custaram milhões do programa PTE? Computadores que "acabaram" de chegar às escolas e que começam a ganhar mofo.

Muitos alunos chegam ao ensino superior e nem um processador de texto sabem usar correctamente. Desconhecem coisas elementares como índices automáticos. Não sabem utilizar uma folha de cálculo, usam as ferramentas para apresentações de uma forma enfadonha onde se limitam a colar longos parágrafos de texto... Nem as potencialidades dos motores de busca online são exploradas devidamente, sistemas Open Source... Isto para dar alguns exemplos de que deviam começar bem antes do 9º ano.

"No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”". Onde estão as estatísticas que o demonstre? Ou está a basear-se só nos seus filhos e nos filhos dos seus amigos professores universitários? Sabe Sr. Ministro, há estatísticas bastante conhecidas, entre elas, a que aponta para dois milhões de pobres em Portugal, que inclui um número enorme de crianças sem acesso a computador fora da escola. Outra, a que indica que 56% da população activa com mais de 25 anos não possuí mais do que o 1º ciclo do ensino básico (antiga 4ª classe). E que tal conhecer o país?

Então a maioria dos alunos do regular domina os computadores??? Há tic no 10º ano e não vai haver no 9º? Só os alunos dos cursos profissionais é que precisão? Que coerência é esta? Que descriminação é esta? Mantiveram TIC nos profissionais para haver equivalência com cursos da União Europeia. Ou seja, os alunos do ensino regular português são mais iluminados que os alunos do ensino regular alemão ou francês ou holandês... pois esses têm TIC no seu currículo e esta disciplina não será retirada. Então para os restantes alunos não tem de haver equivalência ao sistema europeu? Apenas nos cursos profissionais???

Estamos a hipotecar o futuro. Um dos índices de desenvolvimento é o nível de educação de um país. Quando se empobrece os currículos empobrece-se um país, hipoteca-se o presente e o futuro. Estes senhores têm que perceber que o lucro na educação não é imediato, que as escolas não trabalham com números mas com uma matéria prima essencial: massa humana; trabalham com e para o futuro, trabalham com e para valores humanistas que tanto fazem falta a este país. Estão a empobrecer Portugal, matar o sector público e enriquecer os amigos do sector privado. Neste momento assiste-se a um retrocesso colossal dos níveis educacionais e culturais da nossa nação. A educação e a cultura passaram a pertencer aos grupos de elite. Aos restantes bastam-lhe apenas saber ler, contar e escrever.

Estamos a viver um tempo de "terrorismo"! Acabar com a educação publica e privatizar todo o ensino para as elites é criminoso.

Apelo a ajam com força! Este é o momento."

João Carlos

35 comentários:

  1. Era escusada esta referência aos professores de Matemática:

    "Não tarda nada o Sr. ministro, põem os professores de Matemática a experimentar e instalar distribuições Linux; sugiro o Arch ou Gentoo!!!"

    Pode denotar uma certa dor de qualquer coisa.

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  2. Dor ?

    Só se for a dor de não saberem sequer o que é uma distro linux.

    Ou então a dor que muitos sentiram ao não terem lugar nos grupos de recrutamento de origem, andaram a tirar pós-graduações da treta, e agora nem tic nem matemática.

    Este ministro da educação é uma FRAUDE. Sempre o disse.

    Esperemos que haja bom senso e que acima de tudo se lute por uma educação de qualidade.

    TIC pode contribuir em muito para o desenvolvimento cognitivo. A simples algoritmia básica produz mais resultados que algumas áreas da matemática.

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  3. errata
    precisão - precisam!!

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  4. Também os de matemática podem-se queixar da quantidade de engenheiros que invadiram a sua área, aliás responsável, em grande parte, pelo desemprego na área.

    Todos sabemos que uma grande parte dos professores de ITIC ou são engenheiros frustados ou pessoas que não percebem nada daquilo vindos de outras áreas. Poucos são os que estão a leccionar por gosto.

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  5. Eu sou professora de informática, licenciada em Ensino da Informática, o meu grupo é o 550 e leciono por gosto, não por frustação ou por falta de lugar no meu "grupo de origem"! Para se falar é preciso ter conhecimento de causa e não apenas falar por falar...
    Hoje é em informática que cortam, amanhã...

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  6. E se os jovens que hoje frequentam o 9º ano já dominam os computadores já estou a ver os adultos que teremos futuramente...iguais ou piores aos que temos hoje em dia que para fazer uma simples tabela ou para submeterem um simples formulário na Web precisam de formação precisam de ajuda...e nem vou falar na utilização de uma folha de cálculo!

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  7. Ohhh God!!!
    Eu cá sou prof. de matemática... Mas já tenho mais tempo de serviço no 550 do que no 500... Ao ler alguns dos comentários anteriores só posso concluir que alguns profs não batem bem da cabeça! Deixem de ser crianças e tratem do que é realmente importante.
    Pedro_Norte (chat)

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  8. Anabela, sabes o significado de "uma grande parte"?

    Eu sei que sabes.

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  9. O ensino e o conhecimento não é Propriedade de ninguém, A realidade é que muitos não são indo-excluídos graças ao Grupo 550, ou vão me dizer que as certificações Tic caem do céu. O essencial é que não podemos permitir que extingam um grupo com falsos argumentos, e ao qual as escolas e os colegas deveriam estar gratas, sejam honestos!

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  10. Não podia estar mais de acordo. Obrigada Ricardo pela partilha, foi dos melhores textos que li até hoje sobre esta possível realidade.
    Quando se falou de Geo e Hist, logo pensei em ITIC e que não iria faltar mt para a mente iluminada do Crato fazer desaparecer.
    Que digam que não é ele que manda e tal, quero lá saber, ele foi eleito para nos representar, para arrumar a casa e não para dizer barbaridades como estas que saíram no Público da passada 2ªfeira.
    Este ano, pela 1ª vez, em 8 anos de serviço (pois, devo ser uma ex programadora web frustrada que acima de tudo amava o que fazia e que ama dar aulas), só dou ITIC (e TIC ao EFA) e os testes têm sido, enfim....só vos dou um exemplo: numa turma com 22 alunos, tenho 16 negativas (quase todos acham que o software é a motherboard e o monitor e que o windows é hardware) e nas melhores turmas, tenho notas de 99%!
    Em relação ao Linux, é bem verdade, é vergonhoso, a meio do período, pedir uma alteração destas, sabendo que já não há horas PTE! Quem vai fazer as horas extras? Claro, os que estão a mais, o 550 que só sabe sugar dinheiro e é td uma cambada de frustrados.
    Enfim... parece-me que a mudança tem de começar entre nós professores, porque com estes comentários, até se perde a vontade de dizer alguma coisa.
    Elsa

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  11. Sérgio Silva, sabe o significado de imbecilidade? Eu sei que sabe.

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  12. Como é possível ter tantos colegas a apedrejar outros colegas? Agora percebo por que motivo nunca vamos a lado nenhum. Isto é inacreditável... Que triste realidade.
    Riam da desgraça dos outros! Um dia irão chorar da vossa.
    O que importa se somos deste grupo ou daquele? Temos é de olhar para o lado e ser SOLIDÁRIOS!

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  13. Então não sei! Acabei de responder a um.

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  14. Viva o Ensino Público de Qualidade e multifacetado!

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  15. A união faz a força!

    haverá também alterações nas linguas estranjeiras?

    Cumprimentos.

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  16. O momento que se vive, não só em Portugal mas no mundo, é mais do que nunca de extrema gravidade.
    Nós Professores somos acima de tudo pilares da construção do novo mundo. Assim, mais do que nunca, para bem do que resta de Portugal e do próprio mundo, devemos ser unidos... temos uma grande responsabilidade. A luta deve ser contra a ignorância. A luta deve ser pelos valores humanistas. A luta deve ser pela dignidade, não só da nossa, mas de todos e de tudo o que nos rodeia. Mais do que nunca gemem os homens e a própria criação. A luta não deve ser entre aqueles que podem e devem ter estas responsabilidades acrescidas. Temos tanto caminho a percorrer... e o tempo já é tão curto. Quem nos desgovernou e se governou tantos e tantos anos, não só em Portugal, mas em tantos outros paises com influência na construção de um Mundo mais próximo daquilo que nos vai na Alma, tem fomentado a desunião... também a desunião entre nós Professores... enfim o tipico dividir para reinar. Se este tipo de... assumiu o poder, tantos e tantos anos, a culpa também é nossa. É tempo de mudança e de mudanças. É tempo de avançar. É tempo...

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  17. Sei perfeitamente o significado de "grande parte" mas conheço quem não saiba..já agora em que se baseia quando fala em grande parte? Tem algum estudo feito sobre o assunto? Se sim gostaria de ter acesso ao mesmo. Obrigada.

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  18. Sei perfeitamente o significado de "grande parte" mas conheço quem não saiba..já agora em que se baseia quando fala em grande parte? Tem algum estudo feito sobre o assunto? Se sim gostaria de ter acesso ao mesmo. Obrigada.

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  19. Oh amiguinho de TIC...sentimento de inferioridade numa hora de união?!?Realmente umas aulinhas de matemática não lhe cairiam nada mal...e de português então...evitaria escrever "precisão" em vez de "precisam".Claro que sou a favor de TIC permanecer no 9º ano, como sou a favor da importância dada a disciplinas como Matemática.Chego mesmo a ser hirónico:mais vale 1 tempo a L.Portuguesa e Mat doque 2 a TIC. Analise e não mande farpas aos colegas de profissão.

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  20. Bom dia.
    Como colega do grupo 300 e professor com 1300 dias de serviço no 550 senti-me atingido com comentário tão grosseiro do colega que redigiu o artigo.
    Caro colega desempenhei o meu cargo com dedicação, empenho e muito, muito tempo dado à escola e meus alunos.Já coordenei o PTE melhor que os antigos engenheiros que pela escola tinham passado. Não sei o que lhe dizer, colega.Fica-lhe muito, muito mal.

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  21. Qualquer pessoa de bom senso que leia os comentários anteriores encontrará uma maioria de razões que sustentam a tese do fim das TIC.
    Não por serem dispensáveis esses conhecimentos e competências, mas porque é muito provável os utentes serem "deformados" ao longo do processo formativo.
    Fernando

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  22. Ó Joaninha, então mandas o outro ter aulinhas de Português e depois sais-te com um "hirónico"???

    Esta classe é só rir.
    Pobres alunos.

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  23. :) É nesta altura que se vê a tão falada união entre professores...que granda IRONIA!
    "mais vale 1 tempo a L.Portuguesa e Mat doque 2 a TIC..." Vou-me lembrar desta afirmação da próxima vez que um colega de Português me pedir ajuda para formatar uma tabela ou um colega de Matemática me pedir para lhe fazer uns "gráficozinhos".

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  24. Anabela, pela forma como "fala" até dá ideia que cada vez que um colega de Matemática precisa de um gráááficozinho (ai esse Português....) tem que ir pedir a um colega de TIC.

    Muito mal ia este ensino se quando um professor de Matemática não conseguisse fazer graficozinhos fosse pedir a colegas de informática...

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  25. Com esta união fantástica vamos todos parar a um belo lodaçal... Deixemo-nos de conversa da treta, elevemos o discurso e talvez daí saia alguma coisa de útil.

    A necessidade de um professor de Informática não está no auxílio que este possa dar a algum colega, mas no que pode dar aos alunos numa sala de aula.

    O currículo ficará mais pobre, disso não tenho dúvidas, os alunos menos capacitados e o futuro mais sombrio.

    Isto porque atrás de umas vêem outras...

    Ricardo

    Prof. de Matemática e Informática

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  26. Errata: onde se lê Vêem, vêm.

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  27. Sr. Dário Silva se deduziu, pela minha maneira de escrever, que todos os professores de matemática precisam de ajuda com o Excel deve rever a sua capacidade de interpretação! Falo apenas da minha experiência pessoal, em momento algum afirmei que é o que acontece sempre ou com todos! Relativamente ao meu português, que é ótimo, devo dizer-lhe que sei perfeitamente que a palavra "gráficozinhos" não existe, por isso utilizei as aspas, para utilizar por escrito uma palavra que costumo usar oralmente, em tom de brincadeira.
    Bem sei que "a necessidade de um professor de Informática não está no auxílio que este possa dar a algum colega, mas no que pode dar aos alunos numa sala de aula", apenas disse o que disse porque me senti ofendida pela afirmação de que vale mais 1 tempo de matemática ou língua portuguesa do que 2 de TIC. Cada um vale o que vale, não estou a ver o que ganhamos em fazer comparações deste tipo! Por aqui se vê do que é feita a tão falada união entre professores.

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  28. Que merda!!!!!!!!!!!!!!!!

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  29. Enquanto a imbecilidade imperar sobre a classe dos professores (como aqui se pode ver por alguns comentários) o resultado irá ser sempre este: uma classe completamente descredibilizada. As guerras entre a classe só dão força a quem a ataca!

    Como falaram por aí em engenheiros frustrados, vou-me confessar: eu sou um engenheiro frustrado porque poderia ter um grande futuro na engenharia e experimentei o ensino... gostei tanto que fiquei e agora não consigo largar... é frustrante mesmo! Mas há uma coisa: os Engenheiros não se "matam" uns aos outros! Tenho muito orgulho em ser engenheiro e em ser professor... mas não igual a alguns que por aí vejo!

    Cumprimentos,

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  30. É classe docente é um caso de estudo. Em vez de se unirem e defenderem os seus interesses, atacam os colegas de profissão. Em que outra classe é possivel observar comportamento semelhante?!?!

    Qual é o interesse dos colegas do 550 atacarem os colegas de outros grupos?

    O que ganham os colegas, dos outros grupos, com o fim da disciplina de TIC? Vão absorver essas horas para a sua disciplina? Vão ficar mais seguros?

    Confesso..Chego a sentir vergonha qd me pergunta. A minha profissão.. Pq será...

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  31. Depois de ler os comentários anteriores fiquei ainda mais desmotivada. Que raio de profissão!
    Mas o colega de TIC devia estar caladinho e não atingir os colegas de outros grupos é verdade...ainda no ano passado riam-se e comentavam de barriga cheia que escolhiam a escola...

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  32. TIC não serve para nada!Vai trabalhar e deixa os miúdos em paz meu!Tempo vai sobrar para eles estudarem o que interessa.
    Ass:O frontal

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  33. Dispersão curricular...dispersão curricular...

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  34. O anónimo das 5.40 deve ser algum aluno malcriado,o que é bem diferente de ser frontal!

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  35. Bem malta, eu percebo o porquê de tantas e tantas guerras, é que todos temos contas para pagar e se eu não pagar as minhas ninguém mas virá pagar. Mas mais uma vez li e ao analisar o post reparei que existem diversos pontos de vista correctos e errados, e mesmo os errados podem estar certos, vou dar um exemplo, TIC é importante seja lá onde for, no segundo ciclo, no terceiro ciclo no nivel secundário, ou seja é importante e ponto, mas porque falam do PTE? PTE é TIC, eu gosto é de dar aulas e não de andar a formatar computadores ou configurar redes, é necessário faz-se mas o que tem haver PTE com TIC? e para os outros colegas afirmo e digo foram muitos anos a termos enginheiros a dar MAT, e Matemáticos a dar TIC, chega cada um no seu sitio, se um mestrado serve para requalificar um professor e dar-lhe as capacidades de uma licenciatura, então é melhor passarmos diretamente para mestrado porque tudo o resto é perda de tempo.

    Abraço

    jony550 - Professor de Informática, não só de TIC, nem só de PTE

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