Recebido e com pedido de divulgação...
"A 5 de Outubro comemoramos o Dia Mundial do Professor. Por isso iremos reunir-nos, pelas 15 horas, em frente ao MEC, na Av. 5 de Outubro – Lisboa, numa acção que pretende não deixar esquecer a precariedade a que estamos votados. Sem os Professores, não há escola, não há Educação nem há Desenvolvimento.
Em Setembro desde ano, agravou-se a situação de instabilidade e desemprego nos Professores e Educadores Contratados – mais de 35.000 – ficaram no desemprego (70 por cento dos candidatos não obtiveram colocação), apesar de muitos terem muitos anos de serviço.
Nuno Crato afirmou que é inevitável devido à crise o despedimento de Professores. Esta situação não se deve a qualquer corte na “gordura do Estado” mas sim a uma clara amputação numa questão essencial: recursos
Para além da redução enorme de Professores Contratados, o Governo não tardou a precarizar os contratados de trabalhos: os horários anuais “camuflados” de temporários, mais não visam do que precarizar ainda mais os Professores Contratados e denegrir a imagem do concurso nacional.
Porque há Professores Contratados que têm servido as necessidades permanentes do sistema de uma forma precária o combate ao desemprego e à precariedade tem que ser um combate meu / teu / nosso!
Somos Professores! Assumimos na plenitude os nossos deveres mas não abdicamos dos nossos direitos!
De que é que estàs à espera para lutar?! Se não o fizeres, quem?
Esta luta é minha/tua/nossa!
Comissão de Professores e Educadores Contratados e Desempregados do SPGL"
Esqueceram-se de enunciar as CE
ResponderEliminarMas eu sei que também vai nesse sentido, colega.
ResponderEliminarNão estamos a falar apenas da Bolsa de Recrutamento mas também das Contratações/Ofertas de Escola.
Não podemos ficar em casa.
ResponderEliminarÉ uma tristeza juntarem o nosso dia com o Dia do Animal. Lá vêm as jocosidades...
ResponderEliminarEstive na manif geral no sábado, e depois de amanhã lá estarei frente ao MEC!!!
ResponderEliminarRicardo, cria um sindicato, ou algo do género. Ia ser um sucesso!!
Obrigada por tudo.
Caros colegas
ResponderEliminarEscrevemos, falamos mas o problema continua.
Se compararmos as colocações das bolsas dos anos anteriores com o que se está a passar em 2011-2012 verificamos que muitos dos horários que aparecem como temporários eram noutros anos anuais.
Verifica-se e com toda a lógica que os colegas mais bem posicionados se encontram de fora, claro, efectivamente é como se estivessem excluídos do concurso de 2011-2012, pois pelos anos de serviço não concorreram a temporários e com toda a lógica. Mas pelo que parece mudam-se as regras a meio do jogo e nada se faz.
O problema não está na BR2 se analisarem com mais atenção verificam que este problema verifica-se desde 31 de Agosto de 2011.
Será que não seria mais lógico existir um período de modificação na opção do concurso e passarem todos a temporários, ai iria ser mais justo pois seriam colocados pela graduação o aceitar ou não ficaria ao critério de cada um.
As contratação de escolas são a maior vergonha alguma vez vista ainda falavam nos mini concursos pelo menos ai existia uma lista de graduação.
O que é injusto é que as pessoas fizeram as suas opções segundo determinadas regras e agora elas são mudadas sem mais nem menos.
Se telefonarem para as escolas de certeza que uma em cada dez diz que o horário é anual, claro regras mudadas são para ser cumpridas.
Agora pergunto estes horários de um mês vão voltar às bolsas para mais um mês ou as escolas decidem se devem renovar o contracto mensalmente?
Pois se são mensais deveriam voltar as bolsas, mas mais uma semana e teremos a resposta, senão me engano quase todos estes temporários vão ser renovados mensalmente.
E os colegas que só concorreram a anuais?
Desculpem esses já foram “excluídos” do concurso, esses são para esquecer.
´Dona Fatima tb se candidatou a horários anuais? se responder afirmativamente a menina tb está chutada de concurso.
ResponderEliminarPareçe que falam, falam falam e mais nada, levante o seu cuzinho e avançe ou pensa que é só blá,blá,blá tem que actuar mas se calhar a menina é das tais que até já tem um lugarzinho à conta do seu... e Director, passando á frente dos professores profissionais com anos de serviço, estes meninos rabinos necessitam é de ir para a RUA. Será que tem a consciência tranquila quando dorme, não pensa naqueles que querem dar de comer aos filhos e não têm, Lembre-se todos temos telhados de vidro menina pode ser que um dia não seja uma pedra mas um CRATO . Tenho dito.
Para anónimo das 1:15:Professores profissionais?O que quer dizer com isso?Irem todos para a rua?E você também?Sofia
ResponderEliminarpois o mal está aí,estou bem...deixo-me estar.
ResponderEliminaralguem me sabe dizer quando os professores não colocados irão receber o subsídio de natal?
ResponderEliminarPaula,
ResponderEliminarA escola onde lecionei no ano anterior contactou-me na passada semana a fim de saber se eu estava colocada. Uma vez que não o estou, vão processar o pagamento do subsídio de natal.
Setúbal
Ainda vamos todos ter saudades do Sócrates.
ResponderEliminarEstes falam, falam e o k se vê?!
Disseram-me que só vai haver 6 bolsas este ano. Depois passa tudo para ofertas de escola até ao fim do ano lectivo. Alguem sabe informações sobre isso??
ResponderEliminarPara Carlos.não mas já agora estou curiosa em saber.sofia
ResponderEliminarPara Carlos.não mas já agora estou curiosa em saber.sofia
ResponderEliminarSofia8:43, a menina deve como tantos colegas manifestar-se na rua, não é no blog (mas tb. Os nossos 20 colegas fizeram-no, amanhã "sim vou para a rua destino 5 de Outubro" manifestar o desacordo que vejo com todos os PROFESSORES!!! Devia fazer o mesmo, sabe ficava-lhe bem!!!
ResponderEliminarColegas, eu estive lá.
ResponderEliminarE - minha nossa senhora! - onde estavam os colegas que se queixam e não lutam?
Passividade, sim. Mas não tantoooo!
Se acham que a luta não vale a pena... não se queixem. Alinhem no roubo de ouro que é o que está a dar! Mas não sejam hipócritas!
Ju
Clarissimo:não tenho dinheiro para a viagem!Sofia
ResponderEliminar