segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Algumas das ideias fundamentais da entrevista com Nuno Crato


Comentário: A entrevista só se encontra acessível na edição em papel ou em alternativa na edição online exclusiva para assinantes. No entanto, e após uma pequena visita a um café próximo que disponibiliza o Público, coloco de seguida os principais tópicos da entrevista a Nuno Crato:

- Grande parte das despesas será feita a nível do pessoal;
- Supressão da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 9.º ano;
- Divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo;
- Redução do número de disciplinas do ensino básico;
- Não estarão em causa os lugares dos professores do quadro;
- Grande contenção na contratação de professores;
- Reforço do Português e da Matemática significaram acréscimo de 40 milhões de euros na despesa;
- Alargamento dos contratos de associação e autonomia, com o ensino privado;
- Tentativa de encerramento de mais 300 escolas do 1.º ciclo.

Poderei ter-me esquecido de anotar um ou outro tópico, no entanto, creio ter recolhido a maioria das principais ideias de Nuno Crato, para estabelecer os cortes na educação... Se me faltou algo, agradeço que acrescentem num comentário.

15 comentários:

  1. bom dia

    Gostaria de saber se sempre vão retirar a obrigatoriedade de u a segunda língua.
    Obrigada

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  2. Julgo ser importante ressalvar a importância que atribui a inglês,às ciências e a história e geografia,não deixando nunca antever a junção destas 2 últimas disciplinas

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  3. E a questão dos mega-agrupamentos e redução da componente letiva consoante a idade? será um descalabro "colossal"...... Que mágoa, que revolta, viver num país assim.... A classe tem de se unir.

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  4. Enquanto não soubermos de mais nada em concreto, será extremamente complicado unir os professores. Se realmente ocorrer uma mexida na componente lectiva e no artigo 79, acredito que essa união possa retornar.

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  5. Bom dia,

    E desculpem a insistência.

    Mas houve algo dito sobre o retirar a obrigatoriedade de uma a segunda língua estrangeira?
    Obrigada
    SS

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  6. Para SS: Por aquilo que pude ler na entrevista, não. Mas parece-me que Nuno Crato apenas "vazou" medidas menos polémicas (?).

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  7. O Crato é perigoso! É melhor começar a pensar em alternativas para depois de Agosto!

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  8. Para Cati: Alternativas? Para Nuno Crato? Não seria melhor procurarmos alternativas e intervirmos na selecção de quem nos defende enquanto classe?

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  9. A entrevista é um poço de contradições.
    O objetivo é só um: despedir prof contratos e prof dos quadros.
    Não entrem em lutas entre grupos pois é isso q os politicos querem para decidirem à vontade.
    EVT é apenas o 1º martir desta saga destruidora.
    Se o problema é ter 2 prof na sala: desdobrem a turma como propõem os prof há vários anos

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  10. O ministro não quer reduzir os professores do quadro?Acredito que não o faça.Essa tarefa fica para quem tiver contratos de associação e autonomia.Vão ver.Ou então os profs passam a ter 26 horas lectivas.Aliás já as têm.é só preenche-las.Ouvi muitas vezes os colegas a queixarem-se de estarem muitas horas na escola e que preferiam ocupá-las com aulas.Queixavam-se de barriga cheia.Agora o que é que querem?

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  11. EVT é o 2º mártir e não o 1º, pois o 1º é a extinção dos professores de Português - Francês que são preteridos em prol dos profs de história... isso é mais ua realidade não denunciada...

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  12. Uma boa parte destas "poupanças" irá parar aos bolsos dos colégios privados.
    Queixam-se? Então porque votaram neles?

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  13. no anterior governo interessava "extingir" o ensino privado e agora MInistro da Educação pretende alargar????

    CAda vez mais incorrência e menos responsabilidade!
    TEmos de DEFEnder a EScola Pública!

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  14. Se isto é um rumo, confesso que estou completamente desnorteado.

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  15. É um rumo ao horror, mas infelizmente não acredito que se ande muito longe de todas as coisas que foram ditas.

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