quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O dia seguinte à publicitação das listas de colocação...


Comentário: Os artigos que seleccionei para colocar neste post, são apenas 3 de imensos que podem ser encontrados na imprensa. As notícias não são boas como já se temia...

Já se sabia que os cortes financeiros na educação iriam pesar no número de horários a concurso, e como tal, no número de colegas contratados colocados... Não se sabia o valor da poupança (60 milhões de euros) nem que era possível os professores desaparecerem de listas. Que sabíamos ser possível as listas de colocação desaparecerem para reaparecerem, tudo bem, agora que os professores também podem desaparecer aos "magotes" para mim acaba por ser uma relativa novidade.

13 comentários:

  1. Boa noite,

    Precisava de ajuda da vossa parte, pela primeira vez em muitos anos nao fui colocada, precisava de ajuda no seguinte ao concorrer no DGRHE, na altura tinha uma opção para escolher Bolsa de recrutamento, na altura nao escolhi pois estava convencida que ficaria colocada, a minha duvida é a seguinte poderei concorrer na mesma na bolsa de recrutamento, ou só poderei concorrer ás ofertas de escola TEIP?
    Precisava que me informassem,

    Muitos obrigado por esclarecerem todo o pessoal docente

    Ângela Machado

    ResponderEliminar
  2. "a minha duvida é a seguinte poderei concorrer na mesma na bolsa de recrutamento,"


    Ó Ângela, como não foi colocada nas necessidades transitórias, "não tem de concorrer a bolsa de recrutamento". As preferências que manifestou para as NT são as mesmas que para a BR. A Bolsa de recrutamento não é um concurso "à parte", como as Ofertas de escola das TEIP. Ou seja o seu concurso para a Bolsa de recrutamento já está feito, agora só é preciso uma dose de paciência e boa sorte!Para as TEIP pode concorrer!

    ResponderEliminar
  3. Não percebo este desaparecimento de professores das listas...Desapareceram como? Não aparecem em nenhuma lista? De ordenação, de excluídos, de qualquer coisa?

    ResponderEliminar
  4. E qual é a origem destes 3179 horários, logo um número tão certinho e arrumadinho, e qual o motivo para não terem aparecido antes?

    ResponderEliminar
  5. Caro colega Bruno muito obrigado pelo esclarecimento,pensei que só poderia concorrer ás ofertas de escola, sendo assim estou mais aliviada.
    Então agora tenho de aguardar que me contactem.
    obrigado

    ResponderEliminar
  6. Angela, se bem percebi colocou NÂO na BR? pois se foi o caso acho que só lhe restam as OE.
    Mas o melhor é ligar para a DGRHE.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. O que é mais revoltante é que algumas escolas não cumpriram minimamente o número de alunos aconselhado por tuma, formando turmas de menos de 20 alunos e aquelas que cumpriram contribuíram para a não colocação de professores. Isto é absurdo porque os Directores que não cumpriram ficam bem aos olhos dos colegas e os outros são uns vilões que andam a maltratar os professores. Que País é este em que os espertalhaços ficam sempre bem na fotografia?

    ResponderEliminar
  8. Este País vai de mal a pior... A minha esposa estava há 3 anos numa escola em Alfornelos, dava PCA's e auldas de educação especial. Trabalhou que se esfalfou, deu sempre o litro. Entretanto engravidou e teve um gravidez de risco, pelo que teve que vir mais cedo para casa (e mesmo assim a criança nasceu 1 mês e uma semana mais cedo). Foi substituída, claro. Regressou a 3 semanas antes do final do ano lectivo, fez o seu trabalho na mesma. Este ano, quando se dirigiu ao director para saber como seria das candidaturas, foi informada que a vaga não seria para ela... Ao que perguntou "por que motivo?" Resposta: "porque sim". Foi assim, curto e grosso. Engravidou, lixou-se. Este Sr não teve o mínimo de integridade e muito menos preenche o perfil de um director de escola. Foi um episódio triste, marcantes e foi muito injustiçada. Assim vai o nosso País...

    Foi um desabafo...

    ResponderEliminar
  9. Fellix, revolta-me imenso o seu testemunho. Desejo-vos a ambos muita sorte e saúde para criarem o bebé.

    ResponderEliminar
  10. O último comentário é parvo.

    ResponderEliminar
  11. Alguém sabe quando começam a sair os colocados por Bolsa de Recrutamento? Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  12. Sou de 2 grupos de recrutamento. Num deles tinha 233 não colocados à minha frente,no ano passado,por esta altura, contra 422 este ano. No outro tinha 441 e agora tenho 732. No ano passado fui colocado na 1ª bolsa, este ano já conto com tudo. Ficar de fora não será uma surpresa, infelizmente. Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  13. O meu caso mostra bem ao que isto chegou... fui reconduzido pela Direcção da Escola onde estava, tendo inclusivé o vice-Director do Agrupamento dado na plataforma informática a minha recondução. Para surpresa também do próprio, quando saiem as listas tinha ficado no meu lugar uma colega de DACL. Ficou também uma colega, que estava a cerca de 200 lugares abaixo de mim na seriação, com 17 horas que entretanto passaram a 19 horas devido à colega DACL só ter 20 horas lectivas. Ora, eu também concorri no Intervalo das 19 horas para a mesma escola. Conclusão, iniciei funções docentes em 1993 e neste momento estou desempregado. Acresce que tenho 3 cursos superiores dentro da minha área de base, entre os quais a respectiva Licenciatura em Ensino.
    Não tenho agora qualquer dúvida que para este sistema as pessoas são apenas números descartáveis, ainda que sejam pessoas válidas e necessárias à Sociedade, como é o nosso caso... assim não é possível haver furturo... algo vai demasiado mal quando se considera que os Professores que servem um pais são "as gorduras do Estado que são necessário eliminar"... mais respeito por quem dá a sua disponibilidade ano após ano para formar um pais melhor. É urgente que Portugal tenha um rumo!!!

    ResponderEliminar