sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Extinção das DRE´s


Comentário: Perdoem-me que não fique feliz com esta medida... Os motivos são pessoais e dois deles prendem-se com o facto de ser professor do ensino básico e secundário e não me encontrar a trabalhar próximo do Porto ou Lisboa. Bem sei que existe gente a mais nas DRE´s, que alguns deles só lá estão a "encher pneus", que muitas decisões demoram meses a chegar e as discrepâncias entre DRE`s para o mesmo tema são grandes, etc. Eu sei disso tudo... Mas já expliquei que transitar poderes intermédios para estruturas locais (as escolas e por relação directa, as Câmaras Municipais) poderá conduzir a arbitrariedades maiores. Mas já explorei este tema demasiadas vezes e quem aqui vem sabe que eu sou contra a extinção pura das DRE´s.

Falta muito por explicar, ou seja, de que forma se vai processar a simplificação administrativa que visa dar maior autonomia às escolas. Teremos de estar atentos para ver o que vai "transitar" efectivamente para as escolas.

6 comentários:

  1. Miguel, não se trata de extinção pura das DRE. Trata-se da substituição por estruturas mais ligeiras... esperemos que sejam ligeiras... muito ligeiras.

    ResponderEliminar
  2. ligeira, + autonomia às escolas= factor C ao rubro

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o anónimo. Fim dos concursos e factor C.

    ResponderEliminar
  4. Regionalização, "Joães Jardins", a campear por esse país fora; é coisa que me assusta, tremendamente.Não temos a cultura da isenção e do reconhecimento do mérito (como acontece nos países nórdicos e outros). Os séculos de um liberalismo bacoco, de uma 1ª república fracassada, de uma longa ditadura e de uma democracia de cravos produziram uma sociedade mediocre com dirigentes corruptos. O fim das DRE´S não me anima, embora, fossem um desperdício.

    ResponderEliminar
  5. É esperar para ver... Mas não estou a ver a relação entre a existência das DREs e o facto de se leccionar numa escola do Porto ou Lisboa; nessas cidades, as escolas comunicam com as direcções regionais utilizando os mesmos meios que as escolas afastadas das grandes cidades.

    ResponderEliminar
  6. Sou professor numa escola profissional e costumava entregar a documentação para contagem de tempo de serviço na DRE da minha área de residência...com esta nova medida, alguém me sabe informar onde posso agora fazêlo?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...