quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Surpresa" de última hora

Ontem foi publicado em Diário da República, o Despacho n.º 10580/2011 que contém o seguinte texto:

"Com a alteração do modelo de avaliação dos professores e consequente revogação do respectivo regime jurídico, a redução da componente lectiva prevista para os relatores, criando-lhes disponibilidade para o exercício da função, esvazia-se de sentido. Nessa medida, importa alterar o despacho n.º 5328/2011, publicado na 2.ª série do Diário da República de 18 de Março, de modo a que a elaboração dos horários correspondentes à componente lectiva não considere tal disponibilidade.
Assim, tendo presentes os princípios consignados nos artigos 3.º, 4.º, 8.º e 9.º do Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, que aprovou o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário e do Estatuto da Carreira Docente, com a redacção dada pelo Decreto -Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho, determino o seguinte:
É revogada a alínea b) do n.º 4 do artigo 11.º do despacho n.º 5328/2011, publicado na 2.ª série do Diário da República, de 28 de Março."

O despacho é "curto", mas deve ser analisado. Em primeiro lugar, o modelo de avaliação ainda não foi alterado, como tal, não se pode invocar o esvaziar de sentido da função de relator. Recordo que este ciclo de avaliação apenas termina em Dezembro deste ano.

Como este ciclo de avaliação apenas termina em Dezembro, até esse mês é necessário e essencial a figura do avaliador assim como a atribuição de horas para o desempenho do cargo em questão. Recordo que em muitas escolas, a entrega do relatório de ADD tinha como prazo 31 de Agosto... Os relatores ainda terão de o ler e classificar. Mais... Existem documentos que terão de ser preenchidos, a eventualidade de uma entrevista individual, reclamações e recursos também não devem ser esquecidos.

Este modelo (e a função de relator) não está esvaziado até Dezembro... Este despacho é uma "anedota", que apenas tem como objectivo oficializar a redistribuição de horas para o exercício de funções não lectivas. Tenho quase a certeza que nenhuma escola procedeu à elaboração de horários de professores contando a 100% com estas horas, no entanto, se fossem rigorosos teriam de o fazer.

Mas reparos à parte, e de um ponto de vista legal, os relatores terão o trabalho mas sem qualquer direito a horas (mesmo que as anteriormente atribuídas fossem ridículas e insuficientes).

Espero que os sindicatos levem este tema para a reunião de hoje com o MEC.

24 comentários:

  1. São uns queridos a surpreenderem-nos diariamente...

    Sónia M.

    ResponderEliminar
  2. Para Sónia M: E esta alteração que só agora foi publicada foi oficializada logo no início de Agosto... O que mais virá por aí?!

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente, e em face das declarações de ambos os lados, sinto uma enorme decepção relativamente ao ministro Nuno Crato e à actuação dos sindicatos. Continua o folclore da avaliação e agora ainda juntam a anedota dos 3 dias para a apresentação...
    Acho que é desta que entrego o cartão do sindicato...

    ResponderEliminar
  4. Para Marta: Eu guardaria a entrega do cartão para a eventualidade da criação de uma nova divisão da classe docente, ou seja, professores avaliados e não avaliados.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    Faz sentido manter a redução da componente lectiva para um cargo que já se sabe que vai desaparecer?

    E sobre os comentários da 72 horas, há uma ocoisa que não entendo. Todos os anos há reclamações sobre o facto de terem pouco tempo para se apresentarem, e agora que se consegui um prazo de 72 horas, que já agora, segundo o CPA, são sempre úteis, também reclamam disso?
    Não entendo esta classe, que reclama quando não tem algo e reclama quando se consegue ter esse algo

    ResponderEliminar
  6. Ricardo eu já espero, literalmente, tudo....

    Sónia M.

    ResponderEliminar
  7. Para Ricardo

    Para mim a grande divisão da classe resulta da manutenção ad eternum de contratação dos docentes anos e anos a fio (eu vou para o meu 16º ano de contratada, se tiver sorte este ano). O grande problema é que, mais uma vez,os professores revelam uma autêntica ausência de espírito de classe e, desde que uma nova decisão não lhes diga respeito, assobiam para o lado.
    Os sindicatos, ajudam à festa, ao aceitarem as "migalhas" que lhes vão sendo atiradas e em falarem deste tema com evasivas como "muitos anos de serviço" ( já agora, quantos são "Muitos"???).

    No meio disto tudo, o ministro aproveita a barafunda...

    ResponderEliminar
  8. Para Advogado
    A anedota dos 3 dias, para mim, resulta de uma coisa muito simples: com tudo o que está em causa, com o panorama que se avizinha e com a situação precária de tantos professores, devemos ficar agradecidos com essa "conquista"?
    Não percebo...

    ResponderEliminar
  9. Advogado, como é que resolvia o problema dos colegas que ainda não foram avaliados???? Que ainda não entregaram os RAA??? Os relatores não podiam ficar com uma ano inteiro de redução, mas até dezembro como é??? Também critica mas não adianta soluções. É igual a todos.

    ResponderEliminar
  10. Para Advogado

    Só mais uma coisa: Divulgar as listas mais cedo, e não a 31 de Agosto, revelaria respeito e consideração pelos professores que têm que organizar as suas vidas e as das suas famílias.
    Assim, não precisariam de dar 3 dias em Setembro...

    ResponderEliminar
  11. Tony
    A solução já existe, é a componente não lectiva.
    Mas se reconhece que os relatores não podiam ter a redução para o resto do ano, gostava de saber a sua solução para esta situação.
    O que vai ocupar mais tempo é o que vão ter de fazer já no inicio de Setembro, lerem os RAA, e preencherem as fichas de avaliação. O resto, que são, no máximo, quatro reuniões por avaliado (e numa delas, a obrigatória, podem juntar vários avaliados numa só), fica na coponente não lectiva. Não se esqueça que estão, no seu horário, 2 horas semanais destinadas a reuniões.

    ResponderEliminar
  12. Marta,
    Seja feita a sua vontade. Se estes 3 dias são uma anedota, estão fica-se sem eles. Mas param de reclamar.
    E quanto à saida das listas. Eu sei como aquele processo funciona e, por isso, sei que demora o seu tempo, pelo que querer apresar as coisas dá não resultado.
    Também sei que já houve um ano em que a sua vontade foi respeitada, elas sairam muito cedo e o resultado foi um desastre. Só foi dos piores anos em termos de horários.
    Pode ter a certeza de uma coisa. No que respeita aos contrados, quanto mais tarde e com mais calma este processo for feito, melhor. E esta solução, se o processo for bem feito, e com calma, é a melhor.

    ResponderEliminar
  13. "Seja feita a sua vontade. Se estes 3 dias são uma anedota, estão fica-se sem eles. Mas param de reclamar."

    Caro Advogado

    Tinha-o em muito melhor conta...

    Engano meu.

    ResponderEliminar
  14. Eu desassociei-me do sindicato há um bom par de meses.
    Para Marta: sou companheira de route de tantos anos a contrato e, como tu, estou velha e cansada de e para esta merda. Gostava que começassem a respeitar a minha meia dúzia de cabelos brancos.
    Para Advogado do Diabo: devias estar em Direito... mas tens razão: os 3 dias são uma boa notícia mas não deixa de ser um caganito de notícia, não é?
    JaKe

    ResponderEliminar
  15. Para mim os três dias são apenas uma medida economicista do MEC. Só pagam a partir do momento em que um professor se apresenta e como se mete o fim de semana poupam uns euros....

    ResponderEliminar
  16. Não há nada a fazer;a mesma falta de respeito por quem trabalha,a mesma superioridade, a mesma intransigência, a mesma arrogância!
    Aprenderam bem a lição.
    Alguém que nos tire deste filme, por favor!!

    ResponderEliminar
  17. Ainda os 3 dias.
    Isto é uma conquista?????? Os sindicatos pensam que acalmam contratados há quase 2 décadas com estes "pintelhos"?(utilizando a expressão política lol)
    Estou solidária com as colegas que comentaram anteriormente. Estou também a ficar cansada. São muitos anos a dar sem nada ou muito pouco receber. Interessa como vai ser ser a nossa vida daqui a uma semana? Ah, pois, os 3 dias. Talvez seja pouco tempo para muitos de nós lambermos as feridas e voltarmos a fazer pela vida ou sobrevida.

    ResponderEliminar
  18. Colegas os 3 dias são bem-vindos sim para colegas que residam nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real ou Bragança e fiquem colocados em Faro... se imaginarem fazer uma "mudança" em trnsportes públicos e procurar uma casa para habitar nos próximos meses, ir à escola assinar a papelada e conhecermos o meio... Venham os 3 dias sim! Se espero mais?! Espero, mas não acho que seja de cuspir para o ar este alargamento no prazo de apresentação. Quanto à saída tardia das listas... Só tenho pena que ainda assim muitos horários fiquem para as ofertas de Setembro... pois se formos consultar as listas de alguns grupos vamos ver que em Setembro há mais colocados do que em Agosto.

    ResponderEliminar
  19. Quem tudo quer tudo perde.
    Por mais pequena que seja essa a migalha, os três dias são melhor do que não os ter.
    Criticam quando não há pouco tempo para se apresentarem, criticam quando se consegue três dias (que por acaso, até serão 5 dias).
    Este tipo de discurso parece que a unica coisa que querem é criticar.

    Vou dar uma sugestão, para agradar a todos (menos os que sabem como ascoisas funconam). Façam as listas sairem no final de Julho. Assim terão as férias descansadas.

    ResponderEliminar
  20. Esta "caganita" dos 3 dias só me dá vontade de rir... E os comentários a este post... às gargalhadas!!! Qual foi a conquista? Mais uns dias de praia?? Já fui contratada, em escolas a muitos Km de casa e mal era publicada lista, dirigia-me à escola. Qual é o stress? E atenção a um pormenor que alguns colegas contratados não devem saber: há escolas que fazem reunião geral no dia 1 de Setembro e reunião de Departamento logo no dia seguinte... convém despacharem-se!

    ResponderEliminar
  21. Se o Ministério fizesse o trabalho antecipadamente estes 3 dias não seriam necessários. Isto é, se por exemplo as listas fossem publicadas a 29 de Julho estes 3 dias não fariam sentido. Ora, falar destes 3 dias como uma conquista, eu chamo propaganda barata com a qual nos querem anestesiar. Sobre a vinculação dos Professores contratados algum "representante dos Professores" se pronunciou? Se sim coloquem no blog para que não esteja a ser injusto!

    ResponderEliminar
  22. Eumesma,

    Pode estar certa de que se as listas saírem à tarde no dia 31 de agosto e estiver a viver em Rio de Onor (Bragança) e ficar colocada em Olhão não se consegue apresentar no dia 1 de Setembro caso apenas possa fazer uso de transportes públicos a partir de Bragança (já nem falo do transporte público até à capital de distrito). Sabe porque não consegue?! Porrque so teria transportes a partir das 6 h da manhãdo dia 1 de Setembro... Chega a Olhão ao final do dia, com uma boa dose de horas fechada num autocarro e a secretaria da sua escola já fechou! Façam-se críticas construtivas. Os colegas apenas terão de estar cientes das penalizações que o entrar a 5 de Setembro terá para si.

    ResponderEliminar
  23. Cara Ju:em anos anteriores, os docentes tinham 48 horas para se apresentarem; agora são 72 horas! Foi isso que os sindicatos conseguiram... umas míseras 24 horas!!!!

    ResponderEliminar
  24. E pronto, aqui estamos, alguns com idade para já ter juízo ( digo eu) à espera de um cagalhoto de horário que o sistema parirá...

    Aos que andam há menos tempo nisto e que ainda não chegaram ou mal bateram nos 30 aninhos, deixo um conselho:
    mudem de vida e depressa que se faz tarde. ou arriscam-se a ter uma espécie de vida.
    JK

    ResponderEliminar