sábado, 6 de agosto de 2011

Renovação de colocação (colegas contratados)

Têm surgido algumas dúvidas no que concerne ao campo existente na aplicação para manifestação de preferências para a contratação, relativa à renovação de colocação (ver imagem abaixo).


Já em Abril deste ano (aqui) tinha alertado para uma alteração relevante nas condições de renovação, no entanto, parece-me que muitos se esqueceram do que então leram. Vou repetir quais as condições necessárias para a renovação de colocação (e como tal, para o aparecimento da tal questão na aplicação):

"As colocações em regime de contratação renovadas para 2010-2011 e as efectuadas para o ano escolar de 2010 -2011, em horário anual e completo, conforme listas divulgadas em 30 de Agosto de 2010, poderão ser renovadas por igual período, nos termos do n.º 4 do artigo 54.º do Decreto-Lei n.º 20/2006, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, se precedidas de apresentação a concurso e desde que preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Inexistência de docentes de carreira na bolsa de recrutamento, com ausência de componente lectiva no grupo de recrutamento a concurso e que tenham manifestado preferência por esse agrupamento de escolas ou escola não agrupada;
b) Manutenção de horário lectivo completo;
c) Avaliação de desempenho no ano lectivo de 2010 -2011 com classificação mínima de BOM;
d) Concordância expressa da escola e do candidato relativamente à renovação do contrato."

Espero ter sido claro...

17 comentários:

  1. Bom dia
    Agradecia se me pudesse responder à seguinte questão: No concurso de contratados um professor que esteja no topo da lista terá preferência pelo horário de uma escola em que ficou outro colega contratado mas a quem foi renovado o contrato ou quem fica nesse lugar é a quem foi renovado o contrato ( mesmo que esteja quase 200 lugares abaixo, exemplo: eu .nº 85 e o referido colega 312)

    ResponderEliminar
  2. Para Rjasm: Se o colega 312 tiver em condições de renovação é ele que fica com esse horário...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela resposta também pensava isso. Coloco-lhe outra questão: Relativamente às disciplinas técnicas dos cursos profissionaisdesde que a escola tenha professor na área e que já leccionou essas disciplinas elas terão que ser para o professor ou obrigatoriamente para um técnico - exemplo tecnicas de turismo.
    Já agora na escola onde estou desaparecem 3 Horários: Grupo 410,420 e 430

    ResponderEliminar
  4. Escola EB 2/3 Sec Drº Hernani Cidade - Redondo

    ResponderEliminar
  5. Por este andar...poucos renovarão!

    ResponderEliminar
  6. para Rjasm: Caso a escola ou agrupamento de escola tenha algum docente no quadro da mesma que possa leccionar essa disciplina terá de lhe entregar a ele só depois poderá pensar em tecnicos e contratados. ex: se uma escola tiver um horario do 530 (ed tec.) e um professor do 600 (de areas que lhe de^m Hab para a mesma) sem componente lectiva o horario terá de ser entregue a esse docente. TEM QUE SE POUPAR dizem os senhores que têm 11 motoristas.

    ResponderEliminar
  7. na minha escola foram-se 4 horarios do grupo 600..

    ResponderEliminar
  8. Ricardo, eu reúno todas as condições cumulativamente para a renovação do contrato, mas a verdade é que a dita pergunta não surge na aplicação. Será que há erros na aplicação? Fala-se na hipótese de as escolas não terem submetido os contratos. Será isso?!

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, eu reúno todas as condições cumulativamente para a renovação do contrato, mas a verdade é que a dita pergunta não surge na aplicação. Será que há erros na aplicação? Fala-se na hipótese de as escolas não terem submetido os contratos. Será isso?!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde a aplicação não tem o lugar para a RENOVAÇÃO DE CONTRATO

    ResponderEliminar
  11. Já concorri e logo a seguir aos meus dados pessoais, havia a possibilidade de requerer a recondução. Pelos vistos há escolas que já realizaram a selecção dos seus contratados.

    ResponderEliminar
  12. Em primeiro lugar estão os do QE/QZP por isso os contratados não se iludam vai ser muito dificil renovar. Estão a DACL muitos. O ministro nem sabe o que estar a fazer. Há muitos colegas com 20 anos de serviço.

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar estão os do QE/QZP por isso os contratados não se iludam vai ser muito dificil renovar. Estão a DACL muitos. O ministro nem sabe o que estar a fazer. Há muitos colegas com 20 anos de serviço.

    ResponderEliminar
  14. O facto de estar a pergunta na aplicaçºao nao garante nada. E alem disso ha sempre erros. O ano passado eu nao reunia as condiçºoes necessarias porque entrei em oferta de escola e aparecia me a pergunta.

    Boa sorte a todos!

    Marta

    ResponderEliminar
  15. Segundo o Dec Lei que regulamenta os concursos tem de se entregar uma declaração expressa de oposição ao concurso, preenchida em modelo publicado na pagina electrónica da DGRHE, sob pena de exclusão do mesmo.
    Encontrei uma declaração na referida página, cuja data é da fase de Abril.
    Onde está o formulário respeitante a presente fase do concurso.
    Alguém pode-me ajudar.
    Grato
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  16. Nesta fase do concurso não é necessário entregar nenhuma declaração. A declaração devia ter sido entregue quando abriu o concurso, ou seja, quando se actualizaram os dados nomeadamente o tempo de serviço. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Marco, a mim também me acontece o mesmo, a colegas meus do meu grupo apareceu esta opção, mas a mim não.. Falei na secretaria e direcção e disseram-me que poderia ser um erro e que devia telefonar para o número de apoio.. Amanha vou telefonar e depois deixo aqui a resposta

    ResponderEliminar