sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um alerta a todos os colegas contratados

Para os colegas contratados que querem (tentar) ir de férias já com a manifestação de preferências mais ou menos organizada ficam desde já aqui dois conselhos (e a respectiva argumentação):

(1) não sei se já o faziam antes, mas aconselho vivamente a que ponderem bem a situação de colocarem horários com menos de dezassete horas (as tipologias 3 e 4). Eu pensaria seriamente na tipologia 3 (horários entre doze e dezassete horas), assim como um "raio" geográfico um pouco mais alargado que aquilo que poderá ser normal.

(2) Relativamente à duração previsível do contrato, também poderá ser relevante considerarem "contratos a celebrar durante o 1.º período lectivo, com termo a 31 de Agosto e contratos de duração temporária". Escrito de outra forma, não ponderem apenas colocar horários de duração anual, mas também os temporários.

Posto isto, vamos à argumentação (considerada por muitos como pessimista, mas que considero ser a dura realidade): eu não sei se muitos dos colegas contratados que aqui vêm, têm plena consciência do que está a acontecer em termos de horários nas escolas, mas acreditem que o "panorama" é tudo menos positivo.  A quantidade de professores dos quadros (QE, QA e QZP) que estão a ser sujeitos a Destacamento por Ausência de Componente Lectiva é bastante elevado. Em muitas escolas estão a perder-se entre 1 a 2 horários em diversos grupos de recrutamento... Por norma, os incompletos desaparecem e um completo transforma-se em incompleto, mas existem várias escolas em que isso foi o mínimo.

Bem sei que os directores têm ordens para que na dúvida, coloquem que não há horário(s) e numa fase posterior venham a "repescar" o professor do quadro do concurso, no entanto, são muitos professores do quadro a irem novamente a concurso. Acreditem que é necessário cautela na manifestação de preferências. Joguem pelo seguro, para não ficarem em casa. Mesmo com a tal renovação de contrato "garantida" sejam previdentes, pois se um professor DACL concorrer para a vossa escola, vocês ficam sem o horário... E o problema reside no facto de este ano estar a bater recordes em termos de professores que têm de concorrer por DACL.

Obviamente que, enquanto outros bloggers não colocarem o que eu afirmo aqui desde Fevereiro, nos seus espaços virtuais, esta minha preocupação apenas será algo isolado e eventualmente resultado de uma insolação. No entanto, quem me conhece há uns bons anos sabe que eu não faço estes alertas de forma leviana e que não tenho qualquer gosto em enganar (pelo menos de forma consciente) quem quer que seja.

Pensem no que escrevi, ok?


Nota: Estou a terminar um post (com respostas para questões que aqui foram colocadas e outras que entretanto recebi na minha caixa de correio electrónico) para os colegas que vão ser sujeitos a concurso DACL e que deverei colocar no domingo.

21 comentários:

  1. Ricardo,

    não obstante os duros comentários de que tens sido alvo nos últimos tempos, continuas incansavelmente a prestar esclarecimentos a esta "parcela" da docente: o contratado.

    Espero bem que todos façam aquilo que sugeres. Este ano o panorama é muito negro e não há lugares garantidos. Ainda não sabemos em definitivo que outras "surpresas" nos estarão reservadas...

    Eternamente agradecida,

    ML

    ResponderEliminar
  2. Tem razão na análise que faz.

    ResponderEliminar
  3. Estou completamente de acordo contigo. Dei esse conselho aos contratados que estiveram lá na escola... arrisquem!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Ricardo. Um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. De repente há DACLs por toda a parte!

    Nunca tinha visto nada assim.

    O conselho que o Ricardo dá aos colegas contratados tem razão de ser.

    ResponderEliminar
  6. Tens razão naquilo que dizes. Na minha escola que eu saiba, foram à vida, 1 horario completo de Matemática, 2 de LP, 2 de CN, 1 de FQ, 1 de TIC. Já nem falo nos incompletos...
    É muita coisa a acontecer ao mesmo tempo... DACls, Destacamentos que acabam, direcções executivas que perdem assessores...
    Mais um mês de Agosto a penar...

    ResponderEliminar
  7. É pena que estes anónimos não dêem a cara...e venham aqui fazer comentários mesquinhos que em nada os dignificam...

    ResponderEliminar
  8. O último comentário aqui feito por esse tal anónimo, roçou algo que eu desprezo em absoluto.

    Por motivos óbvios irei continuar a ignorar essa pessoa, mas a partir de agora irei começar a filtrar os comentários do mesmo.

    Embora a filtragem provoque alguma perda de tempo, sei perfeitamente que é algo temporário, pois este anónimo apenas visita o blogue em alturas críticas (nomeadamente aquando das discussões relativas à ADD e nos concursos).

    Para além disso, mais uma semanita e vou de férias....

    Para quem aprecia realmente o meu trabalho aqui no blogue, apenas um pedido: tentem não responder às provocações. Será a melhor ajuda que me podem dar.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Ricardo pela tua disponibilidade em nos manter sempre em alerta e informados.
    Umas boas férias!

    ResponderEliminar
  10. Reside uma grande dúvida: E no grupo 110-1º ciclo? Esses cortes e redução de horários também serão tão afectados quanto os outros grupos? É que a reorganização curricular em nada "afacta e redução de horas nesse grupo".
    Luisa

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida um trabalho meritório que o colega tem feito. Em muito têm ajudado os seus esclarecimentos. Pena existirem colegas desta natureza a integrar a nossa classe. Há que ignorar! Continue Ricardo, pois tem feito um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Relativamente à situação referida, penso que a situação mais grave a nível do 2ºciclo tem haver com os professores das Expressões (EVT, Educação Musical e Educação Física), devido a ter acabado Área de Projecto. Penso que para os professores contratados destas três discipinas só muito dificilmente é que conseguirão um novo contrato no próximo ano lectivo.

    ResponderEliminar
  13. Colegas, quando o Ricardo se refere aos conselhos dados ai:( alargar o leque de intervalo de horários, ponderar alargamento geograficos nas opções e possivelmente temporários), ele está-se a referir aos colegas do 2º e 3º ciclo ou tmabém do 1º ciclo?
    Estará o 1º ciclo tão afectado como diz a coleg Luisa?
    Lurdes Marques

    ResponderEliminar
  14. Não se esqueçam que existem muitos colegas de 2º ciclo (de diversos grupos) que ficaram agora sem horário e têm também habilitação para leccionar no primeiro ciclo!

    ResponderEliminar
  15. Pois o mal é esse..invasão para o 1º ciclo!

    ResponderEliminar
  16. É a primeira vez que aqui estou. Sou contratada, já fui reconduzida no ano lectivo anterior e agora estou no leque de contratados sujeitos a ficar de fora. "Não há horário" é a frase que mais ouvi nos últimos dias... enfim, sinto-me a regredir.
    Estou inteiramente de acordo consigo. Somos um elo a abater e por isso é necessário ter muito cuidado a concorrer.
    Atentamente,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  17. Excelentes conselhos Ricardo, mas nada que eu já não fizesse. a tipologia 3 é a mais abrangente. É claro que nesta podemos apanhar 17 h (que não é mau) ou 12 h (não tão bom), mas entre 12 h ou ficar em casa, sempre prefiro a 1.ª hipótese.
    Eu acrescentava um conselho aos teus (espero que não te importes). Coloquem já tudo pronto no papel... pesnsem e repensem, façam e apaguem, mas vão ver que quando chegar o dia mistério, facilitar-vos-á a vida, pelo menos a mim ajuda-me.

    ResponderEliminar
  18. Eu já tenho tudo em papel para depois não perder muito tempo em frente ao pc, só espero que não mudem as regra (número de qzp, concelhos e escolas a concorrer).
    Rezo para que a invasão ao 1º ciclo por colegas de 2º ciclo não seja em demasia:(

    ResponderEliminar
  19. Não esperem muitos lugares no 1º ciclo... Vou a DACL, sou QE/QA num concelho onde há muitos alunos, tenho 24 anos de serviço e provavelmente não tenho lugar neste concelho.
    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  20. o 1 ciclo pelo menos no interior está pessimo. Vão muitos professores a dacl, por causa do encerramento de escolas e a criação de centros escolares. No 1 ciclo para contratados vai ser muiiiiito dificil!

    Obrigada Ricardo pelas informações!

    Marta

    ResponderEliminar
  21. Marta, o n.º de escolas, concelhos e QZP está legislado pelo DL 51/2009. Não acredito que saia agora uma lei a mudar isso.

    ResponderEliminar