Comentário: Estamos perante um forte argumento para que as reformas que Nuno Crato quer introduzir a Português e a Matemática, sejam mais do que justificáveis. E ainda bem... O retrocesso parece-me claro e algo terá de ser feito no sentido de tentar inverter a tendência que vocês podem constatar, olhando para o gráfico abaixo (retirado do artigo cujo link coloquei acima).
Há algo que me escapa no teu comentário, Ricardo. A que reformas te referes que são mais do que justificáveis? Mais horas para mais do mesmo? No desporto, como na Matemática, o sobretreino não significa bom treino. Bem pelo contrário.
ResponderEliminarPode não ser sobretreino, mas um treino diferente.
ResponderEliminarHá outras formas de chegar ao mesmo sítio, sem ir pelas mesmas estradas...
Aguardemos. Mas concordo com o Ricardo, algo tem de ser feito, e desde o início da escolaridade.
ML
ok. Estamos de acordo. é pena que as associações de classe só vejam o problema pelo lado da conquista de mais espaço no quintal... Há que fazer diferente com o mesmo tempo lectivo semanal
ResponderEliminarOs exames do 9.º ano de escolaridade têm uma componente apenas de certificação, eventualmente aferição, uma das medidas passa pela realização dos exames sem saída prévias das notas a nível interno e possível alteração das mesmas assim o professor o entenda, com aulas obrigatórias a estas duas disciplinas até 48 horas antes dos exames. Já repararam que os alunos chegam já bem bronzeados à sala de exame? Se o aluno interioriza que pouco vale então para quê o esforço? Torna-se muito complicado manter os alunos motivados.
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