quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os resultados esperados...


Comentário: Estamos perante um forte argumento para que as reformas que Nuno Crato quer introduzir a Português e a Matemática, sejam mais do que justificáveis. E ainda bem... O retrocesso parece-me claro e algo terá de ser feito no sentido de tentar inverter a tendência que vocês podem constatar, olhando para o gráfico abaixo (retirado do artigo cujo link coloquei acima).

4 comentários:

  1. Há algo que me escapa no teu comentário, Ricardo. A que reformas te referes que são mais do que justificáveis? Mais horas para mais do mesmo? No desporto, como na Matemática, o sobretreino não significa bom treino. Bem pelo contrário.

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  2. Pode não ser sobretreino, mas um treino diferente.
    Há outras formas de chegar ao mesmo sítio, sem ir pelas mesmas estradas...

    Aguardemos. Mas concordo com o Ricardo, algo tem de ser feito, e desde o início da escolaridade.

    ML

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  3. ok. Estamos de acordo. é pena que as associações de classe só vejam o problema pelo lado da conquista de mais espaço no quintal... Há que fazer diferente com o mesmo tempo lectivo semanal

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  4. Os exames do 9.º ano de escolaridade têm uma componente apenas de certificação, eventualmente aferição, uma das medidas passa pela realização dos exames sem saída prévias das notas a nível interno e possível alteração das mesmas assim o professor o entenda, com aulas obrigatórias a estas duas disciplinas até 48 horas antes dos exames. Já repararam que os alunos chegam já bem bronzeados à sala de exame? Se o aluno interioriza que pouco vale então para quê o esforço? Torna-se muito complicado manter os alunos motivados.

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