terça-feira, 14 de junho de 2011

Em breve...

Colegas, terminei agora mesmo de reler e remover todos os elementos que possam de uma forma ou de outra identificar as autoras dos 3 relatórios de auto-avaliação preenchidos. Bem sei que as identificações iniciais já tinham sido removidas antes dos relatórios terem sido enviados para mim, no entanto, em pelo menos um deles existiam demasiadas informações que poderiam levar à autora. Como foi pedido anonimato, a fazer as coisas é fazê-las bem feitas... Este foi o principal motivo da minha demora. Ao contrário do que já aqui foi escrito eu não retiro prazer em fazer esperar (e desesperar) colegas de profissão. Gosto é de tentar fazer tudo da forma mais correcta possível.

Relativamente aos impacientes... Bem... Um enorme abraço para eles. Nem vale a pena perder mais tempo com análises a determinados comportamentos. A indiferença, nesta situação particular, acaba por ser o melhor caminho. Se fosse a dar muito valor a estas situações já tinha fechado a loja. O que eu já tive oportunidade de ler nestes últimos anos de blogue dava para escrever um ou dois livros.

Avançando...

Só falta mesmo a conversão para pdf e o armazenamento no meu site. Como no local onde me encontro tenho um acesso à internet extremamente lento, o upload tornar-se-ia sofrível (e eu tenho de estar na escola às 10h), como tal, quando chegar a casa ao final da tarde / princípio da noite farei a actualização deste blogue já com os 3 modelos de auto-avaliação preenchidos. Não vale a pena perderem mais tempo a fazer refresh a este blogue. Descansem que logo à noite a ajuda aparece....

Curiosidade: Mesmo após os meus apelos à navegação para que tivessem calma, ainda chegou à minha caixa de correio electrónico 3 pedidos de relatório de auto-avaliação preenchidos. É curioso... para não escrever outra coisa. ;)

16 comentários:

  1. Esse colegas serão efectivamente colegas?
    A maior parte não merecia o que o Ricardo está a fazer por todos nós.
    Esta foi a grande vitória deste consulado-a divisão.
    A grande derrota foi o surgimento deste e doutros blogues não alinhados!

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, tu sabes o que eu pesno sobre este assunto. E a minha opinião é reforçado com o que tens escrito nos ultimos dias, principalmente com a "curiosidade" no final deste post. Considero que ao colocares esses relatórios não vais ajudar nínguem. Pelo contrário, vais ajudar na mantenção de um dos maiores problemas da nossa "classe".

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, Advogado! Com isto continua a promover-se a preguiça, o laxismo...
    O relatório vale o que vale e não vai "salvar a vida" de ninguém. Cada um deve fazê-lo o melhor que pode e sabe.

    ResponderEliminar
  4. Tenho vindo a este blogue regularmente, acompanhando de perto a saga dos relatórios de ADD.
    Não desvalorizando a ajuda que aqui é prestada, muito pelo contrário, pergunto-me se não devia haver por aí carradas de REGULAR(es), quando a lei é tão objectiva no que à elaboração do dito relatório diz respeito, mas as aflições parecem ser tantas!
    Ainda se esses colegas aflitos se indignassem por terem de fazer um auto-diagnóstico no final do processo e outras ano(r)malias do género... Agora um relatório é um relatório, ponto final. Ou a escola tem um formulário próprio para o efeito, ou há que fazer o que a lei diz: relatar até 6 páginas. Qual a dificuldade?!
    Até fica mal alguém que não professor dar-se conta destas ansiedades de alguns. Relatórios é o que os professores mais fazem na vida!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem Advogado! Só não estou de acordo com a parte da "classe". É que "classe", os professores já pouco têm. Não consigo perceber a insistência em querer dar a papinha feita. Como se o relatório fosse muito difícil de fazer!

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto com o que foi dito. O nosso problema, ou pelo menos o de alguns, é não nos querermos dar ao trabalho de "perder algum/muito tempo" a reflectir de uma forma correcta, e honesta, sobre o que fazemos, sobre a forma como nos posicionamos na profissão.
    É evidente que também gostaria de "dar uma vista de olhos" num preenchido, mas garanto que será só isso. Estou "a dar-me ao trabalho" de pensar refletidamente sobre os indicadores das dimensões, pois para mim é este ponto do relatório que mais atenção me exige.
    Aproveito para agradecer ao Ricardo, pois algumas dúvidas que inicialmente tive, dissipei-as aqui e com a leitura mais atenta da legislação.
    Assim, bem-hajas, Ricardo.
    Bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  7. A Revolta dos Pastéis de Nata.

    Então mas tanta revolta e indignação com os pedidos e não pedidos das fichas de ADD preenchidas e afinal nenhuma revolta e indignação sobre este saga desta FARSA deste sistema avaliativo!?

    Uma FARSA combate-se com outra FARSA!!

    Desculpem-me os indignados * * * * * (5 asteriscos pra vôces)

    ResponderEliminar
  8. Pois ... mas em relação a esta farsa, suportada por diversa legislação, o que podemos fazer ... a não ser fazer,como diz uma colega, "um relatório todo catita"?

    ResponderEliminar
  9. Mas a avaliação assenta num relatório? Fiquei confuso!!

    ResponderEliminar
  10. Para Ana

    Há meses que o Ricardo colocou aqui um post a avisar sobre a necessidade de se fazer o auto-diagnóstico.

    ResponderEliminar
  11. Pois sim. Aliás, toda a gente avisada sabe que tem de fazer o auto-diagnóstico desde 23 de Junho de 2010.
    Mas eu pergunto: alguém o fez com antecedência? Alguma escola exigiu esse auto-diagnóstico no princípio do processo, mesmo que com meses de atraso, por exemplo aos colegas que aderiram ao pacote todo e solicitaram observação de aulas? (Ainda bem que o não fez!) Faz sentido um relatório final incluir um auto-diagnóstico? Não faz. Quanto muito, dir-se-ia que o relatório final devia tê-lo como orientação/ referência... se ele já existisse de facto.
    Como já aqui se escreveu, isto só avoluma a farsa que, essa sim, devia ser motivo de posts e mais posts, assim como a obrigatoriedade moral e política de o novo governo PSD/CDS, brevemente em funções, suspender esta ADD do biénio 2009/2011, bem como quaisquer efeitos da mesma.
    Isto sim, eu gostava de ver os professores reclamarem, em vez de os ver em aflições com o que, para eles, é apenas mais do mesmo!

    ResponderEliminar
  12. Ricardo,

    Que paciência...

    Coragem e um abraço.

    ResponderEliminar
  13. É mesmo: que paciência!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Alguém me sabe responder se se ultrapassar as 6 páginas qual será a sanção?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Agradeço a disponibilidade e generosidade do colega Ricardo e dos colegas que já partilharam os seus relatórios.
    Peço aos colegas que se unam e não se julguem uns aos outros;
    Este desepero/ revolta tem a ver com esta maquiavelica ADD. É hra dos srs q governam serem honestos e admitirem que não há dinheiro, que não podemos progredir, que estamos "congelados" e pararem com este erro.Aceitamos melhor as dificuldades que as humilhações.

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada Ricardo!
    A todos os que criticam: não são obrigados a ir ver os relatórios, é simples, a informação está aí para quem quer.
    ANA, nem todas as escolas têm modelos, a minha não tem, eu nunca fui avaliada, nunca fiz um relatório deste género e agradeço por alguém ter a coragem de me mostrar um.
    E mais quando me dirigi à escola, no inicio do ano para iniciar o processo de avaliação, a única informação que me deram foi que tinha que elaborar o tal relatório, e entregá-lo 10 a 15 dias antes de acabar o meu contrato, ninguém referiu que existia algo chamado autodiagnóstico.

    ResponderEliminar