quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ainda os rumores acerca do concurso de docentes 2011/2012...

Não me atrevo a apontar mais datas para o início do concurso nacional de docentes 2011/2012... Já me chegou de tudo à caixa de correio electrónico. Fica apenas o registo das duas previsões com mais "saída": a) Depois da Páscoa; e b) Início de Julho.

Embora gostasse que o "depois da Páscoa" fosse verdadeiro, começo a inclinar-me que esse "depois" poderá ser arrastado por semanas. E já nem considero o tal "início de Julho" como uma data completamente descabida.

Adiante.

O que realmente me preocupa não é a data em si, mas sim o porquê deste atraso. Já muito discuti com alguns colegas acerca das motivações deste atraso e todas redundam em "vingança". No entanto, para mim esse atraso terá um motivo: não será necessário abrir um concurso com tanta "antecedência".

E porquê?

Bem, o porquê da "máquina" concursal estar parada poderá estar relacionado com diversas variáveis (já li algures que estará a decorrer mudança de empresa ou de software), mas eu inclino-me para aquilo que já coloquei aqui. Escrito de outra forma, se se confirmar que os colegas contratados apenas poderão concorrer por oferta de escola, não será necessário tanto "processamento" de informação uma vez que apenas terão de lidar (em Agosto) com os colegas dos quadros (provavelmente DACL e DCE). Mas mais uma vez, estamos a falar no campo das hipóteses, dos rumores ou se quiserem, das supostas informações "privilegiadas". Algo que seria perfeitamente evitável, se o Ministério da Educação / DGRHE fornecesse algum tipo de informação...

Espero sinceramente que a informação relativa aos colegas contratados (e que referi acima) esteja completamente errada, no entanto, se opto por colocar este "se" é para que todos vocês (colegas contratados) estejam atentos. Se este panorama negro não se confirmar, fantástico... No entanto, é melhor estarem a contar com algo pior e depois aparecerem boas notícias. Aliás, espero ser eu o primeiro a dizer-vos que afinal a informação que me deram estava errada.

11 comentários:

  1. Ricardo, o atraso não será uma jogada eleitoral tal como é a tolerância de ponto de 5ª à tarde(em tempo de crise)?
    Não serão os concursos mais tarde do que estamos à espera por causa das eleições, já que os moldes do concurso poderá comprometer ainda mais os resultados do "inginheiro"? O que te parece?

    ResponderEliminar
  2. O que a minha intuição me diz: concurso, exclusivamente, para DACL e DCE, depois destes, ofertas de escola para docentes contratados.
    Por isso, não há pressas em abertura de concurso; os primeiros estão dependentes das "vagas" a enviar pelas escolas, os segundos, dependem do panorama após cobertura dos primeiros.
    Mas claro a minha intuição de nada vale.

    ResponderEliminar
  3. Segundo um mail enviado pelo sindicato que teve em reunião com o ME, eu interpretei (mal ou bem)que só haveria concursos para os DACL e DCE se não houver vagas. E haveria concurso para os contratados (junho ou julho)

    ResponderEliminar
  4. FNE - Procedimentos concursais

    http://www.fne.pt/content/item/show/id/4583

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. http://www.ionline.pt/conteudo/117396-ministerio-lanca-semana-novo-concurso-professores

    ResponderEliminar
  6. http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/professores-contratados-podem-candidatarse-a-concurso-entre-26-de-abril-e-9-de-maio_1490709

    ResponderEliminar
  7. Eu aponto para as Ofertas de Escola para os contratados. Infelizmente é capaz de ser o cenário mais provável!
    Daniela

    ResponderEliminar
  8. Início de Julho é depois da Páscoa ;)
    Antes da Páscoa é depois do Natal?
    Antes do Natal é depois da Páscoa?
    Estamos antes de quê?
    Estamos depois de quê?
    Estou a endoidecer neste país em que o Ministério poderá ter muitas coisas... menos Educação. E Respeito. E Moral. E afinal já são muitas coisas que não tem!

    Agora a sério. Não desesperem. É isso que eles querem. Ver os professores desesperados e acabar com eles (e com a escola) de uma vez por todas. Vamos mostrar-lhes quem tem dignidade e nobreza de espírito.
    Boa Páscoa para todos! :)

    ResponderEliminar
  9. http://www.dgrhe.min-edu.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=11965&folderId=1248190&name=DLFE-58333.pdf

    ResponderEliminar
  10. Novidades no site da dgrhe... vá lá...

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelas múltiplas dicas, links e opiniões...

    Com a informação que a DGRHE "libertou" hoje, pelo menos as datas e a tipologia de concurso ficam parcialmente elucidadas.

    Agora é só esperar pelo aviso de abertura e analisá-lo muito bem para verificarmos se não vai haver "confusão".

    ResponderEliminar