sexta-feira, 18 de março de 2011

Acção... e reacção?

Bolsa De Classificadores – A Convocatória, O Despacho, O Acordo

Comentário: O Paulo Guinote disponibilizou no seu blogue um esclarecimento do GAVE que todos deveriamos ler... Ao fazê-lo, o Paulo, alerta para um dos muitos problemas que rodeiam a (novíssima) bolsa de professores classificadores. Já aqui tinha alertado para outro dos problemas que envolvem esta polémica bolsa. Como sempre, devemos estar a par de todos os problemas que envolvem a nossa profissão, e não estarmos apenas atentos ao nosso umbigo... Nunca se sabe se um dia o problema do "outro" passa a ser o "meu" problema.

Vamos a um pequeno enquadramento da situação dos professores classificadores, no que concerne ao acordo de colaboração (e a tudo o que a isso obriga): como todos devem saber no despacho que regulamenta as funções de professor classificador - Despacho n.º 18060/2010, de 3 de Dezembro - é estabelecido no seu artigo 4.º, a obrigatoriedade de uma acordo de colaboração com o GAVE. Este acordo terá a vigência de 4 anos (podem aceder ao despacho, clicando na imagem). No entanto, os problemas têm-se avolumado com algumas situações polémicas (nomeadamente em questões de ajudas de custo para formação, centenas de quilómetros percorridos por alguns docentes para frequentarem as ditas acções de formação, exigência de portátil para frequentar as mesmas, etc.).


Agora, e com o acréscimo de contestação por parte dos professores que compõem a bolsa de classificadores, parece que o GAVE vem recuar no acordo (ou pelo menos, adiar a sua assinatura)... Parece-me que existe por aqui uma forte desorganização. Definitivamente começamos a entrar numa "espécie de auto-gestão".

GAVE retira Acordo...

Sem comentários:

Enviar um comentário