quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A confirmação do negro panorama

Síntese da Reunião entre a APEVT e o ME

Comentário: Se lerem o documento que a APEVT elaborou (relativa à audição realizada no dia 15 deste mês, com o Ministério da Educação) irão constatar (e confirmar) a séria involução da situação dos colegas de EVT... Quantos aos colegas contratados deste grupo de recrutamento, não será necessário ser contabilista ou estar por dentro das vagas reais para adivinhar que o panorama a partir de Setembro de 2011 será previsivelmente desesperante.

3 comentários:

  1. Parece difícil travar esta investida do nosso ministério!!! Neste contexto e para minimizar os danos desta medida radical proponho a divisão da disciplina em duas, Trabalhos Manuais e Educação Visual. Em que T.M continuaria com par pedagógico e E.V com apenas 1 professor. Ambas com 90 minutos, ou seja 2 tempos lectivos cada (actualmente EVT tem 180min correspondente a 4 tempos lectivos com 2 professores em permanência).
    Com isto reduziríamos os danos (desemprego, impossibilidade de cumprir com a componente tecnológica) de 50% para 25% e ficaríamos em pé de igualdade com os currículos do resto da Europa, onde a componente tecnológica é dada por 2 professores.
    UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL??????????

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  2. Se nunca tivessem acabado com os T.M e E.V, tal como existiam, nada disto se estaria a passar agora. Ainda por cima não sabemos se no futuro, economicamente miserável que se anuncia, não se lembrarão ainda de nos reduzir para 90 min. . Reparem que eles não diminuíram a carga horária de EF e EM. Porquê?!! Talvez porque isto implicava a sua extinção.
    Se ainda existir meios de contra-propor alguma coisa, esta pode ser uma alternativa com mais segurança para o futuro, uma vez que acabar com a disciplina seria para o ME uma Bomba Atómica que ninguém quereria ver lançada, mas que infelizmente habita os nossos pesadelos.

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  3. Sendo a primeira vez que me pronuncio sobre a extinção do par pedagágico em EVT (2º ciclo), tenho a dizer o seguinte:
    Estou em total solidariedade com os colegas da referida Área Curricular Disciplinar,em todos os aspectos: entendo que para aqueles que "vestem a camisola", seja necessário a existência de um par pedagógico, para que as estratégias conducentes ao sucesso ensino/aprendizagem se concretizem de forma eficaz.
    Entendo e apoio "tudo" o que os colegas escrevem neste e noutros blogues.
    Agora pergunto:
    Porque será que nunca vi ninguém a pronunciar-se sobre a mesma necessidade para as disciplinas de ET ou EV, uma vez que os alunos do 3º ciclo de um ano de escolaridade apenas podem escolher entre uma das duas?
    Porque será que também não vi ninguém a pronunciar-se aquando da extincão do par pedagógico nas Áreas Curriculares Não Disciplnares de Área de Projecto e Estudo Acompanhado no 3º ciclo? Será que, como muitos, concordaram com o ME e entenderam que eram Áreas "para encher pneus" no "tempo das vacas gordas"? Solicitamos ao ME a existência destas ACND? Se nos tivessem consultado, talvez solicitássemos o aumento da carga horária das disciplinas que leccionamos em detrimento das ACND e com isto, talvez, agora, o cenário fosse outro! Porque não entenderam que, mesmo assim, neste âmbito, muitos "abraçaram o projecto" e "vestiram a camisola" também? Saliento ainda que a ACND de AP tem efeito na aprovação/transição do aluno.
    Pois é, este problema agora não se coloca. Nem mais carga horária, nem AP! Estudo Acompanhado? - Só para alguns! Sabem porquê? Eu sei! Com a "nova reorganização curricular do ensino básico", os docentes nem sequer terão horas na componente não lectiva para dar Apoio Educativo, assim, "chuta-se" para o Estudo Acompanhado!

    Quanto ao sucesso dos alunos?
    Não se preocupem também, pois eis que surgiu uma solução: a histeria d´AS METAS!

    Realmente estão de PARABÉNS!

    Sempre "atentamente",

    Ana

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