quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Falta de rigor.


Entre a "visão" da FNE...

A avaliação de desempenho deve ser corrigida, simplificada e devem iniciar-se os procedimentos de determinação de um novo modelo de avaliação para 2011/12.

e a da FENPROF...

FENPROF exige suspensão imediata da avaliação em curso! Escolas não sabem como fazer e ME também não!

escolho a da FNE.

Eu bem sei que são formas similares de apresentar o mesmo problema e (eventualmente) uma mesma solução, no entanto, não me agradou a ausência de qualquer referência no documento da FENPROF, a uma eventual simplificação deste modelo de avaliação do desempenho que permita renegociar (?) um novo modelo, com calma, sem noitadas, e se possível sem pressas de última hora com muito por contar. Para além disso, não nos podemos esquecer que a avaliação do desempenho é obrigatória para determinadas situações (concursos de colegas contratados e progressões, por exemplo) e essa condição deve ser salvaguardada sob pena de nos metermos numa embrulhada maior do que a que estamos actualmente. Suspender? Tudo bem, mas salvaguardem as eventualidades pós-descongelamento.

Provavelmente, terá sido um "apontamento" menos rigoroso por parte da FENPROF, mas eu admiro o rigor em comunicados oficiais de sindicatos e por mais implícito que esteja a simplificação provisória, não devem ser esquecidas as referências a um (novo) modelo simplificado ou outra solução alternativa que permita aos professores, a progressão quando o novo período pinguim - que ainda não começou - terminar, e os concursos dos colegas contratados.

Cuidado com as "simples" suspensões...


Picuinhas? Provavelmente... Atento? Sem dúvida...

8 comentários:

  1. Simplificar mais o processo de avaliação em curso só com a sua eliminação.
    Neste momento, para quem é avaliado, basta fazer a entrega da auto-avaliação. O que é que querem simplificar ainda mais?
    Claro que me podem responder com as aulas assistidas e objectivos e sei lá que mais. Mas isso é só para quem quer complicar e concorrer a notas a que só acederá por sorte ou boa vontade (factor c) junto do avaliador/relator.
    Além do mais suspender não é eliminar. Rigor também é importante na análise.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, devias ter lido o comunicado todo.
    Repara no ponto 2
    "2.
    Colocar ao ME um conjunto de dúvidas e problemas relacionados com a avaliação de desempenho dos professores, confirmando que a implementação do actual modelo não é possível, devendo ser de imediato suspensa, antecipando para já a discussão e negociação de um modelo de avaliação de desempenho no qual a dimensão formativa seja a determinante. Entretanto, até final do presente ano escolar, deverá manter-se em vigor a apreciação intercalar em aplicação;"


    Onde está a "simples" suspensão?

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que andam por aqui uns anónimos que, ou são mais adesivos que os adesivos, ou não "andam" pelas escolas...

    Com paciência, que é coisa que cada vez me falta mais, principalmente para energúmeros, até lhe explicava que não lhe contaram a "história" toda, ou então não percebeu o que lhe contaram...

    Assim só como quem não quer a coisa, já presenciei reuniões entre "avaliadores" e "avaliados" que não concorreram "a notas a que só acederá por sorte ou boa vontade (factor c) junto do avaliador/relator" para definirem estratégias e organizarem o trabalho a desenvolver com uma das suas turmas!!!... 80

    Se calhar são cenas de outro filme qualquer, mas 'prontus', avancemos...

    Também lhe posso "contar" que existem muitos professores "mêmo" obrigados a solicitar as tais "visitas" à sua sala por parte dos relatores!!!

    Mas 'prontus', continuamos amigos, sem grande problema, e cada um com a sua, pois eu estou satisfeito com a minha!!!... XD

    ResponderEliminar
  4. Para HzoLio: Faz como eu, meu amigo, o que é "anónimo" não é comentado nem respondido. Neste caso em particular, parece-me que existe ali alguma falta de conhecimento de certas e determinadas situações e mesmo da legislação.

    Mas é como tu dizes... Todos amigos. Eh eh eh.

    Grande abraço para ti.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, tu sabes que "nestes" eu sou como ó outro... Gosto "mêmo" de lhes malhar!!! ;)

    Abraço e bom FDS

    ResponderEliminar
  6. É por estas e por outras que ADMIRO o trabalho do Ricardo e sou cliente assídua do blog, desde a sua existência.

    É por esta e por outras que recomendo a todos os meus colegas ( e não só)menos ou "mais" informados uma visita aqui e depois a comparação com outros "pseudo-blogues educativos" que por aí andam... E esses sim, sujeitos a pedidos de indemnizações por eventuais danos psicológicos...

    Um abraço e coragem! São pessoas assim que elevam o nome da nossa classe.

    E muito obrigada. Nunca me canso de agradecer.

    ResponderEliminar
  7. Boa visão de "jogo".
    Ainda labutas?

    ResponderEliminar