segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pedido de divulgação - Vinculação de professores contratados.

"Caro Ricardo Montes

Escreve-te o autor da petição pela vinculação de professores contratados discutida no Parlamento Português no passado dia 8 de Abril e que resultou nas resoluções da AR que apontam para a realização do concurso extraordinário em Jan/2011.

A par desta petição coloquei uma outra no Parlamento Europeu com o mesmo objectivo, e que agora mereceu uma resposta intermédia pois a Comissão já ouviu o Ministério da Educação tendo tirado já algumas conclusões dessas diligências. Na sequência destes desenvolvimentos, venho pedir-te a tua colaboração na denuncia da precariedade dos professores contratados do ensino público em Portugal. Assim, envio-te um texto que recebi da Comissão Europeia a propósito da petição que apresentei ao Parlamento Europeu a solicitar a intervenção do mesmo para alterar a situação precária dos professores contratados em Portugal, muitos dos quais à cerca de vinte anos a contrato a termo.

Envio-te ainda o texto da resposta que enviei à Comissão Europeia, rebatendo a argumentação do Ministério da Educação, e que pelos vistos, esta, não convenceu a Comissão (ver conclusão no ofício que recebi da Comissão Europeia). Esperando que divulgues mais este passo no sentido certo para combater a injustiça a que estes professores estão sujeitos há longos anos, despeço-me agradecendo a disponibilidade que sempre tens demonstrado para ajudar nesta causa.

Obrigado.

Um abraço,
Jorge Costa"


E por motivos óbvios, cá fica a divulgação desta iniciativa que julgo meritória pelo tremenda perseverança do seu mentor, e acima de tudo pela concordância com os motivos de fundo que levam a este tipo de acções. Os meus parabéns... Para acederem ao documento com o texto da Comissão Europeia e a respectiva resposta do colega, cliquem aqui.

2 comentários:

  1. Curiosamente estou a preparar um texto que vai no sentido do que foi apresentado pelo Jorge e que no fim de Outubro poderei divulgar.
    E que tem a ver com índices de vencimento em período de contratação e eliminação dos horários incompletos.

    ResponderEliminar
  2. É indecente que haja professores, com 15 / 20 anos de serviço e ainda contratados! Sou do grupo 400, com 16 anos de serviço e continuo contratada! É triste, muito triste!

    ResponderEliminar