segunda-feira, 12 de julho de 2010

Próxima fase concursal.

Tenho recebidos diversos emails de colegas preocupados com o "atraso" da próxima fase concursal, ou seja, com a manifestação de preferências. Conforme já tive oportunidade de escrever neste blogue, não considero que exista, a esta altura, qualquer atraso. Bem sei que não existe nenhum calendário oficial, no entanto, se quisermos considerar um oficioso não publicado nem divulgado, diria que até final do mês de Julho ainda estamos perfeitamente dentro de prazo. Mais, se for no início de Agosto também não seria inédito.

Aceitam-se previsões fundamentadas... Quem se quer chegar à frente com apostas?

Actualização (23h18m): Cliquem aqui para acederem a um documento elaborado pela DGRHE e relativo ao Concurso de Professores 2010/2011. Depois sigam até à página 20...

13 comentários:

  1. Na minha opinião Ricardo, o calendário está mesmo atrasado, mas essa informação deve ser apenas a nível interno, pois o facto de não avançarem com datas para estes últimos procedimentos dá-lhes essa margem de manobra de oficialmente poderem dizer que está tudo dentro dos tempos previstos. De qualquer maneira, com os tribunais metidos ao barulho, com as listas provisórias a terem demorado a sair, e agora com o número enorme de denúncias, penso que apenas no final de julho, princípio de agosto, tal como à, salvo erro, dois anos.

    ResponderEliminar
  2. Visiense, acabei de actualizar o post. Lê o documento da DGRHE, para o qual refiro o link. Quanto à margem de manobra, com ou sem tribunais, já o calendário era omisso. Com os tribunais, a margem de manobra pode ser perfeitamente dilatada e justificada, tal como o ME gosta.

    Veremos que acontece com esta "nova" investida da FENPROF.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.

    Pois o calendário claro que é omisso pq nos últimos anos as coisas raramente foram feitas nas datas previstas, ou pelo menos as saídas das listas. Assim se colocarem Julho, até 31 estão dentro do prazo. Espertos....

    E vai não vai para tribunal e atrasa-se tudo. A FENPROF recorreu, agora vai o ME recorrer, depois a FENPROF, depois o ME....

    ResponderEliminar
  4. Agora sim, o ME poderá alegar o "atraso" como interesse nacional. Não antes... Isto até parece que está tudo estudado. ;)

    ResponderEliminar
  5. Visiense
    No Aviso de abertura podes ver que as manifestações são após o MARE (movimento anual da rede escolar, para quem não sabe).
    Como deves saber, o MARE normalmente ocorre em finais de Junho/inicio de Julho.


    Ricardo
    Essa actualização não diz nada de novo ao que escreveste anteriormente. Dizer que é em Julho é algo que não adianta nada. Tanto podem começar amanhã, como no dia 30 (já que 31 calha a um sábado).


    Sónia B.
    É complicado dizer que nos anos anteriores as coisas não foram feitas nas datas previstas porque não havia datas previstas. As únicas datas previstas (sem contar com as 1ªs fases do concurso que são prazos legalmente estabelecidos) foram as datas das listas de Agosto e essas foram respeitadas. Relembro que só o anterior ME indicou datas para a saída das listas de Agosto.

    ResponderEliminar
  6. TAF de Beja aceitou recurso apresentado pela FENPR

    TAF de Beja aceitou recurso apresentado pela FENPROF
    O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja aceitou o recurso apresentado pela FENPROF na sequência da decisão que permitiu que o concurso para contratação de docentes tivesse prosseguido com a avaliação a ser considerada como factor de graduação profissional.

    Na sequência desta decisão, o processo apresentado pela FENPROF volta agora a estar sob a atenção dos tribunais.

    O Secretariado Nacional da FENPROF
    12/07/2010

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que está atrasado...depois em Setembro, lá virá a Fenprof dizer que as colocações estão em atraso,....

    Mas...o que seria uma final do Campeonato do Mundo de futebol se as regras mudassem durante o jogo. Ou seja, que num minuto se pudesse jogar com a mão e noutro que o guarda-redes só pudesse jogar com os pés? Imaginam a confusão e o que resultaria disso?
    Pois bem! Com os concursos é sempre o mesmo! As regras mudam constantemente. é um jogo com leis da selva. Um jogo de sorte e azar. O que hoje é óptimo, amanhã foi péssimo. o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

    Descredibilizam tanto que como eles querem para o ano ou no seguinte deixam de haver concursos como os conhecemos e depois.... depois? Depois quero ver como se vão queixar.

    Lembram-se das ofertas de escola, quando apareceram? E das queixas? Pois, mas agora são dados adquiridos. Foram apenas a experimentação para o próximo passo nos concursos!

    Quando chegarmos a Setembro e tudo estievr um caos com falta de colocações darão uma óptima desculpar para que esta nova fase se implemente, infelizmente.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo!
    Apesar de ter acesso ao link, através do teu blog, não encontro esta aplicação no site da DGREH. Podes dizer-me onde procurar se faz favor?

    ResponderEliminar
  9. Para Advogado do Diabo: E a ideia até nem foi introduzir nada de novo... Foi apenas de mostrar que nada está atrasado (ainda).

    E olha que se começassem a 31 de Julho também não seria surpreendente. ;)

    ResponderEliminar
  10. Para Rommy: Aquilo que podes visualizar utilizando o link destinava-se a outro alvo que não os candidatos, como tal, não consta do sítio da DGRHE.

    ResponderEliminar
  11. João
    Para a teoria do atraso, já reparou na data dessa previsão? (está no link)
    Já agora, sabe que a manifestação de preferências, pode ser feita até as escolas enviarem os pedidos de horários (normalmente acontece por volta do dia 15 de Agosto), ou (em teoria) até um pouco depois dessa data, uma vez que essa informação (as preferências) só é utilizada depois do envio das necessidades.

    Rammy
    Não encontra. Se reparar no link, quem publicou foi um sindicato.
    Aquilo é o powerpoint apresentado nas reuniões com os sindicatos que antecedem o inicio dos concursos.

    ResponderEliminar
  12. Só para lembrar que no site da DGRHE, durante o mês de Março, havia um calendário oficial com as datas previstas para o concurso de DACL que referia Julho como data provável de concurso. Agora com o novo visual desapareceu esse calendário.
    Março foi antes das providências cautelares.
    Aposto em Agosto, dia 2 ou 3, espero enganar-me.

    ResponderEliminar
  13. E os DACL podem manifestar preferências fora do seu QZP de origem, tal como foi feito o ano passado?

    ResponderEliminar