sexta-feira, 12 de março de 2010

Culpado por ser frágil...

Professor vítima de 'bullying' tinha "fragilidade psicológica".

Comentário: Fiquei chocado e até certo ponto incrédulo com o artigo acima indicado, nomeadamente na parte que a seguir coloco:

"O director regional de Educação de Lisboa espera que o inquérito instaurado numa escola de Fitares esclareça o caso de um professor que se suicidou e que era alegadamente gozado pelos alunos, mas sublinhou que o docente tinha uma "fragilidade psicológica" há muito tempo."

Reparem que os alunos alegadamente gozavam o professor... alegadamente... Mas quanto à fragilidade psicológica do professor, já este senhor director não tem qualquer dúvida. Depois de um grande parte do dia em tristeza, não consigo deixar de expressar aqui a minha revolta quando ouço responsáveis máximos de instituições que nos deveriam defender a serem lestos em apurar a fragilidade do professor, mas não tenham sido igualmente rápidos a determinar a culpa dos alunos ou de outras personagens eventualmente envolvidas. Bem... Nem sei muito bem o que mais hei-de escrever. Hoje foi definitivamente um dia estranho! Já há muito que não me sentia assim...

13 comentários:

  1. Para responder ao comentário do Director Regional de Educação de Lisboa atrevo-me a transcrever o seguinte poema:
    "O velho abutre é sábio e alisa suas penas.
    A podridão lhe agrada e seus discursos
    têm o dom de tornar as almas mais pequenas"
    Sofia de Mello Breyner Andresen

    Professsora Rosário Bem

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, se ficaste chocado ao ler as declarações do José Leitão no DN, então aconselho-te a procurares os noticiários da TSF das 14 ou 15h e ouvires as declarações. O tom ainda consegue ser pior do que a declaração em si!!! Mas ouve a declaração toda, pois o DREL man afirma que tem que se ajudar os "coitadinhos" dos alunos pois não podem ficar com sequelas psicológicas. Inacreditável.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras.

    Pk isto está a começar a ser um inferno dar aulas em certas localidades e certas escolas. Em algumas os docentes ou fogem a setes pés ou vão de atestado para casa antes de cometer alguma loucura.

    Viva aos pseudo-intelectuais-supra-pedagogos que muito escrevem sobre inclusão e que levam a educação a pico para o fundo.

    Mas que interessa? As escolas tem o poder de resolver estas situações. (Se a Ministra disse é capaz de ser verdade não é?).

    Afinal de tudo, mais uma vez, a culpa é toda dos professores não é?

    ResponderEliminar
  4. Para ser sincera,quando li o título no DN fiquei tão chocada que já nem quis ler o artigo.Definitivamente...somos tratados como uns merdas,culpabilizados até por aqueles que têm o dever de nos defender...que tristeza,que nojo...
    Sandra-v

    ResponderEliminar
  5. Isto é uma tristeza, e mais esta ministra não é melhor do que a outra. Quando a entrevistaram, só falava que temos que preservar os alunos coitadinhos.
    Sobre o prefessor!? Há pois, há muito tempo que estava a ser acompanhado por um psicólogo. Então tem todo o direito der se suicidar... VERGONHA, NOJO, É O QUE SINTO!!

    ResponderEliminar
  6. o ministério da educação está nas mãos de um bando de atrasados mentais,

    isto só irá mudar no dia em que um de nós de passe dos carretos e lhes dê igual tratamento. pode ser que assim percebam do que se trata.

    ResponderEliminar
  7. Só para que conste:hoje na escola onde lecciono uma colega D.T. dirigiu-se ao conselho divertido para entregar uma participação disciplinar e pedir que fosse aplicada uma medida disciplinar a um aluno.Fio então informada que até ao final do período não receberiam mais participações e não seriam aplicadas medidas disciplinares. Parece que nas próximas semanas será permitido o assassinato dos professores.

    ResponderEliminar
  8. Há escolas onde a sala de professores só serve para duas coisas: Como a grande maioria é constituída por mulheres, as casadas mostram as últimas modas e falam dos maridos e dos filhos; as divorciadas (que já são muitas) tentam seduzir os (poucos) colegas homens que por lá andam (e, nalguns casos, até mesmo o Director)para além de também mostrarem as suas fatiotas. É verdadeiramente fantástico como pessoas que se intitulam educadoras dão tanta importância à sua aparência. Ninguém se importa com o que realmente interessa. Não há uma conversa interessante sobre nada.Eu tentei abordar o assunto do nosso colega e ninguém se mostrou interessado.

    ResponderEliminar
  9. Só tenho uma questão!
    Ele era frágil ou ficou após ter iniciado a leccionar as aulas????'
    MC

    ResponderEliminar
  10. E quando outros professores pensam da mesma maneira que o sr. da DREL?
    Cada um por si, é o que é...Ainda há alguns que resistem e ainda bem, sou uma resistente também, mas com muito nojo à mistura.
    Isto vai piorar e muito, pois ninguém quer fazer nada que fragilize os nossos alunos que são sempre vítimas.

    ResponderEliminar
  11. Para Luigi: Acabei por ter acesso aos registos audio do director da DREN, e é como dizes, é bem mais difícil ouvir este senhor que ler o que disse.

    É verdadeiramente inacreditável...

    ResponderEliminar
  12. Para RS: O inferno nas escolas é uma realidade desde 2005. E nós sabemos perfeitamente quando e com quem...

    E a frase com que acabaste o teu comentário foi basicamente a forma como começou este verdadeiro "inferno".

    E nada até agora, nem mesmo com uma nova ministra, veio repôr a estabilidade nas escolas. O que existe é aquela afamáda expressão:

    Paz podre!

    ResponderEliminar
  13. Para Safira: Também ouvi essa parte e tenho uma opinião muito pouco ética sobre ela. Vou guardá-la para mim... É melhor.

    ResponderEliminar