terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Desabafos...

Estou a acabar de preparar as aulas de amanhã do 11.º ano (Biologia e Geologia) mas com uma frase bem presente na cabeça desde hoje de manhã. Passo a citar: "Professor, amanhã às 10h temos Teste Intermédio de Matemática, como a sua aula é antes já sabe...". Respondi ao aluno em questão: "Sei... Obviamente que sei".

E o que é que sei?! Que a minha aula antecede um Teste Intermédio, e como tal, não posso "carregar" muito na aula, caso contrário na 5.ª feira terei de repetir tudo novamente. Mas também sei que eles me irão compensar dessa pequena "folga", com uma atenção redobrada em aulas posteriores (nem que seja apenas como forma de retribuição). Não digam nada a ninguém, mas tenho uma turma de 11.º ano fantástica. Em "notas" não são nenhuns "rocket scientists", mas na vertente humana são realmente muito bons...

5 comentários:

  1. Que bom ainda ter alunos com vertente humana.

    ResponderEliminar
  2. boa sorte para esses meninos....
    professora,vamos ver a sua avaliação!!!!

    ResponderEliminar
  3. Para gogo: É realmente muito raro encontrar assim alunos. Por acaso tenho tido a imensa sorte de todos os anos encontrar alunos que nunca irei esquecer pelos melhores motivos.

    E para ser justo, os 3 anos que passei em Torre de Moncorvo fizeram-me muito bem. Tive sempre alunos fantásticos a todos os níveis. Uma questão de sorte, digo eu.

    ResponderEliminar
  4. Para ser sincera também (ainda) tenho tido alguns alunos "assim". Talvez hoje esteja um pouco mais saturada e já não os consiga ver, apesar de estar a olhar para eles. No entanto, tenho momentos em que os reencontro e a sensação é única. É a isso que eu chamo de realização profissional.
    A saturação burocrática, 2 direcções de turma (cef+profissional), 5 níveis...acho que consegue obturar um pouco a satisfação de alcançar uma "aula bem conseguida". Definindo "aula bem conseguida": blá,blá,blá vertical e horizontal e..."Stôra já está na hora? Nem dei pelo tempo passar.", mais a "prova dos nove", vamos lá então ver o que ficou...e não é que até se conseguem respostas e opiniões?! Espectáculo! Mas é cada vez mais duro e mais desgastante. Porque será (pergunta rectórica, of course!)?

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que assim é, este ano também estou nesse barco felizmente, todas as quintas oiço os alunos de Bio 12 perguntar o que vamos fazer esta semana na aula de 135'?? mas infelizmenete não foi sempre assim. Boa sorte :)

    ResponderEliminar