quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O preço de eliminar a divisão da carreira.

A factura é bastante elevada. Não para o Governo, pois com a tripla filtragem consegue fazer mais que com a filtragem simples feita no acesso a titular, mas sim para os professores que embora fiquem com uma carreira única (como nunca deveria ter deixado de ser) ficam com uma carreira bloqueada em 3 grandes patamares. Mas vamos a factos... A troca é basicamente esta:

O fim da divisão na carreira pela manutenção da prova de ingresso na carreira e pela criação de vagas de acesso a 3 escalões (3.º, 5.º e 7.º).

Mas mais do que isto, temos uma troca ainda mais "suja": um modelo de avaliação docente que criava um crivo artificial e injusto por uma progressão crivada de vagas. Vagas essas definidas pelo Orçamento de Estado...

Posso estar profundamente errado e a ver o panorama por um lado que provavelmente deveria evitar, no entanto, e para mim não existe aqui qualquer vitória...

16 comentários:

  1. Não existe nenhuma vitória nem existirá...Sempre disse que ainda seria pior. Talvez seja mesmo preciso voltar às manifestações, pois vamos continuar a ser "a menina dos olhos" deste governo no intuito de nos enxovalharem perante tudo e todos.

    ResponderEliminar
  2. Estou revoltadíssima e muito desanimada: o ME dá com uma mão e tira com a outra.
    Acaba com a divisâo em troca mantém a prova.Claro está que manter a prova não incomodará muita gente..
    Quer dizer tenho quase 4 anos lectivos completos de serviço. Trabalho há mais de 6 anos com horários incompletos e a minha vida será decidida por causa de uma prova.
    Digo vida sim, porque amo o que faço apesar de todos os contratempos e adversidades... Vivo para a minha profissão, para os meus alunos... Sinto-me triste...
    Alguns pensarão:" medo de quê, se é boa prof nao tem que ter receio!"
    Pois não duvido das minhas capacidades como docente, duvido é da prova, da forma como a irão conceber... do que querem avaliar... etc. Ninguém sabe tudo...
    Enfim, desabafos...
    Desculpem lá...
    Lia

    ResponderEliminar
  3. "Vagas essas definidas pelo Orçamento de Estado..."


    Esta frase nem parece tua. O Salário das nossas empregadas domésticas não dependem do nosso orçamento familiar?

    ResponderEliminar
  4. Para Lia: Um desabafo compreensível... com uma argumentação que não é passível de crítica.

    Esperemos que os sindicatos não cedam na prova de ingresso. Aliás, seria de enorme relevância os colegas contratados começarem a organizar-se e a pressionar os sindicatos nesse sentido.

    ResponderEliminar
  5. a prova não vai avaliar nada;é uma grande injustiça ,porque quando se licenciaram não eram as regras do jogo.têm direitos,os professores,como os outrs funcionários .
    se querem dar tachos a mais uns quantos ,ponham a dita cuja no final do curso...há soluções mais justas...aos que já trabalham deiam-lhe incentivos ,como dão agora aos médicos estagiários,,,ou os professores só servem para dar mão de obra barata???
    nunca ,nem antes do 25 abril,houve ,quem tão maltratasse a minha classe.
    acordem,façam negociatas com os negociantes.. deixem-nos trabalhar em paz.

    ResponderEliminar
  6. Para Alexandre: E na realidade não é... Mas isso não interessa nada.

    O que realmente interessa é que quem distribui o "orçamento" poderá optar por cortar no "salário" das "empregadas domésticas" mesmo sem precisar de o fazer.

    Pode cortar a alguns para distribuir a outros que já têm muito. Nem quero argumentar com os 750 euros suplementares dos médicos que trabalham no interior para dar um exemplo... mas acabei de o fazer.

    Compreendes, Alexandre?

    ResponderEliminar
  7. Teremos que ir a luta professores contratados sem dúvida.

    Esta na altura de começarem a informar-se e não adormecerem senão teremos mais um dia de luto a acrescentar à agenda.

    Bem isto está a ficar mt mt negro para começar!

    ResponderEliminar
  8. Concordo consigo RS, mas quando "olho à minha volta" e observo que a luta dos contratados é pelas notas de excelente e de muito bom, fica difícil arranjar um ponto de união. A minha última esperança é que um dia os meus/nossos colegas contratados (tal com eu)percebam que afinal nem tudo é tão lindo como parece.

    ResponderEliminar
  9. A luta pelos contratados é pelo excelente e muito bom porque é do interesse deles (valores acrecscentados à graduação, que significa ficar mais perto ou mais longe de casa). A luta dos do quadro é pela subida na carreira porque é do interesse deles( salário).Entenda-se que o interesse dos contratados e dos do quadro tem o mesmo sentido mas percursos diferentes.

    ResponderEliminar
  10. A luta pelos contratados é pelo excelente e muito bom porque é do interesse deles (valores acrecscentados à graduação, que significa ficar mais perto ou mais longe de casa). A luta dos do quadro é pela subida na carreira porque é do interesse deles( salário).Entenda-se que o interesse dos contratados e dos do quadro tem o mesmo sentido mas percursos diferentes.

    ResponderEliminar
  11. A luta pelos contratados é pelo excelente e muito bom porque é do interesse deles (valores acrecscentados à graduação, que significa ficar mais perto ou mais longe de casa). A luta dos do quadro é pela subida na carreira porque é do interesse deles( salário).Entenda-se que o interesse dos contratados e dos do quadro tem o mesmo sentido mas percursos diferentes.

    Este discurso só me faz lembrar a pergunta que ainda ouvi em algumas escolas quando lá cheguei "é colega ou provisório?!"...

    É que levavam logo o passo acertado!!! :P

    Deixem-se disso porque a luta de uns é a de todos... Acabem de uma vez com a segmentarização dos professores, pois é isso que todos somos, PROFESSORES!!!...

    Nas escolas deste país, tanta falta fazem uns quanto os outros.

    Aprendam a viver e deixem de atirar tiros nos pés...

    ResponderEliminar
  12. Achei interessante encontrar um espaço para deixar as minhas sugestões face a esta proposta:
    http://www.sepleu.pt/
    Espero q todos os sindicatos façam isto.Consultem-nos!

    ResponderEliminar
  13. Pior a emenda do que o soneto? Mas já era de esperar. Este governo não dá ponto sem nó.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com HZolio:

    "Deixem-se disso porque a luta de uns é a de todos... Acabem de uma vez com a segmentarização dos professores, pois é isso que todos somos, PROFESSORES!!!..."

    Assim abafaremos os Xico-Espertos (Eu disse).

    ResponderEliminar
  15. tem razão R.S,quando diz«acabem com a segmentarização dos profs.»
    espero bem que esta Ministra acabe com a palhaçada...certo é, que trabalho não me falta,mas. o ordenadito...sempre o mesmo.
    isto é revoltante.
    como vê,todos lutamos pelo mesmo...

    ResponderEliminar