terça-feira, 24 de novembro de 2009

De boas intenções está o Inferno cheio.

O post que se segue é da autoria do muy afamado "Advogado do Diabo" e procede a uma análise da proposta do Bloco de Esquerda relativa à vinculação excepcional dos docentes contratados. Concordo com ela em absoluto e julgo que existe muito por fazer se realmente queremos terminar com a precariedade dos colegas contratados. E se queremos terminar com a precariedade não é certamente com projectos deste tipo, que julgo prejudicarem mais a "causa" do que propriamente beneficiam. Assim não, Bloco de Esquerda. É necessário um maior "trabalho de casa" se realmente querem proteger os colegas contratados.

Deixo-vos então com a opinião do "Advogado do Diabo":

Nota: Os negritos são de minha autoria.


"O Ramiro Marques chamou ontem a atenção (aqui) para uma proposta que o Bloco de Esquerda apresentou em Julho, que, apesar de bem intencionada, está tão mal feita que em vez de resolver um problema, apenas iria criar mais problemas.

A proposta do BE era a vinculação excepcional dos contratados. Uma boa intenção, mas destruída por uma proposta pessimamente elaborada. Vejamos:

- No artigo 2º esta proposta aplica-se aos portadores de habilitação profissional para a docência, mas no artigo 3º também se incluem portadores de habilitação própria. Uma contradição entre os dois artigos;

- No artigo 3º a integração é feita em quadros de agrupamentos. Os quadros de escolas não agrupadas são esquecidos. Será um esquecimento, ou um desconhecimento da existência destes dois tipos de quadros?

- Mas o pior de tudo é que são integrados os docentes que tenham leccionado nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009 e que tenham 4 anos (com habilitação profissional) ou 6 anos de serviço (habilitação própria) são integrados no agrupamento onde leccionaram em 2008/2009. TODOS os que leccionaram nesses anos e que tenham esses tempos de serviço. Isso inclui todos aqueles que fizeram substituições, desde que tenham aquele tempo de serviço. Mais, esta proposta data de 2 Julho, dias antes de saírem os resultados dos concursos internos e externos de 2009, o que significa que, se fosse provada, só seria publicada muito depois da saída das listas destes concursos. Com um pouco de azar, só seria publicada em Setembro, depois de terem saído as listas dos vários destacamentos e contratação. Portanto teríamos uma vinculação extraordinária feita com base nas colocações de 2008, feita depois de saírem as colocações de 2009. Estariam criadas as condições para um pesadelo nas escolas, com duplas (ou mais) colocações (por exemplo no meu grupo, uma escola em 2008/2009 tinha 7 contratados, no concurso de 2009 abriram 7 vagas, que foram todas preenchidas), com os concursos de contratação completamente baralhados.

Uma sugestão para o BE e outros partidos. Antes proporem soluções "milagrosas" para problemas destes, façam o trabalho de casa, estudando muito bem o problema. Há outras formas de resolver este problema. Por exemplo, que novos concursos com as vagas que realmente são necessárias."

10 comentários:

  1. Este tipo de propostas apenas tem um nome, "querer mostrar serviço"...

    Se querem mais uma forma de eliminar grande parte da mobilidade de professores, bem como a vinculação de contratados, apurem devidamente as necessidades das escolas (até uma taxa de ocupação de quadros próxima dos 90% será aceitável e permite salvaguardar eventuais flutuações de alunos) e abram concurso já para o próximo ano lectivo...

    Mas não se esqueçam de colocar todas as escolas a concurso. Aqui incluo as escolas TEIP, que ficaram estupidamente desfalcadas, de professores nos quadros, em muitos casos.

    Vão ver que, desse concurso em diante, o número de professores de quadro a concorrer será muito menor.


    P.S. (salvo seja): Uma coisa que também achava interessante alterar era o número de 'locais' para onde se pode concorrer... É que há muita gente que fica colocada/efectiva, mas depois chora-se que está muito longe de casa e coiso e tal. E com este comentário vou arranjar uma data de amigos novos, ai vou vou!!! :D

    ResponderEliminar
  2. (Pronto já deve estar pensar...Oh não!!outra vez este!!hehe)

    "Uma coisa que também achava interessante alterar era o número de 'locais' para onde se pode concorrer"

    Mas Quando tiver tempo Hzolio gostaria de saber que propõe? Deverás pode ser uma sugestão importante!!


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Qualquer coisa do tipo 200 a 250 escolas/agrupamentos... Ou então que se mantenha como está, mas que as pessoas se tornem mais responsáveis com as escolhas que fazem.

    Quem concorre ao país todo habilita-se a uma colocação dentro dessas escolhas que faz. O problema é que muitas vezes depois começa a ladainha do aí e coiso e tal... ;)

    O comentário é mais para pôr a malta a pensar.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço que me esclareçam: Agradeço informação relativa a habilitação profissional. Para leccionar nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com o grau académico de bacharel há um limite de tempo para adquirir o grau de licenciado, ou é dispesável fazer essa formação acrescida? Pela legislação que consultei parece-me ser exigido o grau de licenciado, porém não está explícito se há um prazo estabelecido.
    Parece-me que a legislação prevê que por agora seja possível. Estará correcta esta interpretação?



    Antecipadamente agradecido

    ResponderEliminar
  5. isto da vinculação dos contratados é só política,só palhaçada...sou reformada,tirei o curso antes do 25 Abril,efectivei-me no fim do primeiro ano,houve já anos em que os professores nem por contratados passaram,efectivaram-se logo no após o estágio...a escola pública era de qualidade porque os professores eram respeitados,tinham tranquilidade na escola e havia espirito de equipe.
    a política da altura não separava os professores e...os inspectores,directores embora fiscalizassem,colaboravam e respeitavam o nosso trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Pessoal:
    Efectivei há 10 anos atrás a 200km de casa. Pensava eu, na altura e à semelhança de anos anteriores, que seria 1 ano ou 2 longe e depois conseguiria aproximar novamente. De há 10 anos a esta parte, o meu grupo não abre vagas...continuo no fim do mundo!
    Vem agora o BE dizer que com 4 anos ficam vinculados onde estão contratados?No meu grupo, há + de 1000 contratados em vagas óptimas.E eu e os milhares de desterrados, ficamos como?
    Acho bem q vinculem contratados mas num concurso aberto a todos(QA-QZP/CN) nunca por resultado de uma última colocação!O BE q pense e fundamente melhor esta proposta!
    HZLIO:Se não efectivasse, teria ficado 2 a 3 anos desempregado!Escolhi o mal menor!

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo, quem sou eu para questionar as suas opções. No entanto, quando fez a sua escolha sabia que o que está a acontecer era uma possibilidade. ;)

    Sem dúvida nenhuma que concordo consigo naquilo que refere em relação à proposta do BE. Mas nada a que não estejamos habituados! É pena que na demanda de mostrar serviço, avancem com tamanha barbaridade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Há! Um novo concurso para todos - QA+QZP+CN) com um maior nº de vagas que possibilite vincular um maior nº de contratados...se se insistir em concursos com vagas fictícias como o anterior, ninguém + vinculará!

    ResponderEliminar
  9. quantos mais contratados existirem maior prejuízo para os alunos...continuidade não existe e exigências não têm cabimento...
    os vinculados têm os cargos e os outros vão entretendo os meninos...
    ´poupam dinheiro,mas sucesso é impossivel...acabam com a escola pública...
    há muita gente acomodada,porque monetáriamente não estão mal e o trabalho não aperta.
    os directores estão em grande de o suplemento têm quase o meu ordenado...
    acabem com a fantochada;deve existir a categoria de professor,diferenças monetárias mais suaves e trabalho de equipa na escola;

    ResponderEliminar