sexta-feira, 23 de outubro de 2009

3 anos de "Professores Lusos".

E cá está... 3 anos de actividade blogger incessante. Mais um ano de vida à frente de um espaço que se tornou para muitos um ponto de encontro. Para mim, mais do que um ponto de encontro já fiz aqui meia dúzia de amigos, pessoas em quem posso confiar mesmo não conhecendo fisicamente. E os que não são amigos são pelo menos conhecidos... Já acho estranho quando certos "residentes" não comentam e sinto falta de ler opiniões diferentes da minha. É bom de ver o aumento do número de comentadores deste blogue... Fico feliz por isso.

A minha existência blogger encontra-se repleta de altos e baixos. Por diversas vezes ponderei desistir (o trabalho e o tempo "perdidos" aqui por vezes são excessivos), mas tenho de reconhecer que este espaço se tornou num vício. Antes de criar este espaço pouco ou nada percebia de legislação, não tinha contactos em sindicatos e os conhecidos limitavam-se às escolas por onde tinha passado ou pelos colegas de curso. Com este blogue o número de contactos aumentou exponencialmente o que tem permitido aumentar a minha visão da educação e mesmo da vida.

Relativamente ao blogue em si: Mais de 1 milhão de visitas, cerca de 1000 leitores diários (nas alturas de contestação e de concursos o número aumenta exponencialmente), visitas de vários pontos do mundo e cerca de 30 emails diários recebidos. Para muitos estes números são pequenos e insignificantes, para mim são números fantásticos...

Aos que visitam: O meu obrigado... Agradeço a companhia, o incentivo, a partilha, a amizade, as palavras bonitas e a união que por aqui se sente (com algumas excepções, obviamente).

Enquanto puder e quiser este blogue não irá desaparecer...

Nota: A partir de hoje e até porque três anos de trabalho falam por mim, irei começar a «assinar» os posts também com o meu apelido. O "anonimato" já não faz sentido... ;)

28 comentários:

  1. Muitos parabéns, Ricardo, pelo teu blog. Admiro muito o teu trabalho e o contributo que tens dado no auxilio dos professores portugueses. Acompanho-te desde o profcontratado e as tuas informações e comentários sempre pertinentes e actuais já me auxiliaram mais que uma vez na minha vida profissional, por isso acompanho o teu blog diariamente! És o maior!! Grande Abraço e até sempre!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo…

    Creio que demonstro sempre a cada oportunidade surgida para agradecer o teu maravilhoso trabalho e agradecer os teus actos seja no esclarecimento de dúvidas, como no alertar para as diversas ilegalidades que tem sido feitas ao longo dos tempos contra os docentes e não docentes.

    3 Anos???

    Venham mais e melhor (esperança no futuro) para assim debatermos mais educação e menos politica.

    Venho também aproveitar a ocasião para lançar um repto aos que considero supra-sumos bloguistas e defensores da liberdade da educação em Portugal na actualidade:

    Pessoas como: Ramiro,Goretti,Guinote,etc...

    Gostaria muito que, de certa maneira se unissem e redigissem um texto, destinado a nova ministra, com o intuito de demonstrar os males actuais da carreira docente e da educação em Portugal.

    Talvez fosse uma maneira de despertar a consciência do M.E e da Sr.ª Ministra face aos problemas vividos e surgidos à actualidade.

    Apesar de meros docentes, como tu muito bem apontas o teu blogue tem sido fruto das diversas emoções vividas pelos docentes e ao longo dos tempos tem sido uma grande “arma” informativa no meio.



    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 3 anos de blog. Fazes um trabalho fantástico que imensas vezes é desprezado por outros bloggers. Talvez seja inveja, talvez má vontade mas quanto mais venho aqui mais acho que és tu o verdadeiro lider dos bloggers no seio dos professores. Não criticas de forma infundada, não radicalizas nem maltratas. És verdadeiramente único dentro da nossa classe.

    Teria imenso gosto em trabalhar contigo e mais, se estivesses mais para sul, propor-te-ia estares comigo na direcção executiva.

    Nenhum director te deveria deixar passar sem te pedir para ficar. És sem dúvida alguém profundamente conhecedor da legislação educativa, detentor de um grande sentimento de partilha e certamente um excelente pedagogo. Estás de parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Ricardo, por todo este investimento!!! Obrigado também por proporcionares, a cada dia, a construção do nosso conhecimento!

    Gostei, em particular, do conteúdo em rodapé! ;)

    Obrigado, pela "companhia" nestes anos (ainda sou do tempo de ler o "blog dos professores contratados")!!

    Parabéns!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. sou reformada,mas muito atenta aos problemas da classe.
    parabens pelo seu blog e pela preciosa ajuda que dá aos colegas e aos portugueses.
    uma pergunta indiscreta...não foi convidado para a pasta?

    ResponderEliminar
  6. por lapso coloquei anónimo,sou a alentejana.

    ResponderEliminar
  7. Só temos de agradecer o apoio que tem dado a tantos de nós.
    Espero que tenha forças e vontade para continuar por muito tempo.
    Parece-me que estão ainda distantes os tempos de paz no ensino.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Ricardo,

    Não sei se me inclua nos "residentes", mas caso lá tenha lugar, e nas consultas que terás feito ao meu blogue, de certeza que já percebeste que o tempo não abunda por estes lados... ;)

    No entanto, tempo não me falta para te deixar mais uma mensagem de parabéns por este espaço que nos acompanha de há 3 anos para cá.

    Que não te faltem as forças para que continues a animar este espaço e, como tu já bem sabes, sempre que for necessário alguma coisa ou ajuda, avisa.

    Grande Abraço,
    Pedro "HzoLio" T.

    P.S.: Também eu vou para os 3 anos e, como até publico fotos minhas, acho que o nome não faz mal a ninguém... :D

    ResponderEliminar
  9. 3 anitos! Como o tempo passa. Mas parece que tempo é algo que começa a faltar a muitos de nós. Espero que continues a arranja-lo.
    Abraços

    N "Advogado do Diabo" aka "Profcurioso" C

    P.S. Sou mais "discreto" por isso fico pelas iniciais. ;)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Ricardo!

    Muito Obrigada por toda a informação e apoio que tens dado a toda a classe docente.

    Rita

    ResponderEliminar
  11. Um abraço, Ricardo.
    Não falo do teu trabalho. Ele fala por si. Eu vi!

    E trata lá de encomendar a prole que é necessário garotos nas salas das educadoras. Mexe-te!

    :D

    Teixeira.

    ResponderEliminar
  12. És um tipo fantástico que já tive oportunidade de conhecer em R. Pena. Já na altura (acho que estavas no 1.º ano de aulas depois do estágio) eras um tipo bem porreiro e que augurava tudo de bom. Se bem me lembro ainda verdinho desenhaste o laboratório de Química (que posteriormente foi construido). Estou certo, não estou?

    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada pelo excelente ser humano que é. Continue assim.

    ResponderEliminar
  14. Só conheço o blog acerca de um ano.Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  15. Olá Ricardo :)
    Simplesmente muito obrigada. Acompanho o blog desde sempre e diariamente. É uma grande ajuda... e espero que continue a ser por muito tempo...
    Isabella

    ResponderEliminar
  16. Parabéns!! Já disse várias vezes e repito, o que fazes é um verdadeiro serviço público, por isso desejo que continues com o profslusos por muitos e bons anos... Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo blog! A nossa profissão precisa de mais pessoas como tu.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Ricardo!

    Obrigada pelo teu contributo nesta luta de todos nós. Continua que estás no caminho certo...

    Abraço solidário,

    Safira

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pelos três em linha :-)
    Encontro no segundo parágrafo do seu texto pontos de contacto com a minha própria experiência enquanto blogger.
    Cumprimentos,
    Jorge

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns Ricardo! Tenho acompanhado o teu blogue desde o início e, com ele, aprendido imenso (confesso que é a primeira página que abro de cada vez que me ligo à internet). Muito Obrigada por tudo e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Ricardo - pelo blog e principalmente pelo excelente trabalho aqui desenvolvido, bem visível no número de pessoas que por aqui passa a pedir esclarecimentos e ajuda.
    Continua assim!

    ResponderEliminar
  22. Obrigada por existires!

    PARABÉNS...
    e venham no mínimo mais 3

    ResponderEliminar
  23. Obrigada por tudo!

    Esta é o primeiro blog que vejo todos os dias!

    Felecidades para mais 3 :)

    ResponderEliminar
  24. Muitos Parabéns, Ricardo!
    Tens sido uma ajuda preciosa para toda a classe Docente.
    Em muitos momentos de desânimo com as politicas educativas tens sido uma ponte. Fico muito contente de todos nós partilharmos os mesmos pensamentos.

    Este blogue é um orgulhos para todos nós profs!
    Continua sempre assim...

    ResponderEliminar
  25. Olá Ricardo!
    Parabéns pelos três anos. Sou umas das fieis que consulta o blog desde o tempo em que o teu apelido era "Prof contratado" na caixa de conversa.
    Não tenho muito jeito para as palavras, sou da Matemática...
    mas um grande obrigado pelo tempo que dedicas a este blog.

    Ana Gonçalves

    ResponderEliminar
  26. Parabéns Ricardo,
    pelas novidades, esclarecimentos oportunos , pelas músicas :P e pelas horas de conversa e divertimento na tua caixa de conversa. Momentos de stresse e angústia que ajudaste a transformar num verdadeiro "combibio".
    Cumprimentos bio/geos

    ResponderEliminar
  27. Agradeço a todos os comentários agradáveis e que me deram ainda mais força para continuar com esta jornada blogosférica.

    Sem dúvida que por mais vontade que tivesse de divulgar informações, se não tivesse um feedback, não me conseguiria manter por aqui durante todo este tempo.

    Espero continuar a não desiludir...

    ResponderEliminar