domingo, 27 de setembro de 2009

O PS perdeu a maioria absoluta, mas...

...não é por isso que me sinto feliz. Algo está profundamente errado. É complicado «digerir» estes resultados, quando (aparentemente) eram tantos os que contestavam este PS de Sócrates. É difícil compreender estes resultados, quando sei que foram bastantes os meus colegas de profissão que votaram neste PS.

Para já, não consigo (nem quero) compreender os que me dizem para ficar feliz, pois o PS perdeu a maioria absoluta. Para mim o que era realmente importante residia na tentativa de mudança... Tentativa. Mas nem na tentativa os professores conseguiram ser unidos... Com o PS novamente no «poleiro» dificilmente algo irá mudar.

A todos os que votaram PS (e aos que não votaram em coisa nenhuma): Irão ter exactamente o que pediram. Parabéns! Ganharam...

Para os restantes (como eu), fica aqui a mensagem: Teremos mais 4 anos de luta. Resta saber se vamos conseguir reunir forças para continuar. Espero que sim, se bem que preveja uma grande debandada em termos de confronto à política educativa do PS.

Nota: Se quiserem saber quais os resultados oficiais, cliquem no sítio das Eleições Legislativas 2009.

25 comentários:

  1. Não culpes os Professores, pois a maioria dos Professores, certamente que não votou PS. Os grandes responsáveis pela vitória do PS chamam-se Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva. Apesar de tudo estou relativamente satisfeito com o resultado destas eleições, pois em 30 anos de democracia finalmente que o povo começa a ver que existem mais partidos sem ser os do costume.

    ResponderEliminar
  2. Portugal tem tido e continuará a ter o governo que merece. E com o tempo, já se verifica, tem os políticos que merece.
    Já me sinto como o Michael Moore depois da segunda vitória do Bush: " Não me preocupo mais. Desisto de tentar consciencializar as pessoas. Porque sabem que mais? Eu, até não estou muito mal. Provavelmente sairei menos prejudicado que muitos dos apoiantes dele (Bush)."

    ResponderEliminar
  3. Não sinto felicidade nenhuma pelos resultados, o facto de ninguem ter a maioria é bom, mas continuarmos com o PS vai ser dramático, tinha imposto limites a mim própria e como docente afirmo que não vou aguentar mais 4 anos ....lamento que as pessoas se acomodem e na hora da verdade fiquem em casa e nada fazem para mudar...tanto criticam e depois nada.....sejam felizes que eu vou tentar mudar o meu rumo. Concordo com o teu texto Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Estaria feliz se tivesse havido mudança
    Portugal joga um jogo de ping-pong à anos, ora PS ora PSD, sempre pensei que desta teriamos uma mudança, mas pronto, os portugueses gostam disto
    Tanta reclamação para que?
    NADA DE NADA TUDO IGUAL

    ResponderEliminar
  5. Para Alexandre:

    E eu não estou a culpar os meus colegas de profissão. Cada um vota no que quer e nunca foi meu objectivo recriminar opções. Apenas constatei uma realidade que me entristece. Também não acredito que a esmagadora maioria dos professores tivessem votado neste PS, mas todos contam. Até um...

    Quanto aos responsáveis que apontas, até concordo. Muita coisa poderia ser feita de forma diferente e com outros intervenientes. Infelizmente assim não aconteceu.

    E quanto às alterantivas que foram eleitas, na realidade até foi positivo, mas apenas no sentido que apresentaste, Alexandre. Falta a questão da governabilidade e essa é dos partidos do «centrão».

    ResponderEliminar
  6. Para Le-phabe: Mais uma vez, uma intervenção preciosa e oportuna. Temos o que merecemos e queremos, enquanto povo.

    Se estivessemos a falar ao telemóvel, a linguagem para te expressar o que sinto seria pouco cuidada, mas extremamente «interessante». Acho que hoje iria bater todos os recordes. ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo
    Acho que temos aquilo que os portugueses merecem e os professores também, porque muitos votaram PS.E que venham as novas leis e espero que piores e que também atinjam os professores titulares. Viva a arrogância( é um desabafo)

    ResponderEliminar
  8. Não é com vinagre que se apanham moscas.As leis num país democrático são para todos.
    Na verdade,os contratados estão muito penalizados,percorrem km para trabalhar e o ordenado,a segurança,e o trabalho tão diferentes...vamos ver...

    ResponderEliminar
  9. Ricardo não podia concordar mais contigo.
    Mas vejo que não somos só meia dúzia a pensar o mesmo.
    Temos que pensar que os outros vão evoluir e entender o que se passa há 30 anos em Portugal.

    Tudo de bom para ti.
    Maísa

    ResponderEliminar
  10. Na minha humilde opinião o grande problema da classe foi ter acreditado que as coisas se resolvem à força.
    Temos aí a resposta!!!

    ResponderEliminar
  11. No país dos Isaltinos,Valentins e Fátimas Felgueiras tudo é possível.
    O povo português queixa-se, mas quando chega a hora da verdade tem memória curta.
    Custa-me a aceitar é que haja professores, pessoas supostamente informadas, cultas e esclarecidas que tenham votado PS, depois do que tem sido feito com a classe, e pior, com o ensino em Portugal.
    O facilitismo instaurado irá causar gravíssimos danos no futuro, e a geração «doutor analfabeto» está aí a aparecer, para mal dos nossos pecados.

    ResponderEliminar
  12. estes argumentos de quem não está de acordo com a "minha" ideia é analfabeto ou inculto ou estupido já não os ouvia desde o PREC exactamente feitos pelo PCP!!!
    quem não vota em nós, não está politizado!

    ResponderEliminar
  13. Estou triste... Ao recordar as manifestações realizadas durante o ano passado nunca pensei que isto fosse acontecer assim, afinal somos como os médicos, dizem que fumar faz mal mas eles são os primeiros a fazê-lo. Já não sei em quem é que se pode acreditar. Temos o que merecemos não se queixem!!!

    ResponderEliminar
  14. Compreendo perfeitamente a perspectiva do Ricardo.
    Estes resultados, deixaram-me, acima de td, profundamente triste.
    Continuo a compreender se está tanta gente descontente, como é possível chegar a este resultado.
    Agora é aquela máxima "Temos o que merecemos" (mas mts de nós sem culpa nenhuma).
    Melhores dias virão...
    ... não sei é qd!!!
    Força colegas
    Sara B.

    ResponderEliminar
  15. afinal apenas uns poucos estarão tristes.
    resultado:
    SOCRATES 15 - PROFS 0

    ResponderEliminar
  16. ninguem tem razão para estar triste;em eleições quem ganha é vencedor;
    para hoje pudermos votar,houve uma luta de muitos anos...
    os resultados de hoje não põem em causa as manifestações...só cegos é que não viram como os professores foram tratados .o CDS e o BE subiram tanto...isto não diz nada?
    vamos continuar a lutar pela verdadeira democracia.

    ResponderEliminar
  17. Mas eu não afirmei tristeza, apenas disse que não estava feliz... Com a nova composição do Parlamento, algo poderá ser modificado. Basta que os outros partidos se cheguem à frente. Este PS será obrigado a negociar tudo, não podendo mais impor. E isso é algo de profundamente positivo.

    ResponderEliminar
  18. Como disse o líder do MPT, estes resultados são a prova de que os portugueses estão muito satisfeitos com a forma como o país tem sido gerido.
    Podemos falar em escândalos, corrupção, ataque feroz a quem trabalha, protecção aos "maiorais" e muito mais mas o povo é que sabe...

    ResponderEliminar
  19. Ricardo, é incrível como me identifico sempre com as tuas palavras...Pois bem, tal como disse na sexta na caixa de conversa, estava (e ainda estou) constipada e como tal fiquei na camita e só ao final da tarde é que fui votar e uma vez que era delegada de uma secção de voto, fiquei a ajudar a contar os votos...nem imaginas a agonia e o nojo que senti quando vi o tamanho dos votos do PS...Engoli em seco, respirei fundo e fiz o trabalho até ao fim...quando as portas se abriram, não me aguentei e disse uns quantos de palavrões para quem quis ouvir...na minha freguesia o PS teve maioria absoluta, ou muito perto disso, nem quis fazer contas finais, as evidências diziam tudo.
    Conclusão minha: quem votou PS? Pessoas que vivem do RSI e que acham que por terem um PC por poucos euros o senhor é um herói; outras por acharem que a oposição talvez não fosse opção.
    P.S.- Como estava a "curtir duas fossas" só agora é que vim aqui

    ResponderEliminar
  20. como é possível ser-se tão facciosa e dizer que 2 milhões de pessoas recebem o RSI e têm um PC em casa!!!
    menina abre os olhos, pelos vistos as fossas não te deixam enxergar bem que não existe tanta gente estúpida ( como o sr da madeira também diz... ) e acorda para a realidade!
    dahhhhh

    ResponderEliminar
  21. Anónimo, se reparou eu disse conclusão MINHA, portanto é uma opinião e que eu saiba ainda se podem dar opiniões. Depois devia ter reparado que eu falei sobre o que se passou na freguesia onde resido e aqui não moram 2 milhões de pessoas (nem nada perto disso), portanto a MINHA conclusão foi sobre o que aqui se passou, não coloquei nenhuma OPINIÃO sobre o que se passou a nível nacional. E também nunca "adjectivei" ninguém, portanto devia ser delicado com as suas palavras, pois eu não insultei ninguém nem nunca o fiz.

    ResponderEliminar
  22. claro que nunca adjectivaste estimadissima colega, claro que não.

    ..." nem imaginas a agonia e o nojo que senti quando vi o tamanho dos votos do PS..."

    ...e também és muito delicada nas palavras ditas ( ou pensadas).

    ..."não me aguentei e disse uns quantos de palavrões para quem quis ouvir..."

    isto tudo porque o PS ganhou maioria absoluta na "tua" freguesia"?
    Oh filha andas mesmo muito em baixo!!!
    Vai preparar umas aulas que isso passa-te.

    ResponderEliminar
  23. Pois,que EU senti, são meus e não chamei os outros...Não o insultei e achou-se no direito de me insultar. Mas se é feliz assim, esteja à vontade.

    ResponderEliminar
  24. Não inventes porque ninguém insultou ninguém!
    Pelos vistos és mais uma daquelas "vitimas" que se permite dizer tudo o que lhe vem à cabeça mas que é muito sensível ao que lhe dizem.
    Já agora não me troques o sexo porque me sinto muito bem mulher e daquelas que não anda a mando dos homens!

    ResponderEliminar
  25. Acho que o povo deu uma lição aos professores!

    Sei que menosprezam o "povo" pelos comentários aqui colocados, enfim é a classe de prof. que temos!

    Cumps

    ResponderEliminar