terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dia cansativo...


Com um pouco de sorte, amanhã consigo ter mais tempo para fazer actualizações. Espero que a vossa apresentação na escola tenha corrido bem... A minha foi relativamente rápida. 15 minutos na Direcção para ficar a saber quais os níveis que iria leccionar (nada de horário, para minha tristeza). A única excepção a esta rapidez, foi o tempo passado na secretaria, a preencher papéis e mais papéis - cerca de 30 minutos), mas nada a que já não estejamos todos habituados. Sorrisos muitos e palavras amigas, com olhares de recordação à mistura constituiram a restante hora que passei na escola, algo que não provocou em mim grande admiração, pois já é o 3.º ano (em 10 de profissão) que lecciono nesta escola. Não foi ao acaso que esta foi a minha 1.ª opção em termos de concurso a DACL.

Sintam-se à vontade de contar a vossa primeira impressão da «nova» escola... Acho que não sou o único a sentir curiosidade em saber como vos correu este primeiro dia.

32 comentários:

  1. A minha foi mais ou menos como a tua. A diferença foi na parte da recordação, pois foi rever os meus antigos professores.Além de que já tenho uma boa noticia. Vou voltar a ter uma boa turma ("só" teve 12 alunos no quadro de excelência no ano passado)!

    ResponderEliminar
  2. Hoje percebi a prepotência do Director... Que filme.

    ResponderEliminar
  3. Escola nova obtida em DACL!
    Perto de casa!
    Não conheci a Directora. Falei 2 min com a vice-directora.
    Preenchi papeis!

    Não sei nada de nada sobre o que me espera...amanhã é que supostamente ficarei a saber alguma coisinha na RGP.
    bom ano lectivo

    ResponderEliminar
  4. ola Ricardo tudo bem.A minha foi excelente, a mesma escola do ano passado. foi uma sensação maravilhosa.tambem fui a unica pessoa do quadro a entrar no concelho de chaves. e houve nove horarios ao todo nas tres escolas secundarias 9 horarios para contratados. nao houve apuramento real de vagas para quadro.
    Ritinha

    ResponderEliminar
  5. A mim disseram-me logo que tinha ficado numa escola DIFERENTE... e pelo que já li aqui fiquei!!!

    Cheguei às 9 horas...

    10 minutos de conversa com o sub-director...

    40 minutos a preencher papéis na secretária...

    café

    10 horas - reunião geral de professores

    12 horas - reunião de departamento

    14 horas - reunião de grupo

    Amanhã

    9.30 - reunião de DTs e secretários

    11 - acção de formação obrigatória de quadros interactivos

    Quinta e sexta - Conselhos de turma (9 turmas significam 13,5 horas de reuniões)

    próxima segunda - Nova reunião geral (distribuição de horários)...

    Não maço mais... tenho assim toda a semana.

    Vamos ver... Já tive em todo o tipo de escolas. Não me importo de ficar naquelas em que realmente se trabalha. Vamos ver é se bem.

    Não há nada mais deprimente de que uma escola onde se trabalha muito, muito e mal... Já tive uma ano essa experiência e espero não repetir

    ResponderEliminar
  6. Um dia estranho.
    Todos os novos chegaram cedo (9h) mas afinal era tudo às dez. O pessoal foi chegando e nada de ligar aos profs novos... nada de directora, nem vices nem nada, estavam todos na direcção a resolver umas chatices... e foi assim

    ResponderEliminar
  7. A minha não foi agradável. A propósito disso precisava de falar com o Ricardo...

    ResponderEliminar
  8. Contente por estar na mesma escola, cheia de vontade de trabalhar :)

    ResponderEliminar
  9. Na mesma escola!Contente/triste pois como sou DACL não me foram atribuidas as minhas turmas (a que me dediquei a 100%) os horários já estão feitos.
    Vou leccionar Área de Projecto 12º e...
    Boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  10. secretaria, preenchimento de papelada. funcionária simpática, nem todas me pareceram ser. alguma arrogância por parte de uma.

    conversa breve com a sub directora, simpática; conversa com o director, simpático, informou-me acerca da composição do meu horário. disponivel para ouvir, pareceu-me. gostei do aperto de mão e do olhar.

    espero não me enganar. finalmente estou perto de casa.

    ResponderEliminar
  11. Nao tenho escolinha ainda - sou de 1ceb - mas fico com um brilho bonito nos olhos por ver que a maioria de vós parece feliz e bem colocado!! Estou nisto "apenas" há 2anos..e como têm denegrido tanto a imagem de, quanto a mim, a mais nobre profissão, fico feliz por continuar a acreditar que todos os dias, colegas se levantam com um sorriso no rosto para ir trabalhar!!
    Bom ano para todos! De coraçao!! E torçam por mim...sinto me a perder o fogo do meu 18 de estágio... :´(

    ResponderEliminar
  12. Mas continuo com vontade de dar o meu melhor! Pois gosto muito da escola.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos e, especialimente, ao Ricardo. Fui colocada em DACL na minha primeira opção, perto de casa. Regressei a uma escola onde já tinha leccionado hà 3 anos atrás e, sinceramente, fiquei decepcionada com o que vi. Receberam-me bem, mas percebi que muita coisa mudou (talvez por força da avaliação)desde então. Os funcionários continuam uma simpatia.... os colegas nem por isso :). O horário? Nem percebi muito bem, pois são os restos do que os da "casa" não quiseram. EFA's... CEF's... RVCC... eu sei lá que mais... o diabo a 7. Vejamos o que se segue... Amanhã temos reunião de urgência por causa do Plano da Gripe A... lol

    ResponderEliminar
  14. Para Advogado do Diabo:

    Por acaso não revi nenhum dos meus professores, pois não foi esta a minha escola de adolescente. Parabéns pela tua turma de mérito... Não me parece que vá ter nenhuma este ano. Bem, vou ter um CEF. Uma experiência nova, que exigirá de mim a inscrição num ginásio cá da cidade. Não vá ter problemas. Eh eh eh...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Para Ana:

    Ainda não tens escola, mas em breve terás. Irão surgir bastantes horários, não te preocupes...

    Quanto ao brilho nos olhos: Já foi maior, no entanto, e tentando colocar de parte tudo o que de mau o PS nos sujeitou, reconheço que os alunos são uma enorme motivação para acordar de manhã. Sabermos que de uma forma ou de outra (se possível de forma positiva) estamos a influenciar a vida de jovens é gratificante.

    Boa sorte... Quando conseguires colocação, diz qualquer coisa, ok?

    ResponderEliminar
  16. Cansativo foi o meu dia....que tive que ir directamente ao Ministério pedir o papel para o subsídio de desemprego, pois era quem me poderia entregar o documento. O pior é que já lhes entreguei tudo em Julho, liguei para lá e falei directamente com a responsável pela dita assinatura na 6ª feira, explicando que sou do Porto e que precisava do doc. no dia 31 para o entregar do dia 1. A senhora sabia que eu no dia 1 iria a Lisboa e que nesse mesmo dia, até às 16h teria que o entregar no centro de emprego no norte. Quando lá cheguei de manhã a senhora não estava, entretanto chegou pelas 10h30 e sabendo que o meu comboio era às 11h30, pois era o único que daria tempo para entregar papel, não me assinou. Vim de Lisboa com as mãos a abanar. Mas durante a viagem liguei-lhe 3 vezes, em tom de ameaça, ate que ele decidiu enviar por fax. Cheguei a casa, peguei no fax e cheguei ao centro de emprego 5min antes de encerrarem. A minha sore foi que me aceitaram o fax na condição de eu entregar o original hoje.
    Estes directores dos departamentos do ME são assim...nem dá para comentar!

    ResponderEliminar
  17. Para anónimo das 10h50m

    Devemos ser da mesma escola.!!!

    ResponderEliminar
  18. Para anónimo das 2:02PM...

    Pistas sobre qual é a tua escola?????

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Eu apresentei-me no dia 31 pois encontro-me de licença de parentalidade.Fiquei à porta de casa, na minha 2º opção (para espanto meu, pois consegui ser colocada em DACL noutro QZP que não o meu).Já conheço o Agrupamento visto que aí fiquei destacada com gravidez de risco.Desde então mudou o executivo para directivo e dada a afluência de colegas nem me apercebi muito bem dos novos membros da direcção, tendo-me apresentado à ex- presidente.
    Gostava que me aconselhasse:não cheguei a perguntar o meu horário e escola (1ºciclo) visto que, juntando à licença as minhas férias, retomarei serviço no final do 1º período.Sérá que daqui a uns dias poderei informar-me no Agrupamento, já que as reuniôes começaram ontem?A direcção poderá alterar horário e escola até à minha apresentação conforme as necessidades?
    Obrigada pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
  20. Para anónimo das 3:11

    pista : Cae 13

    ResponderEliminar
  21. Depois de uma mais de meia hora a preencher a papelada na secretaria, lá vou ao conselho executivo, digo, direcção, onde estava tudo muito atarefado de roda dos horários.
    Aí, com um sorriso na cara do director, fico logo a saber que TODOS os horários são nominais e que tenho 2 direcções de turma, sim, 2. E das supostas mais complicadas turmas do 7º ano.
    Fiquei sem palavras e estou para saber se as pessoas que entraram no meu grupo atrás de mim também têm 2 direcções de turma.
    Qual o critério para atribuição de horários às pessoas novas na escola? É que eu não sou o último da lista (sou quadro de escola em situação de DAR e tenho 2 colegas atrás de mim) e parece-me que fiquei com o pior horário.
    Entendo que se dê prioridade às pessoas que já estavam na escola, as que são do quadro da escola, entendo a questão dos horários nominais para cargos específicos, mas de resto devo ter uma falha grave de raciocínio porque não entendo como é que é possível com tantos professores numa escola haja alguém com 2 direcções de turma e com um horário bem pior do que as pessoas do grupo que estão atrás de si, sem desprimor para elas, claro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Rogério: o que é um mau horário para si, pode ser um bom horário para outra pessoa e vice-versa. O critério para atribuição dos horários é uma decisão do director, após auscultação do Conselho Pedagógico. Que mania a nossa de nos estarmos sempre a comparar aos colegas, a ver se o "parceiro" que está atrás de nós tem um horário melhor!!

    ResponderEliminar
  23. E o raciocínio pode ser: "ora, este colega tem mais experiência, pois tem 2 colegas atrás, logo... duas direcções de turma para ele!"

    ResponderEliminar
  24. Anónimo, entendo o que quer dizer e já me coloquei nessa posição. Afinal, fazer horários que agradem a todos é muito, muito complicado. Há filhos, há pessoas que vivem longe da escola, há continuidades pedagógicas, etc... Sei disso. De qualquer forma não me parece que um horário cheio de buracos e com duas direcções de turma muito complicadas seja melhor do que horários arrumadinhos.
    Além disso por muita experiência que se tenha, parece-me que 2 direcções de turma é um pouco demais, tendo em conta que muita gente, muita gente mesmo não tem nenhuma, simplesmente porque não querem ter, porque já uma dá muito trabalho e isso que fique para os novos da escola, claro.
    Sempre a velha história do fazer a vontade aos "amiguinhos da casa", prejudicando quem chega de novo.

    ResponderEliminar
  25. o meu horário é das 9.00h ás 17h....de seg. à Sexta. sou prof bibliotecária colocada numaescolaalgarvia. A direcção é 5 estrelas. Estou pertinho de csa...12 minutos! Felicidades a todos.

    ResponderEliminar
  26. EM MUITAS ESCOLAS,HORÁRIOS NADA...OS NOVOS QUE SE AMOLEM;
    O ME É CULPADO MUITAS VEZES,QUANDO A DESONESTIDADE RESIDE NAS BASES...
    ACERTOS,SÓ EM ALGUMAS ESCOLAS E MUITAS VEZES COM UM ESFORÇO ENORME DOS DIRECTORES...SE FÔSSEMOS MAIS UNIDOS E HUMANOS,TUDO SERIA MAIS FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  27. EM MUITAS ESCOLAS,HORÁRIOS NADA...OS NOVOS QUE SE AMOLEM;
    O ME É CULPADO MUITAS VEZES,QUANDO A DESONESTIDADE RESIDE NAS BASES...
    ACERTOS,SÓ EM ALGUMAS ESCOLAS E MUITAS VEZES COM UM ESFORÇO ENORME DOS DIRECTORES...SE FÔSSEMOS MAIS UNIDOS E HUMANOS,TUDO SERIA MAIS FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  28. Por amor de Deus, somos professores. Ainda por cima uma Bibliotecária que escreve "ás"... é com acento grave e não agudo, SIM?
    ... Relativamente à minha experiência numa nova escola não sei se está a ir bem ou mal... mas que uma colega com x anos de serviço decidiu que este ano era excelente para leccionar a disciplina preferida dela e...lá vou eu para um daqueles cursos fantásticos que o ME decidiu inventar para tornar a escola inclusiva... sim... é visível que eu sou contra?
    A escola é um lugar de aprendizagem, de cultura, de vontade, de evolução - se fosse um circo eu levava uma bolinha vermelha no nariz todos os dias.
    Considero-me um bom profissional.

    ResponderEliminar
  29. Fico contente por ver que todos ficaram nas suas primeiras opções. Só é pena eu ter ficado a 90km de casa ... com todas estas brincadeiras de DCALs! É que agora são 4 anos, para quem ficou bem e para quem ficou mal. De qualquer forma boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  30. Para CAE 13...

    A primeira pista coincide... a minha cae 13

    2ª pista. O concelho a que pertence tem praia...

    ResponderEliminar