quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Onde param as listas provisórias de DACL e DAR?

Era suposto serem publicitadas listas provisórias dos DACL e DAR (ponto XX, do aviso de abertura). Não foram publicitadas... E certamente que a esta altura, já não serão. Apenas surgiram as listas dos DCE.

Até pode não parecer relevante, mas na realidade estas listas seriam bastante úteis. Pelo menos, para quem poderia a esta altura, proceder a um certo e determinado tipo de «trabalho de casa». Bem sei que as listas provisórias de DACL e DAR, iriam manter a posição relativa de ordenação dos colegas, no entanto, se não as pretendiam divulgar, para quê colocar num aviso de abertura que seriam publicitadas?!

Ou é atraso... Ou distracção... Ou pura incompetência...

Relativamente às listas de colocação, não creio que o PS se possa dar ao luxo de provocar mais um tumulto eleitoralista. Isto é, não irão adiar muito mais a saída das listas... E porquê? Porque muitas escolas já têm reuniões de trabalho marcadas para a próxima semana. Não me parece que queiram abrir notícias com títulos relativos ao atraso da colocação dos professores. Não pelos professores (não se deixem enganar), mas sim pela restante opinião pública (seja lá o que isso for - continuo a considerar que a opinião pública são os meios de comunicação).

Resta saber se, as listas não irão conter bastantes erros. A pressa é má conselheira, e se pensarmos que ainda no final da semana passada estavam a permitir a desistência do concurso e hoje saíram novas listas dos "concursos" TEIP, certamente que a «coisa» vai ser acelerada. Estes colegas (os que desistiram e os que foram colocados) serão retirados das listas, pelo que o concurso nacional (e como tal, as listas) só poderá correr posteriormente. E o posteriormente, poderá ter iniciado apenas esta semana...

Pessoalmente, prefiro que as listas sejam publicitadas o mais tarde possível (independentemente do transtorno pessoal que isso possa provocar), por 2 motivos: 1 - Mais tarde poderá implicar menos erros; e 2 - Mais tarde poderá implicar sanções na mesa de voto, ao PS.

12 comentários:

  1. Onde páram as listas ou quem pára as listas não é Ricardo?

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, se bem entendi os candidatos das TEIP ou aceitam a colocação ou são exonerados do quadro com a penalização de um ano, certo? Assim sendo não poderão estar já fora das listas "normais"? Duma maneira ou de outra eles vão sair...É a minha visão da coisa...
    Quanto ao resto, claro que concordo com tudo.

    ResponderEliminar
  3. Nuno Martins (nuno_alg)agosto 27, 2009 12:11 da manhã

    Muito bom post Ricardo. Deveras. Explicito, directo e conciso. Apesar de não concordar com o último parágrafo ( transtornava-me e muito), não posso deixar de considerar que politicamente seria muito penalizante para o PS e seria muuuuuuito bom.

    ResponderEliminar
  4. Para Eu: Segundo a nota informativa hoje divulgada...

    "O não cumprimento dos deveres de aceitação e apresentação é considerado, para todos os efeitos
    legais, como não aceitação de colocação, determinando a anulação da colocação obtida, exoneração
    automática do lugar de quadro em que o docente esteja provido e impossibilidade de, no respectivo
    ano escolar, o docente ser colocado em exercício de funções docentes em agrupamento ou escola
    não agrupada pública
    (...)".

    Ou seja, o que escreveste está correcto. Assim, e tal como já afirmei, não me parece que exista alguém suficientemente louco para se meter numa tal carga de trabalhos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Para Nuno: O último parágrafo, também não me agrada, no entanto, a verdade é esta: Seria altamente penalizador em termos de votos, termos um início de ano lectivo sem professores (pelo menos, a maioria) nas escolas...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ricardo...
    Por isso continuo a achar que esses colegas já nem constam nas "nossas" listas, é só dar cumprimento ao prazo e está feito.

    P.S.-Eu estou na lista dos contratados.

    ResponderEliminar
  7. Para Nuno:
    Foste muito claro e racional.
    Nós os que acompanhamos o teu trabalho sabemos que és uma pessoa lúcida.
    Concordo com todo o teu raciocínio, no entanto, a questão política, aquilo que o PS ganha ou perde com este ministério não depedenderá certamente da celeridade destes processos de colocação ou, na minimização dos erros das listas. Esses existirão sempre!
    Penso que o país político está entretido com a economia, o déficit virtual, as políticas sociais de apoio ás famílias e com as lutas contra o desemprego!
    Há muito que deixámos (os professores) de ser notícia (breaking news).
    Parabéns ao blog...

    Tiago (contratado, filosofia)

    ResponderEliminar
  8. Desculpem, quis dirigir o meu comentário ao Ricardo.

    ResponderEliminar
  9. Pois.... lista de DACL e DAR....
    Eu sou uma daquelas colegas que tentou mudar de grupo e não conseguiu....
    Conclusão, não pareço na lista definitiva de graduação do meu grupo de recrutamento(110)... Concorri a DACL sem estar na lista definitiva...
    Sei + ou - onde me situar, na lista, mas não tenho nº...

    ResponderEliminar
  10. eu sou colega de dacl e como penso apanhar a primeira escola de dacl desisti do destacamento de dce.porque prefiro ser colocada em dacl.

    ResponderEliminar
  11. da dgrhe mandaram para o mei email uma sms se queria desistir desse destacamento. eu quis porque sou dacl obrigatoriamente e estes sao colocados primeiro. os quadros de escola se desistirem é que sao retirados Ricardo. Eu continuo porque sou Dacl

    ResponderEliminar