terça-feira, 25 de agosto de 2009

Blogues: A minha selecção.

E enquanto as listas de colocação não são publicitadas, vou colocando alguns posts «rápidos». Este tipo de posts tem 2 sentidos: O primeiro, é basicamente entreter-me (enquanto escrevo) para não stressar com as listas; e o segundo, tentar distraír-vos para também não stressarem tanto com as listas. Vantajoso para ambos. Eh eh eh...

O tema é claro... Quais os blogues que costumo visitar regularmente? E porquê estes e não outros? Reconheço que a ordem nem sempre é esta, mas com pequenas variações, as minhas viagens pela blogosfera, redundam quase sempre no mesmo. Atenção que visito muitos outros blogues (e que constam na lista no lado direito do mesmo - secção "Blogues"), no entanto, os que se seguem são visitas diárias.

Então, vamos lá à minha selecção:

1. "A Educação do meu Umbigo"

É por aqui que começo as minhas viagens na internet. Como toda a gente que circula na blogosfera sabe, este é o blogue do Paulo Guinote, porventura, o blogue mais conhecido no mundo virtual dos professores. Não o visito por ser aquele que tem mais visitas ou por ser (como alguns dizem) o mais polémico. Visito-o por me identificar com a linguagem do Paulo, com o seu humor inteligente, com o desconcerto que provoca em muitos, mas principalmente com o rigor da informação que presta. O blogue com maior capacidade de mobilização, no seio dos professores.


2. "ProfAvaliação"

Depois do blogue do Paulo, sigo para o blogue do Ramiro Marques (que entretanto, aumentou - e bem - a «equipa»). Um blogue bastante mais consensual, onde é frequente a identificação com as ideias do seu autor (mesmo que docente universitário). O Ramiro possui bastantes mais sítios na internet, no entanto, este é sem qualquer sombra de dúvidas o que mais êxito tem na internet. Um blogue onde todos se irão sentir bem, mas que por vezes, é assombrado pela crítica de quem espera opiniões mais contundentes. O Ramiro, por regra, não se deixa levar na onda e quando o faz, gera debates bastantes interessantes e envolventes. Um dos grandes trunfos deste blogue: Ultrapassa por diversas vezes a esfera educacional, dando conselhos relevantes sobre a internet e a blogosfera em geral, divulgando blogues menos conhecidos e recursos web que a maioria dos docentes desconhece.

3. "O Cartel"

Até há uns tempos atrás, a minha primeira escolha. Um blogue que respirava união e partilha, mas que dependia em grande medida da sua mentora (a britcom). Foi através deste blogue, que o meu foi dado a conhecer à grande maioria dos que ainda hoje me lêem. Ainda o visito sempre que me ligo à web, mas reconheço que sempre que o faço, o faço na ânsia de ler qualquer coisa da britcom. Presumo que melhores tempos virão para este espaço (do qual também faço parte, enquanto cartelista), mas para já, anda meio «apagadito». No entanto, continuo a recomendar a visita ao mesmo.

4. "(Re)Flexões"

Ao contrário dos anteriores, o autor deste blogue, surpreende-nos pela quantidade de conteúdos originais que consegue produzir. Polémico a maior parte das vezes, mas leva-nos a pensar seriamente sobre os temas que transporta para os posts. É porventura o blogue que conheci há menos tempo, no entanto, consegue cativar pelas análises que faz (sempre fundamentadas em links que nos levam às fontes da informação).

5. "A Sinistra Ministra"

Um blogue cooperativo, sem «papas na língua», onde podemos encontrar um pouco de tudo, sobre professores (e não só). Leitura «light» mesmo quando os conteúdos são de teor «pesado». É por aqui que costumo terminar a minha «ronda blogosférica».

2 comentários:

  1. Comigo foi ao contrário não conhecia sequer o cartel, e já frequentava o professores ccontratados há muito. Quando cheguei uma vez a uma escola e encontrei a britcom, falei-lhe do teu blog e ela deu-me a conhecer o cartel. De qualquer forma prefiro sempre o proflusos normalmente passo aqui primeiro que no site da dgrhe para saber novidades. Continua Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Também gosto destes:

    http://aventar.eu/

    http://antero.wordpress.com/

    http://odardomeu.blogspot.com/

    http://www.educacaosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar