segunda-feira, 15 de junho de 2009

Proposta da FENPROF.

Comentário: O título da notícia está claramente errado. O que os professores não querem é este modelo de avaliação do desempenho... Negociar as consequências (claramente falaciosas), não é resolver o problema, mas sim adiar (e até certa forma, compactuar). Espero que os sindicatos não se deixem enrolar mais uma vez. Bem, mas para quê comentar esta notícia?! Não me parece que o Ministério da Educação ceda neste ponto. E tanto não cede, que até já arranjou forma de relacionar as menções qualitativas com a prova de ingresso. Enfim...

2 comentários:

  1. Ricardo, coloco aqui a nota porque na caixa perde-se. Vê este artigo sobre listas de Espanhol: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1386787&idCanal=58. Aqui percebe-se de onde surgiu a confusão provisórias/definitivas (Há quem não saiba o que anda a fazer...) e também se percebe o quão confusos ficam os jornalistas com esta terminologia e procedimentos concursais (gosto desta palavra ultimamente muito em voga...). C. Pires

    ResponderEliminar
  2. Jamais serei a mesma, com tanta felicidade!

    O esvaziamento, a consternação, o enfado e até o silêncio… apoderaram-se de mim, o que não é presságio dum possível apaziguamento de espírito… é um recalcamento qualquer… Receio ficar traumatizada com tanto brilhantismo no plano político e educativo, o que esperava ?.

    De facto honras sejam feitas a quem de direito !
    O resultado das políticas educativas em Portugal estão na vanguarda, na mira internacional … São políticas merecedoras de honras, de glórias e de prémios Nobel : a OCDE irá ficar deslumbrada com os resultados dos nossos alunos ; com o aumento da população escolarizada ; com a qualidade do ensino ministrado nas nossas escolas ; com a motivação dos nossos alunos e professores ; com o choque tecnológico, os computadores Magalhães e os quadros interactivos…. Eu própria estou em contagiante regozijo, nem me consigo recompor!

    E nas escolas ? Alunos e professores motivadíssimos ! Vêm para as escolas com um sorriso de orelha a orelha… Que felicidade estonteante!

    Ai e a avaliação dos professores? É de se lhe tirar o chapéu !
    É tudo moderníssimo e pensado ao pormenor.
    Os professores apresentam, alguns, OI no final do ano lectivo, e a sua fichinha de auto-avaliação onde se referem aos seus objectivos individuais… Sucesso garantido !

    Alguns professores, pedem aulas assistidas… almejando o troféu do brilhantismo profissional : o MB ou Excelente. Olhando para as cotas e para o número de professores que se propuseram, têm o MB ou EXE abençoado! Comovente!
    A « bênção » não fica por aqui : não precisarão de fazer a sua provinha de ingresso. Convenhamos com um modelo de avaliação recheado de brilhantismo, pedir-se mais seria um exagero … e um ataque à Sra. Perfeição !

    Só me apetece ganir!

    Ass. Latinadora.

    ResponderEliminar