segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ministra assegura "capacidades" dos professores avaliadores.

No sítio da RTP a 01/06/2009: "(...)a ministra da Educação aceita que poderá ser necessário reforçar as aptidões dos avaliadores, mas rejeita por outro lado que estes não sejam capazes de levar por diante a avaliação dos colegas.

Para já, a ministra da Educação diz que é necessário aguardar os resultados do estudo, admitindo que possa vir a ser necessário fornecer ferramentas extra aos professores que estão a aplicar o modelo de avaliação nas escolas.
(...)
"O que eu recuso é que se passe atestados de incompetência aos professores e que se diga que os professores não tem as capacidades, nem as competências para fazer aquilo que é naturalmente o seu trabalho", defendeu Maria de Lurdes Rodrigues à margem da apresentação da Biblioteca de Livros Digitais, cerimónia que decorreu no Conservatório de Música do Porto.
(...)
"O Conselho Científico para a Avaliação dos Professores está a trabalhar, como está o Ministério da Educação", referiu a ministra, para deixar um apelo: "Vamos aguardar tranquilamente os resultados do trabalho do conselho consultivo, como de outros estudos pedidos, designadamente à OCDE"."

Ver Artigo Completo (RTP)

------------------------
Comentário: Se o discurso fosse diferente, é que eu ficava admirado. O que é «natural» no trabalho de um professor, é avaliar alunos, ao contrário do que afirma a Ministra da Educação. Avaliar um colega não é algo «natural» e exige competências e capacidades diferentes das exigidas para a avaliação dos alunos. Mas isso, todos nós sabemos... Não se trata de passar «atestados de incompetência», mas sim constatar uma realidade, que em última análise apenas vem reforçar os reais objectivos deste modelo de avaliação do desempenho. Mesmo que um qualquer estudo da OCDE coincida com as conclusões do CCAP, tenho a certeza que vai existir um qualquer «malabarismo» retórico, para inverter conclusões e assegurar resultados.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário