quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concurso de Docentes 2009: Uma previsão para a data de publicitação das listas provisórias.

Como já devem ter percebido, não disponho de informações seguras relativamente à data de publicitação das listas provisórias. Não gosto de indicar datas que possam não se concretizar, e depois contribuir para um acréscimo de stress de quem aqui vem. Confirmo sempre duas vezes, as informações de «última hora», e só depois de reflectir um pouco, é que as disponibilizo. Não gosto de enganar, mesmo que de forma indirecta ou inconsciente, no entanto, e como pode ser importante (e parece-me que é) para muitos terem uma data em mente (não é que rimei? Eh eh eh), segue-se a informação de que toda a gente fala. Novamente, o que a seguir se coloca é uma previsão (retirada do fórum do educare e anunciada por alguém na "Caixa de Conversa" aqui do blogue) feita com base no estudo do calendário de anos anteriores.

"Em 2006
A validação do aperfeiçoamento terminou a 17 de Abril, as Listas provisórias sairam a 28 de Abril e as listas definitivas e de colocação a 2 de Junho.

Com base neste calendário eu aposto em duas datas para as listas provisórias: 30 de Abril ou 8 de Maio. As listas definitivas é mais dificil de dizer mas quase de certeza algures em Junho. Aqui apostaria em 3 datas (12, 19 ou 27), especialmente em 12 (mais provável, na minha opinião) ou 19. A data de 27 está relacionado com os TEIP-
por Advogado do Diabo , 2009.04.20 19:57:22"
(Fonte: Fórum do Educare)

Se gostam de altos níveis de adrenalina, já sabem: Amanhã convém estarem sempre a fazer um «refresh» à página da DGRHE. Se não for amanhã, provavelmente só na próxima sexta-feira (e agora sou eu que estou a fazer futurologia). Basta de brincadeira... Agora a sério, tentem levar esta informação retirada do fórum como uma previsão e não como algo que vos tolde a razão (voltei a rimar... Hoje estou inspirado).

12 comentários:

  1. Mais uma informação. Segundo o Aviso de Abertura "4 — As listas são publicitadas por aviso a publicar no Diário da
    República, 2.ª série, podendo ser consultadas no site www.dgrhe.
    min -edu.pt, nos serviços regionais de educação, nos agrupamentos
    de escola e escolas não agrupadas e embaixadas ou consulados de
    Portugal"

    Portanto, se lerem o DR (2ª serie) devem ficar a saber se as listas estão para sair, isto se cumprirem o que está no Aviso. Com este ME já sabe que não é uma garantia. A página do DR (http://www.dre.pt) é actualizada todos os dias úteis às 9h

    ResponderEliminar
  2. Mais uns dados comparativos. concurso de 2007:
    - 3º momento de validação: 26 e 27 de Abril.
    - Publicação das listas provisórias: 11 de Maio.

    Chamo a atenção que as datas que indiquei no texto que o Ricardo cita são previsões minhas, baseadas na comparação com o que se passou em anos anteriores e com os vários prazos legais. Como ainda existem várias etapas até à saida das listas das necessidades residuais e algumas delas podem demorar algum tempo (por exemplo até 30 dias úteis para análise das reclamações), as listas provisórias não podem demorar muito mais tempo a sair.

    ResponderEliminar
  3. têm saído à sexta à noite!

    ResponderEliminar
  4. Penso que deve atrasar, devido ao concurso das escolas TEIP.
    É mais uma opinião.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem a sinceridade: eu não compreendo o cabutino de algumas pessoas porem em causa o que o Ricardo, escreve, ou diz... Ele tem algum tipo de "obrigação" em procurar esclarecer colegas, em ler a legislação partilhando as suas opiniões e alertar a opinião pública?
    Olhe Ricardo, tem muita paciencia digo-lhe... Admiro-o...
    Não deixe de ser o que é: é um verdadeiro exemplo de solidariedade, de altruímo: é um exemplo a seguir numa sociedade (e numa classe) narcisista...
    É tão complicado encontrar-se, nos dias de hoje, colegas com espírito desinteressado e com sentido crítico...
    Andamos tão entorpecidos e cegos...
    Olhe coragem e muito obrigada pelo excelente serviço que presta.

    Elisabete M.

    ResponderEliminar
  6. Ah já agora sou aquela colega que colocou uma questão sobre o EPE na semana passada... Não sei se se recorda...
    obrigada

    ResponderEliminar
  7. Já aconteceu sair primeiro no sítio da dgrhe e só depois em diário da república. Acho eu.

    ResponderEliminar
  8. O raciocínio do Advogado do Diabo faz sentido. Tem mesmo de ser nestes próximos dias caso contrário começa a ser tarde de mais.

    Tenho fortes esperanças que saiam amanhã.

    ResponderEliminar
  9. Eu nem desenvolvo porque senão o Ricardo depois bate-me no 'café'...

    Mas só um pequeno pormenor... PdP, os TEIP são minimamente independentes do concurso nacional. Se bem que estes concursos, escolas TEIP, neste momento são uma prioridade para o ME, não estão acima de tudo. Assim sendo, e considerando toda a análise do Advogado (andas desaparecido gajo), as ditas devem estas por aí mesmo a rebentar.

    No entanto, não me sinto tão confiante como o Ricardo quanto à possibilidade de termos novidades já amanhã... Mas nunca se sabe.

    Procurem ter o máximo de calma possível porque todo esse stress não faz com que as listas apareçam mais cedo.

    Boa sorte a todos(as)

    ResponderEliminar
  10. Para Elisabete M.: Recordo-me perfeitamente da tua situação. Só este fim-de-semana vou ter tempo para me debruçar sobre o tema. Se conseguir chegar a uma conclusão, coloco-a sob a forma de um post. Ok?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ficar-lhe-ia eternamente reconhecida. Obrigada Ricardo
    Elisabete M

    ResponderEliminar
  12. Para Elisabete M: Como já tive oportunidade de lhe dizer, não domino em absoluto a legislação relativa ao “Ensino de Português no Estrangeiro”. Já dei voltas e voltas à legislação e não consegui conclui nada, relativamente às suas questões. De acordo com o Projecto de Decreto-Lei que altera o Decreto-Lei n.º 165/2006 - Regime do Ensino de Português no Estrangeiro, o serviço prestado em EPE, é considerado como tempo de serviço efectivo em funções docentes no ensino público. Assim, estar em Portugal como contratada ou estar no estrangeiro como contratada produzirá exactamente os mesmos efeitos em termos de tempo de serviço.

    Relativamente às perspectivas de após quatro anos «lá fora» poder entrar no sistema (em QA), deverão ser as mesmas que os contratados em Portugal. Quanto à questão da autonomia das escolas, provavelmente deverá mais fácil ver renovado o contrato em Portugal que no Estrangeiro (mas isso sou eu a «lançar para o ar»).
    Quanto à questão de ingressar em QA e ter de voltar a Portugal, não encontrei nada na legislação relativamente a esse assunto, mas fará algum sentido que não possa continuar em EPE, uma vez que não existem destacamentos específicos para essa situação. Não será possível adiar o período probatório por motivos de EPE, quanto a isso tenho poucas dúvidas.

    Mais do que isto não lhe posso dizer. O cruzamento de legislação é demasiado complicado e pouco explícito. Só mesmo um sindicato ou a própria DGRHE lhe poderão responder às suas questões de forma clara. Se fosse a você expunha essas questões sob a forma escrita.

    Mais do que isto, não lhe posso dizer. Estaria a mentir...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar