quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mais escolas TEIP?

No Diário de Notícias a 29/04/2009: "A ministra da Educação admitiu ontem alargar o programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária a mais escolas, sublinhando que um dos propósitos da avaliação externa também é a identificação da necessidade de políticas de discriminação positiva.

Em declarações à agência Lusa a propósito de um seminário da Inspecção-Geral de Educação, que decorreu ontem em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues referiu que as escolas têm "pontos de partida muito desiguais" e que "nem todas estão localizadas em territórios que beneficiem o seu trabalho".

"Da avaliação externa também deve resultar a identificação da necessidade de políticas de discriminação positiva para que possam enfrentar os desafios e obstáculos que têm pela frente", afirmou a titular da pasta da Educação."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Com o acréscimo do número de escolas TEIP, também se alargam outros problemas. Um deles, o sistema de recrutamento de professores, que tanta confusão tem dado. A próposito da confusão criada em torno deste "concurso", leiam este post do HzoLio (blogue "O Trabalho Induca e o Vinho Enstrói").
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10 comentários:

  1. Amigo Ricardo, ainda só estou a começar... Há muito mais para analisar!!!

    Grande Abraço ;)

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  2. Se Maomé não vai à montanha vai a Montanha a Maomé.

    Meus caros, mais não é do que o primeiro passo da extinção do processo de concurso de professores conforme o conhecemos... está a começar.

    Para além disso uma constatação da realidade: as nossas escolas estão a tornar-se pequenos/grandes locais de delinquência.

    Infelizmente...

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  3. Olá... será que é tão dificil perceber!!!! está a acontecer a privatização da "Burrologia"!!!! E por outro lado está a acontecer a separação dos alunos com algum interesse escolar. Nós professores, teremos cada vez menos hipóteses no sistema público....pois o número de vagas diminuirá drásticamente.

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  4. Anónimo do 3.º comentário,

    que tal trocar por miúdos?

    É assim tão difícil de perceber que poucos são os professores que gostam de trabalhar em territórios educativos degradados.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. "É assim tão difícil de perceber que poucos são os professores que gostam de trabalhar em territórios educativos degradados".

    Ora aí está uma grande verdade... E isto seria de "menor" importância se acontecesse apenas nessas zonas.

    Talvez por isso me tenha sido possível, em apenas 9 anos, desenvolver um currículo de "especialista" em jovens "complicados".

    O mais engraçado é que depois ainda tenho de ouvir comentários (leiam-se bocas) de que estou em grande neste concurso!!!

    Olha, tivessem pensado nisso quando NUNCA aceitaram NADA das ditas ofertas educativas diferenciadas...

    Agora é tarde!!!...

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  7. Para HzoLio: Olá, meu amigo. Como sempre, as tuas descobertas são geniais e dignas de serem publicitadas.

    Os alertas que fazes para a situação dos «concursos» TEIP, são de extrema relevância, e mais uma vez, demonstram com clareza os embróglios legislativos e as reais intenções do ME.

    Um abraço.

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  8. Amigo Ricardo, obrigado pelo elogio.

    Hoje ainda tentei desenvolver mais uma das várias 'pérolas' dos ditos, mas o texto não estava a sair.

    Talvez pelo facto de o dia ter sido longo e com vários stress relacionados com os referidos concursos.

    Espero que amanhã consiga tratar do assunto porque é mais um pequeno pormenor de ir às lágrimas...

    Fica bem. ;)

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  9. Notícia de cabeçalho daqui a 3/4 anos «Fim dos concursos a nível nacional... »

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  10. Mamã Vanda, tens a certeza que não queres tirar uns 3 anos aos prazos que referes?!... :O

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