sábado, 28 de março de 2009

Os «camisas negras» do neofascismo.



Comentário: E cá está... A Inspecção-Geral da Educação está a investigar o caso dos ovos atirados à Ministra da Educação, no dia 11 de Novembro de 2008, em Fafe. Foram ouvidos mais de três dezenas de professores e alunos. Os alunos tiveram de dizer se estiveram ou não na manifestação e os professores tiveram de responder a quatro perguntas: Esteve na manifestação? No turno da tarde daquele dia estava na escola a cumprir horário? Assinou o livro de ponto? Marcou falta aos alunos?

Nasci três anos após o 25 de Abril de 1974. Apenas conheço o regime político fascista, por aquilo que li, estudei e que os meus pais me contaram. A ditadura para mim, foi algo que nunca conheci.... Até agora! No Estado Novo, era a PIDE que perseguia os opositores ao regime ditatorial. Na «Democracia» do PS, é a IGE quem faz esse trabalho, em termos de escola pública. É triste, mas é verdade...

Por último, coloco o que consta na página inicial da IGE:
"Somos um organismo de controlo da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Trabalhamos para garantir a qualidade, a equidade e a justiça na Educação. Cabe-nos: acompanhar, controlar, avaliar e auditar os estabelecimentos de educação e ensino das redes pública, privada e cooperativa, e solidária, e as escolas europeias, tendo em vista garantir a confiança social na Educação e informar os decisores políticos e a opinião pública."

3 comentários:

  1. Parece-me que o texto de apresentação da IGE poderia referir o seguinte: «Somos um organismo de perseguição aos educadores e professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Trabalhamos para controlar, perseguir, censurar e penalizar todos os estabelecimentos das redes pública, privada e cooperativa.» Seria mais correcto e corresponderia à sua verdadeira actuação!

    ResponderEliminar
  2. http://ordemdostitulares.blogspot.com/2009/03/alimentacao-saudavel-os-ovos.html

    ResponderEliminar
  3. Podem adicionar-nos ao vosso blogue, o Nosso é um blogue apenas dedicado à Educação...

    ResponderEliminar