segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Números sobre professores desempregados divergem.

No Jornal de Notícias a 16/02/2009: "Segundo os dados do IEFP, existiam, no final do ano, 5521 professores desempregados - uma redução de 57% em três anos. Porém, os sindicatos contestam o cálculo e dizem que há mais de 20 mil docentes sem emprego.
(...)
O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) rejeita de todo estes números e diz mesmo que são "uma cruel mistificação" e uma "manipulação dos números do desemprego".

Isto porque, de acordo com o SPRC, "há cerca de 25 mil professores impedidos de se inscreverem nos centros de emprego, não auferindo qualquer subsídio (20 mil novos licenciados e cerca de 5 mil sem uma única colocação nos últimos anos)". Destes, cerca de 5 mil já optaram por outras áreas profissionais, "por manifesta impossibilidade de colocação", afirma o sindicato.

O SPRC alerta ainda para o facto de existirem cerca de 15 mil docentes nas áreas extracurriculares, "com remunerações por vezes inferiores ao ordenado mínimo nacional e obrigados a inscrever-se como trabalhadores independentes". (...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: O Governo adora manipular números a seu favor. Não acredito nem por um minuto que o número de professores desempregados seja de 5521. Aliás, se querem um meio mais fidedigno (mas não 100% fiável) de concluírem o que quer que seja, basta esperar pelas listas do próximo concurso, e verificar quantos colegas contratados não conseguiram obter colocação.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário