sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Os efeitos do modelo de avaliação docente "simplex 1".

No Diário de Notícias a 15/01/2009: "Docentes avaliados no ano passado estão indignados com injustiças detectadas no processo e denunciam a aplicação de critérios diferentes a quem concorre aos mesmos concursos.

Reclamações, recursos, processos nos tribunais. É este o resultado da primeira aplicação do sistema de avaliação de desempenho que decorreu no passado ano lectivo, de forma simplificada, e abrangeu 17 mil professores, na maioria contratados.
(...)
Professores que tiveram nota mais baixa porque faltaram para ir ao médico ou assistir a família, grávidas penalizadas porque deram menos aulas, docentes prejudicados por acompanharem visitas de estudo, não dando todas as aulas previstas. São alguns dos casos denunciados à Fenprof que recebeu mais de 600 reclamações por e-mail.

Apesar de o Governo ter justificado o avanço da avaliação - mesmo só no terceiro período - com a necessidade de os contratados se apresentarem a novo concurso, a realidade demonstra que a nota da avaliação nem foi contabilizada nesse concurso. Aliás, há ainda professores que não sabem a nota e já estão a dar aulas.

Na base de muitas reclamações está a atribuição de quotas às classificações de Excelente e Muito Bom. Como a legislação que definiu a quantidade de notas elevadas que cada escola podia atribuir só foi publicada no final de Julho, muitas escolas tentaram "gerir" o problema à sua maneira. Umas resolveram atribuir Bom a todos os avaliados, enquanto que outras classificaram alguns docentes com as notas mais elevadas, mesmo antes de as quotas saírem. A revisão de notas na sequência de queixas de "injustiças" chegou até a virar-se contra os queixosos, que viram a classificação diminuída.

É esta a base da maioria das reclamações, disse ao DN, Mário Nogueira, da Fenprof. "A lei diz que devem ser dados Excelente e Muito Bom. Houve pessoas descontentes porque na sua escola só houve Bom. Outros reclamaram pelo motivo contrário", acrescenta, sublinhando esta "enorme injustiça". O pior, diz, é que professores avaliados segundo critérios diferentes candidatam-se aos mesmos concursos. Apesar do descontentamento ser "generalizado", muitos não avançaram com queixas com medo de represálias ou de confronto com os colegas."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Mais uma confirmação da estupidez que é querer continuar, com a aplicação da versão simplificada 2, deste modelo de avaliação docente. Mesmo levando estas situações a tribunal, o problema não ficará resolvido e as injustiças manter-se-ão por vários anos, com consequências óbvias para os professores. E pior… Como se pode ler no final do artigo, alguns docentes nem sequer reclamaram com receio de represálias de colegas. São estes os contributos do modelo de avaliação do desempenho: Confusão, competição “doente”, injustiças, revolta e medo.
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1 comentário:

  1. A estupidez é não agir de acordo com a lei ou não aproveitar as suas possibilidades e depois vir reclamar. A acção e a responsabilidades são individuais mesmo para os professores. Os professores não são atrasdos mentais. Quando escolhem não ter muito bom ou excelente, sabem que outros, em numerosas escolas, não alinharão por uma atitude de luta cujo resultado é diferenciar os professores. Então amigos, não se esqueçam que os sindicatos tomam uma decisão mas quem a toma na realidade são vocês e a responsabilidade será sempre individual. Boa sorte!!!!

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