quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Maria de Lurdes Rodrigues pede desculpas a professores.

No sítio da TSF a 12/11/2008: "A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, pediu, esta quarta-feira, no Parlamento, desculpas aos professores pelo incómodo e pela desmotivação causada, mas voltou a avisá-los de que o processo de avaliação é para se manter, defendendo que este é um projecto de interesse para o país.
(...)
«Peço desculpa aos senhores professores de ter causado tanta desmotivação, mas é do interesse do país, dos alunos e das escolas. Espero que as escolas, os alunos e o país possam beneficiar desta disponibilidade dos professores para estar mais tempo na escola, é isso que eu espero», declarou.

Maria de Lurdes Rodrigues pediu mais tempo nas escolas e lembrou que os professores tinham possibilidade de acumular horas lectivas em colégios privados e em explicações particulares, mas que a situação foi alterada porque as escolas precisam do trabalho das pessoas mais qualificadas do país, que são os professores.

A responsável pela pasta da Educação acrescentou que é justo distinguir e premiar os melhores docentes.

«Dizem-me, é burocrático? Com certeza. Tem uma carga associada que tem sido, em muitos casos, levada ao extremo, ridicularizada», considerou.
(...)
No Parlamento, a ministra da Educação respondeu ainda ao deputado Manuel Alegre que, na passada terça-feira, criticou o estilo autoritário de Maria de Lurdes Rodrigues.

A titular da pasta da Educação classificou de «críticas» e insultuosas, as palavras de Manuel Alegre.

«Não gosto de me refugiar em palavras ou em afirmações de princípio, que eu sou de esquerda ou sou democrata, eu gosto de provar pela acção, por aquilo que faço, aquilo que é a minha visão do mundo que é, estou convencida, uma visão de esquerda democrata», acrescentou a ministra."

Ver Artigo Completo (TSF)

------------------------
Comentário: Da minha parte (que não sou hipócrita), as desculpas não são aceites. A senhora ministra levou a escola pública a um estado caótico e profundamente desmotivante. Transformou um local de trabalho num local de insatisfação, de tristeza e angústia. Fê-lo repetidamente e sem mostrar qualquer sinal de arrependimento. E agora atreve-se a pedir desculpa pela desmotivação provocada?! Ainda por cima um pedido aliçercado na justificação de que a desmotivação dos professores e o caos nas escolas é do interesse do país?!

Insultuosas não são as palavras dirigidas por Manuel Alegre à senhora ministra... Insultuoso é esse pedido de desculpas... Vazio... Ridículo... E quanto à sua visão do mundo... Bem, essa visão do mundo é tudo menos democrática. Será mais uma visão fascista. Uma visão prepotente e autista que a levará decerto a constar na história recente de Portugal. Pelos piores motivos... Mas pode ficar contente, senhora ministra, tão cedo não sairá da memória dos portugueses... Se era isso que queria, tenha a certeza que o objectivo foi atingido (e em grande). Quanto à sua "obra", deixe-me apenas dizer isto... Dessas "obras" faço-as facilmente, bastando para tal tomar um laxante.
------------------------

2 comentários:

  1. As desculpas evitam-se, srª Ministra!
    Não aceites

    ResponderEliminar
  2. Brilhante!
    Ainda é pouco para uma mulher daquelas!
    E que tal propor-mos todos que ela se interne?!

    ResponderEliminar