sábado, 25 de outubro de 2008

Professores apelam a uma só manifestação.

No IOL Diário a 25/10/2008: "Três professores apelaram esta sexta-feira ao diálogo entre sindicatos e movimentos para que se realize apenas uma manifestação nacional, sublinhando a importância da união dos docentes no combate às «políticas burocráticas e arrogantes» do Governo, noticia a Lusa.

«Os sindicatos de professores são fundamentais para dar força e combatividade aos anseios e reivindicações da classe docente. Igualmente indispensáveis são os movimentos e blogues de professores que surgiram no último ano e que têm dado novas esperanças e dinâmicas na luta por uma escola mais justa. A instabilidade que se vive nas escolas, por conta das políticas deste Ministério da Educação, e a desfiguração da escola pública, exigem, mais do que nunca, um movimento de professores forte e unido», afirmam os três professores.

Os movimentos de professores marcaram uma manifestação nacional para 15 de Novembro e os sindicatos agendaram dias depois um plenário e uma manifestação para 08 do mesmo mês.

Paulo Guinote, responsável pelo blogue «A Educação do Meu Umbigo», João Madeira, um dos coordenadores do «Movimento Escola Pública», e Constantitno Piçarra, docente do Agrupamento de Escolas de Ourique, apelam para que os sindicatos «criem condições de abertura à activa participação dos movimentos, reconhecendo as suas reivindicações e prevendo o seu direito à palavra na manifestação nacional de 08 de Novembro».

«Apelamos aos movimentos para que, garantidas as condições anteriores, desconvoquem a manifestação de 15 de Novembro e participem na mobilização para a manifestação de 08 de Novembro», acrescentam os docentes, em comunicado.

Isto porque, acrescentam, os professores têm mais força para combater as políticas burocráticas e arrogantes do Governo."

Ver Artigo Completo (IOL Diário)

------------------------
Comentário: Ninguém pode colocar em causa a importância de apenas se realizar uma manifestação. No entanto, já foram utilizadas pela FENPROF, muitas expressões desagradáveis contra os movimentos de professores e criadas suspeições contra a legitimidade da manifestação de 15 de Novembro. Acabei de visitar o sítio do SPN, e reconheço que aquilo que encontrei em nada contribui para gerar um entendimento, quanto às manifestações (ler aqui). Será muito complicado o diálogo entre associações de professores e os sindicatos, se continuar a ser utilizada esta metodologia de descredibilização mútua. Que fique claro que continuo a achar que os sindicatos não agiram nem estão a agir da forma mais correcta. Se durante esta semana, não for criado um consenso, receio que a divisão nas manifestações será uma realidade. E esta divisão em nada abona a nosso favor... E em favor da NOSSA "luta"!
------------------------

1 comentário:

  1. Totalmente de acordo: desconvocar a de 8, que foi marcada depois, e reunir tudo no dia 15.

    ResponderEliminar