segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Esclarecimento relativo à Manifestação de 15 de Novembro.

É possível ler num comentário a este post, o seguinte:

"ATENCÃO!
Aos colegas que estão a contactar aluguer de autocarros para dia 15, deverão esperar, pois estão a decorrer contactos entre Movimentos e plataforma no sentido de se fazer uma GRANDE manifestação dia OITO em Lisboa e dia 15 por todas as capitais de distrito. TODOS JUNTOS vamos vencer esta batalha! UNAMOS AS MÃOS!!!
Levemos connosco os PAIS dos nossos alunos! JUNTOS contra a arrogância!

Passem a TODOS os vossos contactos por mail ou sms!"


No entanto, depois de visitar (ontem) o blogue da APEDE, constatei que muito pelo contrário, não estão a decorrer contactos nenhuns. O que existe é disponibilidade desta associação para "ouvir" os sindicatos, mantendo-se em absoluto a convocatória para a Manifestação de 15 de Novembro. Coloco de seguida uma parte da declaração desta associação:

"(...) A Comissão Organizadora entendeu ainda que, apesar das divergências que a APEDE e outros movimentos têm relativamente à actuação recente dos sindicatos, é importante manter uma porta aberta para o diálogo com as organizações sindicais. Os movimentos estão, portanto, abertos a esse diálogo, inclusivamente para se debater os aspectos da referida actuação que nos merecem críticas. A Comissão considerou também ser importante manter a convocação da manifestação do dia 15, na medida em que essa iniciativa tem uma identidade e uma lógica próprias, diferente mas não necessariamente oposta à dos sindicatos, pretendendo denunciar, perante a opinião pública, toda a gravidade do que se passa hoje no sistema de ensino em Portugal, dentro de uma perspectiva de defesa da dignificação da profissão docente."

Assim, posso concluir que o comentário acima referido, não é verdadeiro, podendo mesmo causar confusão e eventualmente até desmobilização. A manifestação de 15 de Novembro mantém-se de "pé". Seria importante que os sindicatos e as associações se entendessem, mas este tipo de situações em nada abona para a credibilidade de "alguns". Por melhor que seja a intenção de quem redigiu o comentário, é necessário ter algumas cautelas. Não me parece que a esta altura, as associações ou os sindicatos voltem atrás e optem por realizar apenas uma manifestação. A logística dos autocarros já está em marcha, e a factura seria demasiado elevada. No entanto, permanece em mim a esperança de que algo ocorra, e que permita rentabilizar de forma coordenada estas 2 iniciativas.

6 comentários:

  1. Este alerta já há alguns dias percorre não apenas a blogosfera, como os mails. Já há tempos pedi informações no MUP e a resposta que recebi foi que tudo isto é para criar confusão. Além estará interessado nisso.

    ResponderEliminar
  2. Também já recebi um mail com essa informação.
    O que está a contecer é que há uma tentativa para a desmobilização. O que vai acontecer há que haverá muitos colegas que acabam por não ir nem num dia nem noutro.
    Estou mais do que solidária com esta revolta, é minha obrigação, é também, aliás, a minha luta, no entanto, não sei se irei a Lisboa em qualquer uma das datas. E como eu, muitos colegas da escola onde lecciono. Temos medo. Neste momento é disso que se trata: MEDO. Quando tantas escolas estão no caminho do boicote ao processo, na minha apressa tudo, aprontam-se grelhas, fala-se, por vezes, com incontido júbilo (não é hiperbólica esta afirmação) da avaliação de professores, alegamdo-se que aqueles que estão contra, são os que têm medo de ser avaliados.
    Estou cansada.
    Deixo, no entanto, o meu voto de admiração a todos quanto, apesar de tudo, continuam firmes e lúcidos nesta marcha da loucura generalizada.

    ResponderEliminar
  3. O CM on-line já fala do assunto.
    “20 Outubro 2008 - 00h30
    Fenprof está disponível; FNE nem por isso
    Manif conjunta é hipótese
    Sindicatos e associações de professores estão a tentar um entendimento para a realização de uma manifestação conjunta.

    Durante o dia de ontem, diversos apelos à união circulavam entre professores e foram publicados em blogues . “Atenção aos colegas que estão a contactar aluguer de autocarros para dia 15, deverão esperar pois estão a decorrer contactos entre movimentos e plataforma no sentido de se fazer uma grande manifestação dia 8″, lia-se numa mensagem escrita.

    Recorde-se que a plataforma de sindicatos marcou uma manifestação para dia 8 de Novembro, em Lisboa, já depois de diversas associações terem convocado os docentes para se manifestarem no dia 15. “Estamos abertos a essa possibilidade de entendimento”, disse ao CM José Manuel Costa, da Fenprof. Já José Ricardo, da FNE, afirmou que “não há qualquer hipótese de entendimento”.”

    ResponderEliminar
  4. Um dos blogues que tem dinamizado a manif de 15 é o MUP do professor Ilídio Trindade. Da primeira vez que soube deste alerta, deixei lá um pedido de esclarecimento. Enquanto na página deste blogue se mantiver a informação relativa ao dia 15, não me convenço de entendimentos.

    ResponderEliminar
  5. A existir entendimento entre sindicatos e movimentos, o mesmo terá de ocorrer rapidamente. As reservas de autocarros terão de ocorrer durante esta semana e o início da próxima semana. Caso contrário, vai haver muita gente a ficar com os bolsos vazios com reservas desmarcadas.

    ResponderEliminar
  6. Parem com essas guerrinhas internas!!! Já Camões dizia: "Que outro valor mais alto se alevanta", esseé o da Educação, do Ensino, dos Alunos, dos Professores... não dos Sindicatos ou outros movimentos... Todos existem para o bem do Ensino, não para fomentar guerrinhas infantis... Por favor, entendam-se. Desculpem lá, mas se vocês fossem alunos levavam os dois uma palmada e obrigava-vos a apertar as mãos pedindo desculpa.
    Vamos lá chegar a um e só um entendimento...

    João Francisco e sim, sou professor

    ResponderEliminar