sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Informações relevantes no sítio da FENPROF.

Convém dar um "salto" ao sítio da FENPROF. São dois os temas "quentes", que são alvo de artigos. O primeiro é relativo às colocações da 2.ª colocação cíclica e o segundo relativo a verdadeiras atrocidades que estão a ser implementadas em algumas escolas no processo de avaliação do desempenho.

Apenas irei colocar aqui o que considerei mais relevante, mas é de todo aconselhável uma visita.

(1) 2.ª Colocação Cíclica (link FENPROF):

(1.1) Estatísticas relativamente a colegas contratados

- COLOCAÇÃO ANUAL: 1469
- COLOCAÇÃO TEMPORÁRIA: 1486
- TOTAL: 2955

- CONTRATADOS: 1045
- OUTROS: 1905

- FINALISTAS: 4

- LICENÇA SEM VENCIMENTO: 1

(1.2) Colegas QZP por afectar

- TOTAL: 506
- Grupo 100: 55
- Grupo 110: 381
- Grupo 200: 3
- Grupo 210: 17
- Grupo 220: 3
- Grupo 260: 1
- Grupo 300: 7
- Grupo 330: 25
- Grupo 340: 14


(2) Algumas das atrocidades cometidas em algumas escolas na avaliação do desempenho docente (link FENPROF):

- A sujeição de docentes a dois processos de avaliação na mesma escola, pelo simples facto de leccionarem disciplinas de departamentos diferentes. Por exemplo, depois da dita "reorganização" do 2.º Ciclo, os docentes que leccionam Português e História;

- A avaliação de docentes por colegas de outros grupos disciplinares que não têm competências metodológicas, científicas e pedagógicas para o fazerem;

- A intenção de, este ano, serem observadas 5 e não 3 aulas, das quais as duas em excesso seriam por conta do ano já passado!

- A tentativa de estabelecer critérios para a avaliação de educadores de infância em função dos "resultados escolares" dos alunos;

- A tentativa de impor, nos objectivos individuais dos docentes, as metas de "sucesso escolar" estabelecidas para a escola, não tendo em conta a especificidade de cada turma atribuída aos professores;

- A tentativa de penalizar docentes que faltaram ao serviço por razões devidamente justificadas (doenças, acompanhamento de filhos menores, nojo, entre muitas outras) que estão previstas na lei como equiparadas a serviço efectivamente prestado;

- A alteração de classificações atribuídas e comunicadas a docentes contratados, no ano anterior, e o recurso a critérios absolutamente arbitrários para aplicação das cotas de avaliação impostas por lei, o que está, já, a originar o recurso à via jurídica e de contencioso;

- A imposição de condições ilegais (como o número máximo de colegas a avaliar) no que respeita às condições em que os docentes que estão obrigados a avaliar o podem fazer, o que destaca, ainda mais, o carácter burocrático de todo o processo em curso;

- A avaliação de docentes por colegas que, por serem avaliadores e se encontrarem dispensados de serviço lectivo, prestam apoio na sala do próprio avaliado.



Ninguém está a salvo destes exageros! Convém denunciá-los... O email "verde" da FENPROF é o que se segue: comissao.paritaria(at)fenprof.pt

3 comentários:

  1. OS PROFESSORES OU RECUSAM SUBMETER-SE A ISTO OU SERÃO COMPLETAMENTE CILINDRADOS! Desculpem o grito!

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  2. O que mais "admiro" na Fenprof é a sua "ingenuidade".
    Continua a acreditar que o (des)governo valoriza as suas intervenções...
    "Foi necessária a intervenção da FENPROF, para que, embora com três dias de atraso em relação ao último ano, o ME fosse obrigado a publicar as listas de colocação da 2.ª cíclica."
    Esta afirmação faz-me sorrir pelo conteúdo de tamanha ingenuidade.
    O (des)governo com as colocações tardias, na 2ª Cíclica, poupou, mais uma vez, o pagamento de contratos a alguns professores.
    Desde quando é que o (des)governo ouve o sindicato, seja ele qual for?

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  3. Por ingenuidade ou protagonismo da FENPROF é que não coloquei essa parte do artigo aqui no blogue. Também ela me provocou um sorriso... Os argumentos por si utilizados são indesmentíveis. Infelizmente.

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