quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Para todos os colegas contratados...

Não vos conheço pessoalmente... Apenas por aquilo que escrevem ou então como mais um número no contador aqui da direita, no entanto, sei perfeitamente que estão por aí. Num outro terminal, numa outra localidade, mas ligados a um mesmo sítio (mesmo que virtual).

Acreditem em mim quando escrevo que estou a torcer para que todos vocês consigam boas colocações. Não percam a esperança... Mas esperança baseada num fundo de realismo. Deixem os idealismos de parte e façam uma análise séria da vossa vida presente (e eventualmente futura) nesta profissão. Se chegarem à conclusão de que não têm qualquer hipótese (ou que se andam a iludir), pensem em alternativas, antes que seja tarde demais. E se em alguns, a idade não permite pensar em alternativas, em outros não será impedimento. Pensem nisto, ok? Não me levem a mal, mas vejo imensa gente completamente iludida e isso preocupa-me bastante.

Faço novamente este pedido: Não passem o dia inteiro em frente ao monitor do computador. Façam intervalos, nem que sejam pequenos. Se surgirem novidades peço que as coloquem na caixa de conversa ao lado ou então sobre a forma de um comentário.

Com calma... Vai tudo correr bem. Se não virem o vosso nome nestas listas, não se esqueçam de que ainda existem as cíclicas. E por vezes, a colocação nas cíclicas é melhor que uma colocação agora. Por vezes posso escrever alguma "patetice", mas se o faço é na tentativa de atenuar o vosso stress. Como tal, desculpem qualquer coisa. ;) Fiquem bem.

Música dos "Within Temptation" - (Tema: Frozen).

6 comentários:

  1. Olá mais uma vez...
    (temos que te ir deixando mensagens de vezem qdo para tb tu ñ desmoralizares com a falta de apoio ao blog.... eh eh eh)
    Este ano, por incrível que pareça, não sinto em mim a enchente de stress que tem sido normal nesta altura... Talvez por ter casado e achar que já sou mais mulherzinha e tenho que lidar melhor com estas coisas.... (Pessoal, toca a casar que o stress passa.... era bom não era?)
    A verdade é que costuma dizer-se que o que não nos mata torna-nos mais fortes, e depois de 2 anos neste sufoco, é normal que ao 3º ano já tenha um certo "calo" para reagir de outra forma. (Apesar de prof há 5 anos, é o 3º no ensino público).
    Então há dois anos foi mesmo um stress devastador; desempregada, limpava a casa umas 3 vezes por semana (era o lado bom da coisa...); agora já só limpo uma........ progredi, ou não...?
    Entretanto aprendi a viver com isto, com esta ansiedade, com a cíclica que devia vir na quinta, mas foi feriado, e em vez de vir sexta só veio segunda, e até acordava a meio da noite para ver cíclicas.... Ui, mãe.... Agora não..... Claro que virei muito à net, claro que irei participar em fóruns e blogs para desanuviar, mas não posso perder noites como outros anos, em que me deitava com o (na altura ainda) namorado, e com o portátil para ir vendo a meio da noite.... Chega a ser uma obsessão e altera em muito a nossa sanidade.... De certeza que muita gente se identifica com isto....

    Enfim, desculpa o tamanho do coment, mas é só para mostrar aos mais novatos nestas andanças, que o stress que vivem agora é normal, e que têm que aprender a dar-lhe menos valor,o valor que merece.... e distraír-se com outras coisas, mais que não seja a limpar a casa 3 vezes por semana.... Ui, nunca esteve tão limpa..... Eh eh eh....

    Para ti, ProfContratado, mais uma vez obrigada pelas palavras, e continua a fazer por nós o que nem sempre fizeram por ti....

    Beijocas,

    Sónia B.

    ResponderEliminar
  2. Sábios e amigos conselhos de quem conhece bem o ensino e se preocupa connosco.
    Não stessar demasiado e ter a calma necessária para tomar as melhores decisões, não é nada fácil, mas vai-se aprendendo.
    Este blog ( e o anterior) foram dando sempre uma preciosa ajuda.

    Este ano não devo ficar colocada, pela forma como fiz o concurso. Tenho outras prioridades, acabar o Mestrado e depois dar formação durante, pelo menos, 4 meses. Depois poderei aproveitar as contratações de escola (isto se não tiverem surgido outras oportunidades).

    Mas continuo por aqui. É importante estar a par das novidades e gosto de saber como estão a correr as coisas para os colegas e mais ainda saber novidades para a minha irmã (é do 520 e, em princípio, terá o contrato renovado).

    Obrigada ProfContratado e um bom ano de trabalho, sem muito stess.

    ResponderEliminar
  3. Para sónia b.: Reconheço que as mensagens deixadas em posts são um incentivo. E agradeço-te por isso...

    Acredita que me identifiquei com tudo o que escreveste. Até há 2 anos também era assim que acontecia comigo. Felizmente tive a sorte de entrar em QZP e o stress das colocações foi praticamente eliminado.

    De certeza que muita gente se identifica com o que escreveste. Talvez demasiado... Mas é importante sabermos que não estamos sozinhos nestas andanças.

    Não tens de pedir desculpa pelo tamanho dos posts. Estás em casa... Como bem sabes.

    Um beijo.
    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Para storapaula: Temos de ser uns pelos outros. Se todos cumprissemos com esta máxima... Bem, passando à frente.

    O stress está sempre lá. O que vamos aprendendo é a lidar com ele. Que ninguém diga que não stressa. É a nossa vida que está em jogo.

    Tudo de bom para ti.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Não tens que pedir desculpa profcontratado... Nós (assíduos frequentadores do blog) é que te devemos pedir desculpa pela nossa atitude muitas vezes egoísta de nos actualizarmos sem te dar um infimo feedback. Somos tipo "sanguessugas"!! Mas o teu "serviço público" é reconhecido entre nós nem que seja pelo facto de possuirmos o vício de te visitarmos.
    Também sou um daqueles que espera pelas listas, mas como já foi dito anteriormente, à medida que os anos de concurso (este é o 6º ano) passa mais "calejados" ficamos... Passei pela experiência das filas intermináveis dos mini-concursos e quem como eu presenciou que mesmo a chover ninguém arredava pé para não perder o lugar na fila está tudo dito acerca do respeito que têm tido ao longo dos anos por nós... Hoje em dia pode já não nos chover nas nossas cabeças mas continuam a a tentar deitar água para os nossos olhos!!! Abraço para todos e... Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que este espaço serve para algo. Nem que seja para atenuar os níveis de ansiedade...

    Também sofri na pele as filas intermináveis dos "mini-concursos". No meio de tanta deslocação, noites mal dormidas e fraca alimentação, guardo boas recordações. Alguns amigos de hoje, conheci-os enquanto "penava" nessas filas.

    Gostei bastante da frase "Hoje em dia pode já não nos chover nas nossas cabeças mas continuam a a tentar deitar água para os nossos olhos!!!"... Uma grande verdade. Infelizmente...

    Respeito pelo professores é algo que há muito quase não existe. O problema reside em nós. Se não nos respeitamos não nos podemos fazer respeitar. Mas enfim, esperemos por melhores dias.

    Tudo de bom para estes concursos.

    Abraço.
    Ricardo

    ResponderEliminar