domingo, 31 de agosto de 2008

Hipóteses de colocação nas "cíclicas".

Aquilo que vou escrever poderá acabar por ser um enorme disparate, no entanto, se o faço é apenas na tentativa de ajudar os mais ansiosos e desesperados. Não quero com este post criar ilusões, como tal, tomem apenas aquilo que vou redigir como um referência ténue de esperança. E nada mais do que isso...

Para terem uma ideia aproximada das vossas possibilidades de colocação futura, façam uma análise comparativa entre as listas de 29 de Agosto de 2008 (tendo em vista a graduação, n.º de colegas contratados não colocados, etc.) e as listas de 31 de Agosto de 2007.

Comparem o n.º de colegas contratados do vosso grupo de recrutamento que não foram colocados em Agosto de 2007 e também Agosto de 2008 (até ao vosso número de graduação).

Anotem quantos colegas têm "à vossa frente" em 2008 (obviamente dos que não foram colocados). Depois, analisem as listas de colocações das nove cíclicas de 2007... Deixo-vos de seguida os links para as mesmas:

Listas de colocação por Afectação e 1ª contratação cíclica - 11/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 2ª contratação cíclica - 21/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 3ª contratação cíclica - 28/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 4ª contratação cíclica - 11/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 5ª contratação cíclica - 23/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 6ª contratação cíclica - 31/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 7ª contratação cíclica - 14/11/2007
Listas de colocação por Afectação e 8ª contratação cíclica - 27/11/2007
Listas de colocação por Afectação e 9ª contratação cíclica - 07/12/2007

Se contarem quantos colegas do vosso grupo de recrutamento foram colocados no somatório das nove cíclicas de 2007, conseguem ter uma ideia (e somente isso... certezas não há) das vossas hipóteses.

Exemplo:

Colegas por colocar em 2008 (com n.º de graduação superior ao vosso) = X
Colegas colocados nas nove cíclicas em 2007 = Y

Se X for muito inferior a Y, existem algumas hipóteses de colocação.


Obviamente que a relação que determinarem será sempre subjectiva, mas para evitar desilusões, pensem sempre que o número de horário se irá manter (isto na melhor das perspectivas).

Tenham sempre em mente que aquilo que acabei de redigir é uma forma de vos dar algum alento (ou não), não sendo em absoluto uma "fórmula" para determinar colocações. Infelizmente existem imensas variáveis (principalmente as que vêm do Ministério da Educação), que acabam por destruir qualquer raciocínio "lógico".

5 comentários:

  1. Profcontratado sabe a razão de apareceram tantos colegas retirados por não manifestarem preferências? São mesmo muitos...

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente ainda não me tinham alertado para essa situação. Acho demasiado estranho existirem colegas que não manifestaram preferências.

    Vou averiguar. Se entretanto, souber de algo, coloco aqui no blogue.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de salientar o grupo 550 - Informática, que actualmente apresenta uma das melhores condições de colocação. As previsões, de acordo com o ano 2007, não poderiam ser melhores. Números de Ordem acima de 1800 (os FIN) foram colocados logo na 2ª Cíclica, ultrapassando as 4ªs prioridades. Outros FIN já tinham ficado na 1ª Cíclica. Claro que tudo depende da abrangência das opções de cada candidato, mas confirma-se, pelas listas deste ano, que é um grupo em ascensão. O 600 está complicado... é o meu grupo.

    ResponderEliminar
  4. Colega(s) isso é um "mal menor" pois quero dizer que: em 1ºlugar as faculdades continuar a aceitar futuros professores (só que agora tem de tirar mestrado, será mesmo ou cunha?) 2ºlugar, nem todos os que terminam o curso com Formação Educacional também podem concorrer (como se já não houvesse profs a mais) em 3ºlugar, nem todos conseguem entrar nos privados (bem aqui o factor cunha "hulala" é a dedo, mesmo que não seja do grupo 500 pode dar matemática), 4ºlugar uma pessoa é contratada e por algumas das "estúpidas regras" do ME, qualquer um pode passar a frente (outro factor que faz com que fiquemos inda mais para trás) por último e com muito mais para dizer acho que deviam ser todos fiscalizados...e, quem não tiver nos critérios do ECD deveria ficar retido até confirmação em contrário

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Sabes dizer-me porque é que as listas de 2008 já n estão disponiveis... Obrigado

    ResponderEliminar