quarta-feira, 2 de julho de 2008

A "maratonista" recordista...

No Jornal de Notícias de 02/07/2008: "Maria de Lurdes Rodrigues pode tornar-se na quinta ministra da Educação a ocupar a pasta por quatro anos desde 1962. Um recorde só conseguido no pós-25 de Abril por Roberto Carneiro e Eduardo Marçal Grilo.

Se resistir no cargo até às próximas eleições, em 2009, a actual ministra da Educação entrará num top restrito dos que sobreviveram na pasta um mandato.

Todos os responsáveis pela Educação são hoje recordados no Ministério. O átrio do edifício, na 5 de Outubro, vai passar a ser uma galeria com fotos dos ministros. O ministério também publica hoje um livro sobre as "4 décadas da Educação".
(...)
Os ministros da Educação foram quase sempre os mais contestados dos seus executivos. Da PGA às propinas até ao atraso do início do ano lectivo de 2004/2005 por falha no sistema informático são muitos os motivos das conetstações. A reestruturação do 1.º ciclo, a introdução do programa Novas Oportunidades são algumas das marcas de Maria de Lurdes Rodrigues assim como a de ter recebido a maior manifestação do sector: levou 100 mil docentes à rua por causa do Estatuto da Carreira Docente."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Na realidade, há que reconhecer o mérito de M.L.R. em manter-se no cargo. Depois de tanta polémica, contestação, imposição de medidas controversas, facilitismo, esvaziamento de credibilidade, destruição do ensino público, desmoralização dos docentes e gestão falseada de estatísticas (só para enumerar alguns motivos) é incrível e (quase) irreal como ainda se consegue manter alguém num cargo de tão grande relevância. E por mais que seja difícil compreender a sua manutenção, é certo que esta "personagem" irá continuar a fazer "estragos", deixando uma herança transversal na educação, que dificilmente poderá ser remediada ou atenuada. Pelo menos, nos próximos anos...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário