sexta-feira, 4 de julho de 2008

Alterações no Concurso 2009 (II).

No Diário de Notícias de 04/07/2008: "Nos concursos de professores de 2009, pelo menos 2/3 dos mais de 30 mil docentes que hoje podem ser deslocados em grandes áreas geográficas passam aos quadros dos agrupamentos de escola. Os sindicatos aplaudem, mas querem garantias de que o Governo não se prepara para transferir a tutela destes profissionais para as autarquias.
(...)
A garantia foi dada ontem pelo secretário de Estado da Educação que assumiu o desafio de "praticamente extinguir" a figura dos QZP nos concursos que começam em Janeiro de 2009: "Poderão haver agrupamentos sem lugar para todos, e nesses casos os professores ficarão a aguardar [a vaga], mas calculamos que entre dois terços e três quartos dos professores em QZP tenham lugar nos quadros dos agrupamentos".

Valter Lemos anunciou também que "pela primeira vez, as vagas a levar a concurso corresponderão exactamente aos horários pedidos pelas escolas", o que, do seu ponto de vista, permitirá reduzir ao mínimo as já tradicionais fases de contratações cíclicas, para preencher as necessidades residuais das escolas, em que milhares de docentes eram recrutados.

A promessa de estabilização é bem vista por Dias da Silva, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação: "Os QZP fizeram sentido numa determinada época mas hoje há outra capacidade dos órgãos directivos das escolas para gerirem os seus recursos", reconheceu.

O sindicalista, que na segunda-feira reunirá com o Ministério para discutir os concursos, considerou no entanto "essencial que qualquer transformação preserve as listas nacionais graduadas" em que os professores são colocados a concurso , até por recear que a mudança se destine a facilitar a transferência da tutela dos docentes para as autarquias: "Têm havido sucessivos sinais, nos últimos tempos, de que isso pode acontecer".

Também essencial, para Dias da Silva, é que "além de preencherem os horários lectivos", as colocações permitam criar nas escolas "bolsas de professores com outras funções [além de dar aulas]", como o apoio especializado a alunos com dificuldades de aprendizagem."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: O problema é mesmo este. A extinção dos QZP, poderá ser o "prelúdio" de uma reforma bem maior, e que passará obrigatoriamente pela transferência da tutela (gestão) dos docentes para as autarquias. Algo extremamente perigoso... Nomeadamente ao nível das colocações dos docentes (e consequente manutenção plurianual). Existirão muitos interesses e influências em "cima da mesa". Quando achamos que o panorama não poderia piorar, eis que surge mais um motivo de preocupação.
------------------------

3 comentários:

  1. Ó senhor especialista em educação, doutorado na Universidade de Bost.. não é "poderão haver" mas sim poderá haver. Certo?

    ResponderEliminar
  2. Esta era uma medida anunciada há muito. Os QZP's era um limbo que criaram que apenas atrasava a estabilidade docente. No entanto, nem tudo são maravilhas como Valter Lemos quer fazer crer. http://candidatoaprofessor.blogspot.com/2008/07/quadros-de-agrupamentos-concordo-com.html

    ResponderEliminar
  3. ISTO É SÓ CONVERSA FIADA, OS PROBLEMAS ESTÃO-SE A AGRAVAR DE UMA MANEIRA DRAMÁTICA, ESTE DESGOVERNO SÓCRATES É UMA VERGONHA PARA O PAÍS, UMA CAMBADA DE MENTIROSOS. VÃO ÁS ESCOLAS VER O QUE SE PASSA,

    É A POUCA VERGONHA.!!!!

    ResponderEliminar