No "Sol" de 21/05/2008: "O coordenador do Observatório para a Segurança Escolar defendeu hoje que os alunos com vários chumbos sejam integrados nas escolas adequadas à sua faixa etária, evitando situações de violência e indisciplina potenciadas pela disparidade das idades.
(...) João Sebastião defendeu que estes alunos, os «multi-repetentes», deviam ter aulas no mesmo espaço fisico que os colegas da mesma idade, embora as aprendizagens se referissem a anos escolares anteriores.
«Isso teria vantagens na sua integração. Ter um aluno de 14 anos no 1º ciclo pode mesmo ser humilhante para o estudante», considerou o responsável.
(...)
Por outro lado, acrescentou que entre as escolas com maior percentagem de ocorrências estão os estabelecimentos de ensino integrados nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os que ministram Cursos de Educação e Formação ou o Programa Integrado de Educação e Formação.(...)"
Ver Artigo Completo (Sol)
(...) João Sebastião defendeu que estes alunos, os «multi-repetentes», deviam ter aulas no mesmo espaço fisico que os colegas da mesma idade, embora as aprendizagens se referissem a anos escolares anteriores.
«Isso teria vantagens na sua integração. Ter um aluno de 14 anos no 1º ciclo pode mesmo ser humilhante para o estudante», considerou o responsável.
(...)
Por outro lado, acrescentou que entre as escolas com maior percentagem de ocorrências estão os estabelecimentos de ensino integrados nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os que ministram Cursos de Educação e Formação ou o Programa Integrado de Educação e Formação.(...)"
Ver Artigo Completo (Sol)
------------------------
Comentário: A medida proposta até tem alguma coerência, no entanto, não sei se não poderá servir de argumento ao sistema "anti-chumbo" da Ministra da Educação. Também não constitui surpresa que entre as escolas com maior percentagem de ocorrências, estejam aquelas que ministram CEF ou PIEF... Infelizmente temos enormes concentrações de alunos problemáticos nestas turmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário