quarta-feira, 28 de maio de 2008

FNE lança abaixo-assinado contra "abuso" de recibos verdes nas Actividades de Enriquecimento Curricular.

No sítio do Sapo Notícias a 27/05/2008: "A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) vai lançar um abaixo-assinado contra o "uso abusivo" de recibos verdes nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), situação que o Ministério da Educação diz depender das Câmaras Municipais.

"O abaixo-assinado é para entregar junto do Ministério da Educação e esperamos que seja assinado por professores que queiram manifestar-se contra o uso abusivo de recibos verdes, principalmente se estiverem nesta situação", disse à Agência Lusa o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, realçando não pretender "um abaixo-assinado com muitas assinaturas só por ter, mas um que corresponda à realidade".

Sobre este assunto, em reacção a acusações dos sindicatos, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse na passada semana que o processo contratual dos professores que trabalham nas AEC depende das Câmaras Municipais.

O governante disse, também, que vai ser fixada a remuneração mínima obrigatória para estes docentes a partir do próximo ano lectivo, correspondente aos valores de um professor contratado pelo Ministério da Educação. (...)"

Ver Artigo Completo (Sapo Notícias)

------------------------
Comentário: Não me parece que o "abuso" com os recibos verdes (nas AEC) vá parar, uma vez que estas actividades estão dependentes das Câmaras Municipais, e não do Ministério da Educação. Mesmo que a remuneração mínima seja regulamentada por diploma governamental, enquanto este tipo de actividades não for integrada no currículo, sob a forma de componente lectiva, vai continuar a existir precariedade.
------------------------

2 comentários:

  1. Felizmente para mim, a minha Câmara soube ser sensível neste aspecto e estamos todos a contrato. Apesar de achar que a renumeração não é grande coisa (8.60 euros por hora), estamos bem melhor que o pessoal que está a recibo verde. Tenho muitos colegas nessa situação e todos eles dizem que não estão com esperanças que mude... infelizmente.
    Continuação de um excelente trabalho.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. Não sei qual é o panorama a nível nacional, mas creio que a tua situação será uma excepção. Embora compreenda os motivos (puramente económicos) pelos quais as AEC são asseguradas pelas Câmaras Municipais, discordo em absoluto.

    Chega de injustiças. Andam a gerar clivagens entre individuos que desempenham as mesmas funções.

    Abraço.

    ResponderEliminar