segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dicionário infantil explica que «betinho» é aquele que «não consome droga».

No "Sol" de 12/05/2008: " O presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) disse hoje, referindo-se ao site http://www.tu-alinhas.pt/, que descodificar o jargão tem utilidade e não envolve nenhum risco acrescido para os jovens, ao contrário do que receiam as associações de pais.

O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (www.tu-alinhas.pt) contém um dicionário onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».
(...)
Em declarações à Lusa, o presidente do IDT, João Goulão, disse que o dicionário «tem alguma utilidade» e explicou que é mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado.
(...)
O presidente do IDT explicou que o site foi «elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação» e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.
(...)
«Penso que é necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem uma plêiade de riscos que é necessário conhecer», referiu.

Na opinião do presidente do IDT «é fundamental que à partida as pessoas conheçam os riscos envolvidos e tenham tanta informação quanto possível, ficando habilitadas a fazer escolhas conscientes»."

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: Não sei até que ponto, este tipo de esclarecimentos é positivo. Fico com sérias dúvidas quanto à associação betinho, como "aquele que não consome droga". Todos os adolescentes conhecem os riscos inerentes ao consumo de drogas, no entanto, não verifico perante os meus alunos, a associação anteriormente referida. E escrevo isto, porque ainda hoje lhes perguntei, por forma a confirmar (ou não) este significado no calão actual. Preocupante... Acima de tudo quando este dicionário foi elaborado com a colaboração do Ministério da educação.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário