No sítio da RTP a 29/04/2008: "Vários especialistas internacionais vêm a Lisboa na próxima semana, a convite do Governo, para analisar as dificuldades que os alunos portugueses sentem na Matemática e fazer um balanço das estratégias adoptadas para ultrapassar o insucesso na disciplina.
(...)
"A conferência procura criar um momento de balanço, de avaliação deste conjunto de medidas e também um momento introspectivo para avaliar que outras medidas será preciso lançar para vencer este desafio", disse hoje a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, numa conferência de imprensa para apresentar o evento.
(...)
"Acredito que mais recursos se traduzem em mais trabalho. Não há outra forma de ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a dificuldade de ensino sem ser fazendo mais, estudando mais, trabalhando mais", disse a ministra, salientando que "aquilo que as experiências internacionais mostram é que a diversidade de recursos e a diversidade de estratégias é o elemento decisivo no aumento dos resultados".
(...)
Uma das primeiras dificuldades identificadas com o ensino da matemática foi a débil formação dos professores, de forma que estão neste momento a receber formação contínua nesta matéria cinco mil docentes do primeiro ciclo e ainda 1.700 professores do segundo ciclo e 1.500 no terceiro ciclo.
Desde 2005/06 já receberam formação 12 mil professores do primeiro ciclo."
Ver Artigo Completo (RTP)
(...)
"A conferência procura criar um momento de balanço, de avaliação deste conjunto de medidas e também um momento introspectivo para avaliar que outras medidas será preciso lançar para vencer este desafio", disse hoje a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, numa conferência de imprensa para apresentar o evento.
(...)
"Acredito que mais recursos se traduzem em mais trabalho. Não há outra forma de ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a dificuldade de ensino sem ser fazendo mais, estudando mais, trabalhando mais", disse a ministra, salientando que "aquilo que as experiências internacionais mostram é que a diversidade de recursos e a diversidade de estratégias é o elemento decisivo no aumento dos resultados".
(...)
Uma das primeiras dificuldades identificadas com o ensino da matemática foi a débil formação dos professores, de forma que estão neste momento a receber formação contínua nesta matéria cinco mil docentes do primeiro ciclo e ainda 1.700 professores do segundo ciclo e 1.500 no terceiro ciclo.
Desde 2005/06 já receberam formação 12 mil professores do primeiro ciclo."
Ver Artigo Completo (RTP)
------------------------
Comentário: Esta conferência poderá ser bastante interessante, principalmente se o Ministério da Educação retirar dela, algumas conclusões e estratégias. No entanto, tenho algumas dúvidas, pois o "autismo" da Ministra da Educação é um obstáculo. Para além disso, se seguirem o rumo de implementação actual, teremos uma adaptação de estratégias do tipo «copy+paste», em vez de uma adaptação adequada (à realidade portuguesa) e funcional.
Espero (sentado, claro está...) que sirva de base a outro tipo de conferências, eventualmente relacionadas com a indisciplina, o insucesso (em geral) e a avaliação de alunos e professores.
Espero (sentado, claro está...) que sirva de base a outro tipo de conferências, eventualmente relacionadas com a indisciplina, o insucesso (em geral) e a avaliação de alunos e professores.
Sem comentários:
Enviar um comentário