quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Alunos de todo o país manifestam-se contra políticas educativas.

No Diário de Notícias - Funchal de 30/01/2008: "Os estudantes do Ensino Secundário manifestam-se quinta-feira um pouco por todo o país contra as políticas educativas do Governo, reivindicando, nomeadamente, o fim dos exames nacionais, a implementação da educação sexual e melhores condições materiais nas escolas.

Os alunos da Região associam-se ao protesto nacional com uma concentração marcada para as 10 horas em frente à Secretaria Regional da Educação.

Os estudantes madeirenses pretendem entregar a Francisco Fernandes um abaixo-assinado onde enumeram as reivindicações.

De acordo com Pedro Jorge, um dos responsável pelo movimento 'Estudantes em Luta', o texto assinado por alunos da escolas secundárias Francisco Franco, Jaime Moniz e Ângelo Augusto da Silva apresenta um conjunto de exigências em tudo idênticas às veiculadas pelos colegas do continente.

Em Lisboa, os alunos concentram-se às 10h30 no Marquês de Pombal, seguindo depois em desfile até ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, reclamando melhores condições humanas e materiais nas escolas, contra os exames nacionais, o novo estatuto do aluno e a retirada dos estudantes dos órgãos de gestão das escolas.

De acordo com Sofia Lisboa, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Rainha D.Leonor, estão ainda empenhadas no protesto as Secundárias Camões, Padre António Veiria, António Arroio e Gil Vicente.

Em Sintra, os estudantes vão marcar a sua posição de descontentamento com uma concentração junto à estação da Portela de Sintra, às 10h30, seguindo até ao edifício da Câmara Municipal. Participam nos protestos as Secundárias Matias Aires, Portela de Sintra, Leal da Câmara e Ferreira Dias, de acordo com a plataforma de associações deste concelho.

Em Almada, os protestos sairão das Escolas Fernão Mendes Pinto, Monte de Caparica, Emídio Navarro, António Gedeão, Cacilhas-Tejo, Ruy Luís Gomes e Romeu Correia, tendo como ponto de encontro os Paços do Concelho e culminando com um desfile até à Praça São João Baptista.

Os alunos das Secundárias do concelho do Porto anunciaram hoje que também vão participar nos protestos.

Os estudantes afirmam que os protestos prendem-se ainda com o novo Estatuto do Aluno, contra a sobrecarga horária, a sobrelotação das turmas e as aulas de substituição, que afirmam não funcionar."

Ver Artigo Completo (DNotícias)

------------------------
Curioso... Não consegui encontrar esta notícia em nenhum meio de comunicação do "continente"! A ser verdade, espero que os alunos consigam aquilo que os professores não conseguem!
------------------------

1 comentário:

  1. Sou professora. Sou também mãe de uma aluna do 10º ano. Não concordo com as substituições, ao nível do secundário. Já nos restantes ciclos, sou absolutamente a favor. Os currículos dos alunos são disparatados. À 5ª feira, por exemplo, a minha filha tem 7,5 horas de aulas! Por vezes, tem blocos de 135 min de FQ e Biologia. As Ciências e Tecnologias, prossegimento de estudos, são o curso mais complexo e com maior volume de trabalho. Pois são também os que têm maior carga horária! Pois são também os que vão fazer três , repito três , exames intermédios. Quem leva isto a sério é perfeitamente massacrado.Lá está, depois nos profissionais, CNO,CEF, é fartar vilanagem. Todos os professores sabiam, antes de reorganização, que o Estudo Acompanhado ,a Área de Projecto e afins iriam trazer ainda mais falta de qualidade ao sistema. Ninguém nos ouviu. Decidiram passar as aulas para 45 min. sem perguntar água vai. O resultado está à vista. Devolvam as horas às CN,FQ,Geografia, História. Contratem animadores culturais para as escolas e após o cumprimento do horário, formem-se clubes de teatro, de ciência, de dança, com a colaboração dos professores da escola. Tudo o resto é atirar areia para os olhos da populaça.Ah, e já agora a intervenção, na maioria dos casos deve ser feita a nível das famílias. Formem-se equipas multidisciplinares, com psicólogos, assistentes sociais , etc, que intervenham logo na família.

    ResponderEliminar