terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Alunos portugueses abaixo da média.

No sítio do PortugalDiário a 04/12/2007: "O desempenho dos alunos portugueses de 15 anos é mais baixo do que a média dos seus colegas de 57 países a Ciências, Matemática e Leitura, de acordo com um estudo da OCDE publicado esta terça-feira, escreve a Lusa.

O PISA 2006 (Programme for International Student Assessment) avaliou no ano passado os conhecimentos e competências dos estudantes que estão a terminar ou já concluíram o ensino obrigatório, comparando os resultados dos vários países envolvidos (30 da Organização e 27 parceiros).

A nível dos conhecimentos científicos, os mais testados nesta terceira edição do PISA, os alunos portugueses alcançaram uma pontuação de 474, o que corresponde ao 37º lugar entre os 57 países que participaram no estudo.
(...)
Mais de metade dos estudantes portugueses (53,3 por cento) só demonstraram conhecimentos básicos neste domínio, não indo além do nível dois em seis níveis de complexidade.

Por oposição, só 0,1 por cento conseguiu atingir o nível mais elevado, o pior resultado entre os países da OCDE.

Apesar de negativo, o desempenho nacional em Ciências melhorou face a 2003 e 2000, quando os alunos alcançaram uma pontuação de 468 e 459, respectivamente.

Já no que diz respeito aos conhecimentos matemáticos, o desempenho dos estudantes portugueses de 15 anos ficou 32 pontos abaixo da média da OCDE (466 contra 498) e 18 abaixo da média total, fixada nos 484.

Também nesta área, mais de metade dos estudantes (55,8 por cento) ficou-se pelos níveis um e dois e só 0,8 por cento demonstrou conhecimentos correspondentes ao patamar mais alto.

O desempenho dos portugueses não sofreu alterações face a 2003 no que diz respeito à Matemática, o mesmo acontecendo ao nível da Leitura, em que a variação registada não é estatisticamente significativa (menos cinco pontos do que em 2003, mas mais dois do que em 2000).
(...)
Para o secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, «os resultados estão aquém do que seria desejável», evidenciando uma «disfunção» do sistema educativo português.

Isto porque se tivermos apenas em conta o desempenho dos alunos portugueses do 10º ano, o normal para frequentar aos 15 anos, o resultado nacional estaria acima da média da OCDE nas três competências avaliadas.

O problema, explicou, é que o país apresenta taxas de retenção muito acima da média, pelo que, aos 15 anos, há alunos ainda a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos) e que, por isso, não demonstram um nível de conhecimentos que seria expectável para a sua idade.
(...)
Realizados por 400 mil alunos de 57 países, os testes do PISA 2006 foram elaborados em Portugal por uma amostra de cinco mil estudantes, de 175 escolas de todo o país."

Ver Artigo Completo (PortugalDiário)

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O sistema educativo português não sofre de "disfunção", mas sim de uma "impotência" radical. E por mais que os elementos do Ministério da Educação queiram, não vão conseguir disfarçar estes resultados "tenebrosos". Até podem "forçar" os docentes a "passar" os alunos de ano de escolaridade, para a retenção ser inferior e as estatísticas nacionais serem "boas". No entanto, quando chegarem estes "testes" internacionais, o panorama será sempre negro... Infelizmente.
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