terça-feira, 4 de setembro de 2007

Professores fazem filas para subsídio de desemprego.

No Jornal de Notícias de 04/09/2007: "Os centros de emprego de todo o país conheceram, ontem, um movimento inusitado de candidatos ao respectivo subsídio, face à não colocação de aproximadamente 45 mil candidatos ao concurso para professores provisórios, cujas listas foram divulgadas na passada sexta-feira.
(...)
A "avalanche" de novos desempregados gerou problemas em muitos centros de emprego. De acordo com o relato de uma professora, no Centro de Emprego de Matosinhos os candidatos tiveram de esperar cerca de quatro horas para serem atendidos. Em Lisboa, um professor protestava contra o facto de, apesar de ter chegado ao centro de emprego às 9 horas, ter sido informado para regressar no dia seguinte.

Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF - que esteve presente na Loja do Cidadão dos Restauradores, em Lisboa -, acusou o Ministério da Educação de estar a promover a um dos "maiores despedimentos colectivos do país", ao deixar fora do sistema cerca de 45 mil professores.

Depois de ter ouvido Maria de Lurdes Rodrigues a a responsabilizar o excesso de formação de professores pelo volume de desempregados no sector, Mário Nogueira acusou a ministra de "estar a esconder a verdade dos factos".

O líder sindical salientou que o elevado número de docentes desempregados resulta "da política de redução dos trabalhadores da Função Pública". Deu como exemplo o facto de 4400 professores terem se aposentado no passado ano lectivo, não tendo essas vagas correspondido a novas admissões.

Por outro lado, recusou também a ideia de que a maioria dos agora desempregados sejam recém-licenciados. "Cerca de 17 mil professores que não obtiveram colocação tiveram contrato de trabalho no ano passado", realçou.

O número de recém-formados em áreas relacionadas com o ensino tem vindo a reduzir-se drasticamente nos últimos anos, de acordo com números do Observatório da Ciência e Ensino Superior. Contudo, entre 1998 e 2005, foram formados cerca de 90 mil professores nas instituições de Ensino Superior portuguesas."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
A Ministra da Educação devia dar atenção ao título da notícia (Professores fazem filas para subsídio de desemprego)... PROFESSORES! E não candidatos a professores como o Ministério da Educação tem vindo a "publicitar" para ver se a "moda" pega!
-----------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário