segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ministra da Educação no programa "Prós e Contras" da RTP 1.

Conforme anunciado no site da RTP1:

“O que muda na Educação?”

Menos escolas
Mais tecnologia
Menos professores
Mais alunos
Menos insucesso escolar
Mais ensino técnico-profissional
Menos burocracia
Mais autoridade disciplinar
Computadores para todos.
Oportunidades novas para jovens
Novas oportunidades para adultos
“Verdade” ou “Propaganda”?
O frente-a-frente da Ministra da Educação com as principais entidades que envolvem a escola portuguesa.


------------------------
E está tudo feito para um serão "mal passado"! Já sabem... 22h30m na RTP1. Espero que este debate (ou frente-a-frente, como lhe quiserem chamar) não seja como o último, em que (à excepção de um colega de Seia) em ambas as mesas estavam "ovelhas" cheias de medo do "lobo mau". Será que Fátima Campos Ferreira vai novamente conseguir a "façanha" de reunir no meio de tantos milhares de professores, colegas que estão contentes com esta política da educação? Será que vai conseguir descobrir mais uns quantos "beija-mão"? Será que esta jornalista se vai (novamente) esquecer que foi professora de História durante alguns anos?

Debatam-se os temas realmente importantes: A falácia das "Novas Oportunidades"; A perda de direitos dos professores; A erradicação da autoridade dos professores; As injustiças nos concursos dos docentes; O encerramento (caótico) de escolas por todo o país (e respectivas implicações nos alunos, encarregados de educação, etc.); O desacordo negocial com os sindicatos relativo à discussão das portarias (avaliação do desempenho, por exemplo); As razões do tão aclamado "sucesso escolar"... entre muitos outros!

Mas quase que aposto que este pretenso debate vai girar em torno das "pedras de toque" do governo: as Novas Oportunidades e os Portáteis! Na página do programa foi colocada a questão "Verdade ou Propaganda"... Espero que este programa não sirva para ampliar a propaganda, mas sim para esclarecer a verdade!

Se quiserem, coloquem nos comentários, questões que gostariam de colocar à ministra da educação. Se acharem que são pertinentes, que tal enviá-las também para a RTP. Link para o formulário de contacto: Contactos Prós e Contras (RTP)
-----------------------

1 comentário:

  1. Olá... Espero que tenha sido frutífero... Estou no estrangeiro... Não pude ver o programa... Mas adivinho a PAZ da Ministra face ao MEDO dos porfessores que, cada vez mais, têm receio de abrir a boca e levar, no dia seguinte, um processo disciplinar.
    Mais: Qando os convidados estão reféns de um destacamento despachado pels dita Senhroa Minsitra, como podem ter coragem de criticar?

    Aconselho-os a visitar o Blog situado no link seguinte:
    "http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/search?q=educacao"

    E não percam o último texto intitulado "Educação vs Sociedade de (Des) Informação" em:

    "http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/9343.html"

    Nem mais...

    ResponderEliminar