sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Um computador para dois alunos...

No Jornal de Notícias de 17/08/2007: "Um computador, ligado à Internet de banda larga, para cada dois alunos, em todas as escolas, até 2010. O objectivo, assumido ontem pelo Governo, consta do Plano Tecnológico da Educação, que pretende modernizar as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do Secundário com uma dotação de 400 milhões de euros.

A meta é ambiciosa em três anos, colocar Portugal entre os cinco países da Europa mais avançados ao nível da modernização tecnológica no ensino. Além do rácio de dois alunos por computador com ligação à internet de banda larga de alta velocidade, pretende-se que todos os estudantes tenham cartão electrónico e a massificação da utilização dos meios de comunicação electrónicos, disponibilizando email para todos os alunos e professores.

Além da vertente da modernização tecnológica, o plano visa também dotar as escolas de meios para "desburocratizarem" alguns actos, como as matrículas, as compras para as cantinas e papelarias, além de "facilitar o contacto entre as escolas e as famílias", e dar melhores condições de segurança, anunciou Maria de Lurdes Rodrigues, em conferência de Imprensa, a seguir ao Conselho de Ministros que aprovou o Plano Tecnológico.

Desenhado em três eixos - tecnologia, conteúdos e formação - e com uma calendarização até 2010, o programa integra medidas que começam a ser executadas já no próximo mês. A ministra anunciou que todas as escolas vão receber, na abertura do próximo ano lectivo, quadros interactivos, um computador de suporte e videoprojectores.
(...)
Certificar 90% dos docentes e 50% dos alunos em tecnologias de informação e comunicação e introduzir a avaliação electrónica são os objectivos do eixo formação."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário